Autor Tópico: Como polir um carro com 20€ e muito suor  (Lida 11075 vezes)

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Como polir um carro com 20€ e muito suor
« em: 27 de Março de 2016, 02:02 am »
Assim que comprei a minha banheira reparei que tinha muitos defeitos de pintura e sabia que tinha de a polir, os defeitos:
- pintura casca de laranja em 3 painéis da esquerda
- capo e mala com muitos riscos
- lateral direita do carro totalmente riscada (tudo riscos superficiais) e cor morta
- tejadilho quase preto de tanta oxidação

Solução? Mandar polir ou comprar o material e fazer eu mesmo. Forreta como sou, claro está, fiz eu.

Devo dizer que se soubesse no que me estava a meter, se calhar não voltava a fazer. No meu caso, polir uma Espace de 4.8m de comprimento, não é pêra doce. O carro nunca mais acaba e para piorar a coisa, o material que usei, reconheço que não é o melhor. Mas, aqui na terra foi o que encontrei. E por 20€ o resultado final considero bom.

Eis o que fiz, apesar de não ter documentado isto com um antes e depois, o resultado final fala por si.

A certa altura devo dizer que temi o pior, sim tive receio de ter estragado a pintura, pois a massa de polir não estava a surtir efeito. Nessa noite nem dormi. Mas, com esforço e calma lá consegui. O meu erro foi nos "painéis casca de laranja" não ter lixado ainda mais para tirar o efeito, mas tive medo de estragar. E quem não sabe, não arrisca.

Enfim, adiante. Não sei se o meu método foi o melhor ou não, mas resultou mais ou menos. Claro que um polimento não tira riscos profundos, esqueçam isso, mas resolve riscos superficiais e de que maneira. Eis os passos que segui:
  • lavar cuidadosamente e retirar todo mas todo o tipo de impurezas (o ideal é depois de lavar usar uma daquelas barras azuis, clay bar, não sei o nome em pt). Eu lavei e voltei a lavar
  • sequei bem para ver se os paineis estavam mesmo limpos
  • lixei com lixa de água 1200 (cuidado com isto!!!) e com 2000. A 1200 foi apenas usada em painéis que estavam mesmo muito mal (tejadilho e os que tinham casca de laranja muito pronunciada), muito cuidado com isto, na duvida usem apenas a 2000 senão podem causar riscos irreversíveis
  • lavei e sequei de novo
  • voltei a lixar os paineis que tivessem imperfeições de forma a deixar tudo bem suave e uniforme. Cuidado que isto de lixar é só para tirar uma camada muito pequena de verniz, não exerçam força a mais. É mesmo ao de leve pessoal. Não digam que não avisei
  • passo seguinte é aplicar massa de polir fina na polidora, espalhar no painel e regular para uma velocidade baixa. Com calma e com passagens uniformes, ora na vertical, ora na horizontal, acabam por conseguir brilho no painel fosco da lixagem
  • depois é lavar de novo e polir com polish. Ora o polish também vai polir como a a massa de polir mas é muito mais suave e praticamente apenas dá lustro à pintura
  • lavar de novo e se quiserem apliquem cera, eu não o fiz. Faço na próxima lavagem

E é basicamente isto. Deixarei de seguida o exemplo da mala que poli. Vejam como fica depois de lixar com lixa 2000 e depois de aplicar massa de polir e polish.




Devo dizer que tive de lutar contra o material. Tanto as "boinas" da polidora, como a massa de polir e o polish eram de má qualidade. Era tudo da Roady e digo. Nunca mais. A massa de polir secava logo e só reativava com um spray de água. As boinas acabaram todas comidas e descoladas e o polish poliu, mas pouco. Valeu pela polidora que aguentou horas e horas de trabalho sem parar. 50€ no Ebay espanhol muito bem gastos. Recomendo.

Se voltava a fazer tudo de novo? Não com este material. Se for para polir com material de qualidade superior, aí sim, arrisco, agora com lixo, que é quase isso, não obrigado. Demorei 3 ou 4 vezes mais do que demoraria com melhor material. Mas, vivendo e aprendendo.

Devo dizer que sou um completo amador e este foi o primeiro carro que poli na vida. Não olhem para o que escrevi como tutorial, pensem antes de fazer e aconselhem-se. Eu arrisquei com uns vídeos no youtube e lá me safei.

Na dúvida paguem a um profissional.

Ficam então as imagens da carrinha polida que estão também no tópico do meu diário de bordo.







Já agora o capô depois de polido:

A minha miúda a divertir-se com o efeito espelho do capô :grin:

Acreditem, estava uma miséria.
« Última modificação: 28 de Março de 2016, 16:23 pm por luisnogueira »

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #1 em: 27 de Março de 2016, 10:58 am »
Bom acredito que foi um trabalho "cansativo", mas que no fim foi bom resultado

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk


Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #2 em: 27 de Março de 2016, 14:10 pm »
O resultado final para mim chega, mas não é um resultado profissional. A falta de qualidade do material e a falta de experiência e perícia não ajudam, mas ficou muito melhor e isso é que me importa.

Este DIY é apenas para provar que é possível a um leigo fazer algo assim. Se eu consigo, qualquer um consegue  :smiley:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #3 em: 28 de Março de 2016, 00:20 am »
Polir autocarros não deve ser coisa fácil não!  :laugh: Mas vê pelo lado positivo, podias ter sido mais aventureiro e querer fazer isso sem uma polidora  :laugh: :laugh: :laugh: Isso sim tinha sido de homem.

Bom trabalho. Parabéns e obrigado pelo contributo com o post.

P.S.-Editei o post para aumentar o tamanho das fotos para melhor se ver o resultado final.

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #4 em: 28 de Março de 2016, 14:54 pm »
o resultado final ficou bastante bom. eu só espero que não tenhas usado polish com muitos fillers, porque a usar lixa 2000 se não retiras-te as marcas da lixa bem, daqui a meia dúzia de lavagens está outra vez com aspecto baço :(

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #5 em: 28 de Março de 2016, 17:41 pm »
Polir isto sem máquina, nunca na vida. Sou maluco, mas não tanto  :laugh:

O polish fez pouco efeito. Pelo que vi, a massa de polir é que faz 80% do trabalho após a lixagem e se esta não conseguir dar brilho, temos um problema. Veremos como a coisa está lá mais para o Verão após umas quantas lavagens.

Uma das coisas que reparei é que a tinta de origem fica muito mais brilhante e uniforme que a tinta de uma repintura. Normal. Mas, a diferença é abismal. Não se nota nas fotos, mas o lado direito que estava uma vergonha ficou muito melhor.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #6 em: 29 de Março de 2016, 10:57 am »
Só a comparação da mala com o resultado final, é do dia para a noite... Pensa que poupaste no ginasio ao fazeres isso :laugh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #7 em: 29 de Março de 2016, 15:30 pm »
Andei rebentado uns 2 ou 3 dias. Mas, acho que vai valer a pena.  :laugh:

Offline Renault Clio 1.5 DCI

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 500
    • http://tdi.pt/forum/viewtopic.php?f=21&t=13631
  • Garagem : Clio 1.5 DcI / Golf III 1.4
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #8 em: 04 de Abril de 2016, 00:53 am »
Ficou bem porreiro, mas também saiu bem do corpo :-)

Enviado do meu HUAWEI G750-U10 através de Tapatalk


Offline knd

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ramada
  • Mensagens: 18
  • Garagem : Clio IV DCI 90 FAP GtLine
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2016, 15:44 pm »
Grande coragem fazer esse trabalho à mão....irra.
À mão só Polish/Ceras da 1Z (einzett) publicidade à parte, que dá para aplicar e remover à mão com alguma "facilidade"....e compra-se cada embalagem por  5/7euros conforme o produto.

PS: fotos em frente à escola de São Pedro do Sul?

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Como polir um carro com 20€ e muito suor
« Responder #10 em: 02 de Maio de 2016, 16:13 pm »
ISto foi feito com uma máquina de polir, portanto esse "à mão" é relativo. Embora tenha sido uma valente tareia.  :grin:

As fotos foram tiradas em Viseu em frente a uma escola junto ao "Recheio".
« Última modificação: 02 de Maio de 2016, 16:14 pm por mingos »