Autor Tópico: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2  (Lida 7717 vezes)

Offline HTeixeira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: castelo Branco
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Renault Clio II mk2 DCI 65cv
[DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« em: 26 de Outubro de 2013, 19:21 pm »
Boas,

Este sabado andei entretido a fazer este brico.

Não é dificil, requer alguma paciencia.

Em primeiro lugar, usem sempre mascaras e façam isto numa divisão com janela pelo menos. Os sprays são perigosos para a garganta. Usei uma vulgar mascara de pó com válvula e mesmo assim, como foram vários produtos diferentes, fiquei com muita porcaria agarrada à garganta.

1º Obviamente retiram-se os frisos. Podem-nos pintar no local se tiverem garagem ou algum espaço para o fazer, o que não é o meu caso. Por isso tirei-os. Existem alguns topicos sobre como tira-los. Basicamente é tirar uma tampa de plastico que está por dentro da porta, solta-se o encaixe e puxam-se ao longo da porta.

2º Lava-los o melhor possivel, e tirar a gordura. Usei um tira gordura de cozinha. Em seguida usei alcool e sequei com um secador para não deixar pelos.





3º Primario para plásticos. Este é só para ajudar os proximos sprays a agarrar ao plastico. Dei duas demãos. Seca em 10 min com a ajuda do secador.





4º Betume liquido em spray. Isto tem duas finalidades, uma é ajudar a preencher a textura que estes plásticos têm. A segunda é disfarçar alguma imperfeição.
Esperei cerca de uma hora entre demãos. Dei 3 no total pois, como se vão aperceber, é preciso ainda lixar bem e por isso convem ter uma boa camada.

Lixei bem com uma lixa 600 e dps 1000. Mesmo assim vão ver que a textura custa a desaparecer. Esta não saiu na totalidade mas não me importo mto com isso. Podem até saltar este ponto do betume se gostam de ver a rugosidade do plastico.

Uma dica, usem sempre luvas tipo latex para não meter gordura nas peças. Mesmo assim tornei a passar alcool.
Para ajudar a secar entre demãos, eu usei um termoventilador proximo das peças e fechei a divisão (depois de bem ventilados os gases dos sprays).





5º Agora vem a tinta. Nos Renault, o código da tinta está junto do nº de quadro, normalmente na porta do passageiro. A cor do meu era OV369. No site da motip, pelo código 369 e pelo ano do carro, descobri a referencia do spray.



6º Também dei 3 demãos. Entre demãos, tive de corrigir uma imperfeição que a tinta denunciou. Foi só lixar depois de secar, dei um pouco de betume em spray por cima e sequei com o secador. Logo a seguir levou a tinta por cima.

Cuidado com os escorrimentos. Esta tinta da motip é bastante boa nesse aspecto mas se abusam escorre na mesma. Existem muitos videos no youtuve sobre pintar a spray. Basicamente, não queiram fazer logo à primeira. Na primeira demão "suja-se" a peça, na segunda já cobre qualquer coisa e nas seguintes completa-se. Sempre com movimentos uniformes.







Só precisei de uma lata de cada spray. Não se esqueçam de agitar mesmo bem se não sai asneira.

No fim, dei verniz. Aqui não correu muito bem. Este verniz, onde ficou mais acomulado ficou com uma tonalidade amarelecida. Já não deu para tirar e nem me estava a apetecer esperar pelo dia seguinte para corrigir. Devia ter lixado um pouco e depois dar mais uma de branco. Ao sol não se nota felizmente. Atenção que o verniz leva 24 horas a secar, mas eu dei-lhe bem com o secador e 3 horas de termoventilador. Existem um verniz da motip mesmo para automóvel diferente deste, só que eu tinha duas destas em casa e aproveitei.



Deve-se deixar passar uns dias para a tinta curar e depois passar massa de polir. Como não tenho garagem, não queria deixar o carro assim com os buracos nas portas durante dias, e por isso coloquei logo os frizos. No proximo fim de semana faço a polidela.



Já tinha feito isto no meu anterior clio, (Clio II mkI) só que era cizento metalizado. Aqui os sprays não são a melhor opção para quem é preciosista uma vez que a cor do carro vai perdendo tom com o sol e o spray é mais intenso. Notava-se um bocado a diferença. Neste caso do branco, como não é metalizado é pacifico.

Na proxima será a vez dos parachoques. Mas aí compensa comprar 1/2 de tinta da cor do carro e pintar à pistola.

Cumps.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« Responder #1 em: 26 de Outubro de 2013, 19:38 pm »
Bom DIY, isso ficou com bom aspecto ;) e bastante útil.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« Responder #2 em: 26 de Outubro de 2013, 20:13 pm »
Bom DIY e obrigado pela partilha.
Ficou muito fixe.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« Responder #3 em: 26 de Outubro de 2013, 21:09 pm »
Só faltou uma foto do antes para comparar os resultados.

Bom DIY! :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« Responder #4 em: 26 de Outubro de 2013, 21:55 pm »
O antes era plastico puro e duro.

Offline mascondez

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu, Portugal
  • Mensagens: 1310
  • Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
Re: [DIY] - Pintar frisos a spay Clio II Mk2
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2013, 15:17 pm »
Bom DIY
obrigado pela partilha.

Ficou muito bom