Autor Tópico: [DIY] - TODOS OS MODELOS - reparar e pintar jantes liga leve  (Lida 29073 vezes)

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
[DIY] - TODOS OS MODELOS - reparar e pintar jantes liga leve
« Responder #15 em: 13 de Agosto de 2010, 03:24 am »
não foi feito por mim , mas como vi por ai uma solicitação de como se fazia , aqui fica o que um amigo meu fez

algumas das fotos já não estão disponiveis

confirmo que ficou um trabalho muito bom , pois vi ao vivo

Citar
Muitas das coisas não tenho hipotese de tirar fotos pa documentar aquilo que faço, desta vez como tava com calma e tempo de sobra aproveitei.
A ideia era dar um jeitinho as jantes de origem do meu carro por 2 razões, primeiro porque estavam uma lástima, e depois porque um dia que compre outras, estas vão ficar sempre por aqui, podem dar jeito numa situação semelhante, por exemplo se nao tivesse as outras 16 ( lindas :green: ) não podia ter o carro parado pra fazer isto, e optei por faze-lo eu pois como não tinham empenos, bastava uma pintura superficial.

Chega de conversa:

Após desmontar os pneus, o estado delas, não tirei fotos a todas mas estavam mais ou menos por igual, esta até nem era a pior...





Depois de limpas com diluente  :o :



Muito simples, agarrem numa lixa grão 600 por ex pra começar e tirar o verniz (eu usei esta esponja com lixa):



Depois é darem muito aos braçinhos até ficarem assim:





Com a jante toda lixada e bem despolida, tem que se tapar os riscos mais fundos dos passeios no rebordo e não só, eu usei isto ( se alguem precisar nao compre que eu ofereço pois eu nem um terço da lata gastei:



Vamos lá então tapar um arranhões:







Deixar secar o betume e lixar de novo até termos a superficie lisa novamente e depois disso, aparelho pra cima, há quem não dê, eu acho que assim ficoa melhor:





Mais uma vez.....lixar, lixar, lixar até tirar a rugosidade do aparelho de enchimento:





E pronto, falta pintar, não sejam alarves ao tentar tapar o aparelho todo logo á primeira passagem de tinta senão vai haver praí escorridos em tudo o que é cantos, vão dando suaves passagens de tinta, eu dei 3 passagens.

Aspecto depois de pintadas e envernizadas, não está um trabalho perfeito claro, mas considerando que eu não sou pintor, o estado em que elas estavam e os custos que tive, melhor não podia ficar:







E pronto, amanha já as devo meter no sitio portanto actualizo depois com fotos no carro.

Obrigado e se precisarem de ajudas ou esclarecimentos, disponham.


Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Miguelclio

  • Initiale Paris
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 88
  • Garagem : Renault clio II fase II 1.4 16v Privilege
Re: [DIY] - TODOS OS MODELOS - reparar e pintar jantes liga leve
« Responder #16 em: 11 de Fevereiro de 2011, 03:47 am »
Boas...eu pensei que betume fosse...apenas para preencher pequenas partes já deformadas...e a função do aparelho essa sim,para depois qd formos a pintar,para a tinta agarrar...mas bom diy!!! tb já pintei e ajudei a pintar jantes,e ate agora os donos das jantes lol estão satisfeitos!!uma dica boa,que eu não sabia,qd for a vez de darmos com o verniz...não dar com o verniz,neste caso vá,com  a jante já seca,convém dar com o verniz passado uns 10 minutos...para "entranhar" na cor e ajudar a proteger a pintura da mesma!

abraço!