Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 115690 vezes)

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #225 em: 14 de Março de 2018, 22:26 pm »
Ontem, dia 13 de Março ainda abasteci, a 0.599€ no Jumbo de Lagoa com a pistola italiana. Nem um aviso de mudança, nada. Até parece mentira.

Ainda não comprei o adaptador e só comprarei quando me ver forçado a isso. Segundo li algures, nos primeiros tempos os postos de abastecimento terão para empréstimo.

Quem sabe se não foi o último abastecimento sem adaptador. Vou ter saudades.

@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #226 em: 14 de Março de 2018, 23:56 pm »
Eu em lisboa (repsol aeroporto)já abasteci com a pistola nova, mas com adaptador cedido a titulo de empréstimo pela gasolineira.
Em montemor-o-novo encontrei uma gasolineira da bp que já tinha a pistola nova, perguntei pelos adaptadores, e disseram que não tinham para venda, que não podiam vender, só os instaladores é que podiam e ficaram surpreendidos com a repsol ter para vender lol Mas tinham para emprestar ;)
No caia, não sabiam de tal mudança.

No jumbo de alverca também ainda não vi qualquer informação sobre a alteração de pistolas.

Como sempre, portugal funciona a meio gás

Na repsol, voltei a perguntar pelos adaptadores e não sabem quando irão estar disponíveis.
Espanha não é alternativa para os adquirir porque não usam o sistema de rosca de 10mm.

Tenho que perguntar ao meu instalador para ver se tem. Quando instalei o o gpl perguntei e rondava os 30€, vamos lá ver se já baixou de preço.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #227 em: 15 de Março de 2018, 23:47 pm »
Mas o que mais me chateia é a falta de informação acerca da mudança. Se eu não estivesse ligado ao ramo automóvel, seria apanhado de surpresa. E estamos a falar de uma alteração que causa o transtorno de ter enroscar um adaptador de cada vez que se abastece.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #228 em: 16 de Março de 2018, 01:57 am »
estamos em portugal, já te esqueceste? :laugh: :laugh:

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: GPL- Última hora
« Responder #229 em: 16 de Março de 2018, 17:14 pm »
Como sempre, portugal funciona a meio gás


LOL bem dito de facto! metade é a Gasolina e outra é GPL = 1/2 é gás  :p

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #230 em: 26 de Março de 2018, 22:19 pm »
Primeiro abastecimento com o "tretoconnector", a dizer: Detestei. Talvez pelo adaptador de má qualidade que tinha uma secção interna enorme, e como tal, deixa acumulado imenso gás e consequentemente, pressão. Resultado, quase que levava com a pistola ao retirá-la.

Como foi emprestado pela Repsol, deixou uma ideia do que devo comprar para mim mesmo.

Portanto vantagens para o sistema italiano: ZERO.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #231 em: 28 de Março de 2018, 20:40 pm »
Eu já usei vários modelos diferentes, uns com grande secção interior, outros menor, e um curto, que tive que usar o meu adaptador antigo para fazer de extensão porque depois a pistola não encaixava porque batia na chapa.
Resumindo, noto menos perda de gás em efeito nuvem quando se tira a pistola, mas a pressão com que se solta é sempre grande, se um gajo não está à espera, ainda leva com a pistola em cima.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #232 em: 28 de Março de 2018, 22:39 pm »
A pressão deverá ser bem menor se o adaptador tiver uma secção por completo igual ao calibre na zona da M10. Com o adaptador que usei, aquilo é uma arma autêntica. É que com a pistola italiana o excedente de gás é expelido para os lados e nesta é na direcção da pistola. Para não falar na quantidade, que é maior, ao contrário do que apregoavam como vantagem deste novo sistema.

E mais, notei uma maior lentidão no abastecimento. Saber agora se derivado da bomba, se do adaptador, se da pistola.

Enfim, irritações!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #233 em: 30 de Março de 2018, 07:48 am »
Os espanhois costumam usar um adaptador curto, por cá é que tenho visto uns compridos, no entanto em espanha para emprestar aos clientes eles também têm o comprido.
O curto só dá mesmo para os que têm espaço à volta da entrada do gpl, no meu não dá porque a pistola fica a bater na chapa.

Qualquer das formas acho que continua a ser muito peso ligado a uma rosca tão pequena. Na repsol do aeroporto, estão a usar um pequeno porque o comprido partiu-se, vai-se la saber porquê.....

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #234 em: 30 de Março de 2018, 11:06 am »
Pois também notei isso. A solução passa por um adaptador em inox. Só que esses são mais de 30€.

E outra: Ali no tasco do GPL é só reclamações por fugas de gás junto ao oring do adaptador.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #235 em: 30 de Março de 2018, 13:37 pm »
O oring custa centimos, é trocar. Aqueles que emprestam nas bombas, nota-se que estão mal estimados, como não é das pessoas, abusam nos maus tratos.

Os espanhóis já usam esse sistema à muito tempo e não me parece que seja assim mau. É a estranhesa da mudança lol, em espanha acho que ao tirar a pistola não há tanto coice, das vezes que abasteci lá não dei conta disso.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #236 em: 31 de Março de 2018, 21:52 pm »
Os espanhóis não são grandes usuários de GPL. 

Eu aplaudo mudanças quando são para nos beneficiar. A gasolina s/chumbo quando apareceu foi uma delas. Um novo adaptador para o GPL não, ainda para mais quando a pistola italiana era um bom sistema.

Sabes o que era uma boa mudança? De GPL real e não o que temos que não passa de propano a 100%. Temos GPL mais caro por isso, assim como menor rendimento (autonomia).
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: GPL- Última hora
« Responder #237 em: 01 de Abril de 2018, 00:10 am »
 Se eles não são muito usuários de GPL, em proporção têm mais bombas de GPL que portugal, e até táxis tem com GPL.
Se está troca fosse feita a nível europeu até era uma mais valia.
Em Espanha as pistolas têm cones de protecção que evitam a projecção de gás para as mãos. Cá deve ser um extra muito caro para a gasolineira.
Quando voltar a abastecer em Espanha tenho que ver se noto diferenças em relação aos consumos.

Offline JGON

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 10
Re: GPL- Última hora
« Responder #238 em: 01 de Abril de 2018, 01:35 am »
Na Prio estão a vender os adaptadores a 20.00 EUR.  Por acaso já tinha por conta de uma viagem a Espanha que acabei por não fazer.

Tirando o dito coice, pessoalmente acho este sistema mais seguro e à prova de erro. Engata-se a baioneta e trava-se a pistola e pronto. Ainda só experimentei uma bomba, mas espero que outras sejam igualmente fáceis. 
Vejo dois contra já aqui referidos, o comprimento e tamanho da aste que me parecem frágeis tendo em conta o peso do conjunto pistola/mangueira. E também o vedante agora necessário. É preciso ter cuidado quando o retiramos e verificar se não ficou estragado ou fora de sitio.

Mas isto é só a minha opinião :).

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: GPL- Última hora
« Responder #239 em: 21 de Abril de 2018, 22:07 pm »
Há cerca de 2 semanas ainda fiz um último abastecimento com a antiga pistola no Jumbo. Hoje já com a nova. Como estou ainda à espera do adaptador, pedi emprestado na bomba, e terrível. Fuga pelo oring por mais que se apertasse o adaptador. Como tal desisti logo aos 10l tal era a revolta que me deu.

Vamos lá ver agora com o que encomendei se não vai ser preciso "inventar". Pelo menos segundo o vendedor não será como estes que as bombas têm para empréstimo com aquela secção interna enorme.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?