Autor Tópico: Ajuda em manutenção/revisão  (Lida 924 vezes)

Offline Nuno_pt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carcavelos
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Clio II 1.2 Hatchback 2003 e Nissan Leaf
Ajuda em manutenção/revisão
« em: 27 de Março de 2022, 12:19 pm »
Boas pessoal,

Este é o meu primeiro post aqui no fórum, tenho um Clio II 1.2 Hatchback de 2003 a gasolina que conta com 189 370 Km neste momento, que é da Maria, era uma viatura de serviço da Renault quando foi comprado por ela, foi sempre o meu sogro que foi ás revisões com ele a uma oficina perto dele, agora resolvi eu começar a fazer as revisões e manutenção aqui em casa, o problema é que não tenho ideia do que foi trocado/mudado no carro entretanto, esta semana comecei a fazer a manutenção/revisão e já mudei o seguinte:

Filtro de ar
Filtro de habitáculo
Filtro de óleo
Óleo (aqui usei o Elf Evolution SXR 5W40) não sei se devia ser este ou não, apenas li por aqui que era um bom óleo)
Filtro de Combustível
Velas (aqui usei umas de Iridium)

Já criei uma conta no MyRenault para ter acesso ao plano de manutenção, mas não há maneira de receber o email para ativar a conta, desde ontem.

Com o carro vem um livro que se intitula de "Manutenção" que refere o óleo a usar, os 10W; 5W e 0W, nas versões 30;40;50, e a norma ACEA A1/A3/A5, para gasolina.

Indica também as operações complementares:

Velas - 60 000
Filtro de ar motor - 60 000
Filtro de partículas (se existir) - 30 000
Correia de distribuição - 120 000 ou 5 anos
Correia de acessórios - 120 000 ou 5 anos
Filtro gasolina - 240 000
Verificação das guarnições e limpeza travões de tambor - 90 000 (isto foi verificado e limpo á 10 000Km atrás quando mudei os rolamentos)
Liquido de travões DOT4 - 120 000 ou 4 anos (indica uma viscosidade a frio de máximo 750mm a -40ºC)
Circuito de ar condicionado verificação e reposição - 4 anos (se existir, este não tem)
Liquido de refrigeração - 120 000 ou 4 anos
Sistema de airbags e pré-tensores - 10 anos


Ora destas coisas indicadas em cima, não tenho ideia se a correia de distribuição e a de acessórios, óleo de travões e liquido de refrigeração, foram trocados ou quando.

Ora como vou ter de mudar os discos e pastilhas em breve, vou aproveitar e mudar o óleo de travões, assim fica resolvido esta parte também.

Fica só a faltar o liquido de refrigeração.

Os airbags e os pré-tensores sei que nunca foram vistos.

Alguém pode dar aqui uma ajuda com os tempos de manutenção, se posso usar estes ou se tenho de os encurtar, e o que fazer quanto ás correias e liquido.

Opiniões e toda a ajuda serão bem vindaas para este iniciante nestas brincolages.





Offline Nuno_pt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Carcavelos
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Clio II 1.2 Hatchback 2003 e Nissan Leaf
Re: Ajuda em manutenção/revisão
« Responder #1 em: 01 de Abril de 2022, 11:03 am »
Boas pessoal, como não encontrei o editar o texto de cima aqui vai mais uma atualização.

Foram trocados por mim (primeira revisão que faço num carro) os filtros, e óleo, bem como as velas, como para os filtros ainda não tinha pesquisado aqui no fórum por marcas recomendadas, então pedi na casa de material para este carro e deram-me umas marcas de linha branca (UFI e SOFIMA), mas depois de pesquisar um bocado por aqui, vi que recomendam MANN FILTER ou Purflux (pelo que li por aqui acho que a Purflux é OEM da Renault), então fui á procura de compatibilidades para este carro da Purflux, fica em baixo as referencias para quem precisar, e para eu usar na próxima muda.

Filtro do ar SOFIMA - Purflux A369
Filtro de óleo UFI - Purflux LS924
Filtro habitáculo UFI - Aqui temos 3 referencias AHC143 (carvão ativado); AHH143 (HEPA); AHA143 (pó fino), é só escolher o que mais gostam.

Quanto ao óleo foi metido o ELF Evolution 900 SXR 5W40, que já tinha visto como recomendado aqui no fórum para este carro.

As velas que tinham sido postas pelo mecânico há 30 000 Km atrás eram uma NGK BKR6EKE, ora eu tinha já visto que por aqui falavam nas NGK BKR5EK como as recomendadas para este carro, e fui ao site da NGK e lá estava as BKR5EK como recomendadas e as BKR5EIX como upgrade das ultimas, como não arranjei as EIX fiquei-me pelas BKR5EK, e fui ver a que motor pertenciam as BKR6EKE, qual o meu espanto quando vi no site da NGK que eram recomendadas para os SMART :huh:, como é que um mecânico não mete as velas corretas para o carro, o óleo já me tinha parecido que era o mesmo óleo para todos os carros, mas não tinha a certeza.

Quanto ao filtro de combustível tinha comprado um antes de ter ido ver debaixo do carro, mas este carro não leva filtro exterior, o filtro é incorporado na bomba, pelas imagens que eu estive a ver na net, as bombas que tem filtros exteriores chegam dois tubos de combustivel ao cimo da bomba (ida e retorno) na de filtro incorporado chega apenas um o de cor verde, a bomba é uma Marwal Systems 2200 057 324 - 0974 665 9900 - 3139A06.

Durante esta manutenção vi que tinha 1 fole da transmissão roto (com um buraco da grossura de um dedo) e 1 fole da cremalheira da direção rasgado.

Próxima manutenção mudar os foles (4) da transmissão e os foles da cremalheira de direção (2), podem dar umas luzes sobre marcas boas de foles ou posso meter duma linha branca?.

Aqui á 10 000 Km atrás foram mudados discos e pastilhas á frente, mas mais uma vez não foi mudado o óleo de travões, como vou ter de mudar os calços de travão traseiros vou sangrar o óleo velho todo e meter óleo novo.
Haverá algum problema de meter DOT 5.1 em vez do DOT 4 ?
Que marca recomendam de óleo DOT e de calços de travões?

Fica assim a faltar só mudar o óleo da caixa de velocidades que não sei quando foi mudado, nem o da direção assistida, queria fazer isto até aos 200 000 Km, este será o plano.

A parte do circuito de refrigeração como se aproxima dos 200 000 Km, vou deixar para essa altura e já que tenho de mexer na distribuição, meto distribuição, acessórios, bomba de água e lavo o circuito todo, assim fica todo completo.

O carro pelo livrete:
Modelo: B - Clio
Variante: BB0F
Versão: BB0FCF
VIN: VF1
Data: 20/06/2003

A versão do motor não sei, porque ainda não consegui dar com isso no motor, mas penso que seja um D7F 720.