Boas pessoal, como não encontrei o editar o texto de cima aqui vai mais uma atualização.
Foram trocados por mim (primeira revisão que faço num carro) os filtros, e óleo, bem como as velas, como para os filtros ainda não tinha pesquisado aqui no fórum por marcas recomendadas, então pedi na casa de material para este carro e deram-me umas marcas de linha branca (UFI e SOFIMA), mas depois de pesquisar um bocado por aqui, vi que recomendam MANN FILTER ou Purflux (pelo que li por aqui acho que a Purflux é OEM da Renault), então fui á procura de compatibilidades para este carro da Purflux, fica em baixo as referencias para quem precisar, e para eu usar na próxima muda.
Filtro do ar SOFIMA - Purflux A369
Filtro de óleo UFI - Purflux LS924
Filtro habitáculo UFI - Aqui temos 3 referencias AHC143 (carvão ativado); AHH143 (HEPA); AHA143 (pó fino), é só escolher o que mais gostam.
Quanto ao óleo foi metido o ELF Evolution 900 SXR 5W40, que já tinha visto como recomendado aqui no fórum para este carro.
As velas que tinham sido postas pelo mecânico há 30 000 Km atrás eram uma NGK BKR6EKE, ora eu tinha já visto que por aqui falavam nas NGK BKR5EK como as recomendadas para este carro, e fui ao site da NGK e lá estava as BKR5EK como recomendadas e as BKR5EIX como upgrade das ultimas, como não arranjei as EIX fiquei-me pelas BKR5EK, e fui ver a que motor pertenciam as BKR6EKE, qual o meu espanto quando vi no site da NGK que eram recomendadas para os SMART
, como é que um mecânico não mete as velas corretas para o carro, o óleo já me tinha parecido que era o mesmo óleo para todos os carros, mas não tinha a certeza.
Quanto ao filtro de combustÃvel tinha comprado um antes de ter ido ver debaixo do carro, mas este carro não leva filtro exterior, o filtro é incorporado na bomba, pelas imagens que eu estive a ver na net, as bombas que tem filtros exteriores chegam dois tubos de combustivel ao cimo da bomba (ida e retorno) na de filtro incorporado chega apenas um o de cor verde, a bomba é uma Marwal Systems 2200 057 324 - 0974 665 9900 - 3139A06.
Durante esta manutenção vi que tinha 1 fole da transmissão roto (com um buraco da grossura de um dedo) e 1 fole da cremalheira da direção rasgado.
Próxima manutenção mudar os foles (4) da transmissão e os foles da cremalheira de direção (2), podem dar umas luzes sobre marcas boas de foles ou posso meter duma linha branca?.
Aqui á 10 000 Km atrás foram mudados discos e pastilhas á frente, mas mais uma vez não foi mudado o óleo de travões, como vou ter de mudar os calços de travão traseiros vou sangrar o óleo velho todo e meter óleo novo.
Haverá algum problema de meter
DOT 5.1 em vez do
DOT 4 ?
Que marca recomendam de óleo DOT e de calços de travões?
Fica assim a faltar só mudar o óleo da caixa de velocidades que não sei quando foi mudado, nem o da direção assistida, queria fazer isto até aos 200 000 Km, este será o plano.
A parte do circuito de refrigeração como se aproxima dos 200 000 Km, vou deixar para essa altura e já que tenho de mexer na distribuição, meto distribuição, acessórios, bomba de água e lavo o circuito todo, assim fica todo completo.
O carro pelo livrete:
Modelo: B - Clio
Variante: BB0F
Versão: BB0FCF
VIN: VF1
Data: 20/06/2003
A versão do motor não sei, porque ainda não consegui dar com isso no motor, mas penso que seja um D7F 720.