Autor Tópico: Consumos Megane  (Lida 1709 vezes)

Offline ZeH

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 13
Consumos Megane
« em: 14 de Agosto de 2018, 11:01 am »
Ora viva pessoal,

Tenho uma Megane GTLine 110cv e de caixa EDC. Já há muito que me queixo dos consumos que considero algo elevados. Já foi, inclusive, à marca, fizeram reprogramação, mas o problema continua…

Condução urbana, sem pára-arranca, sem andar a apertar com ela, faz-me médias de 8 e tal. Já chegou a fazer mais de 9…

Ainda este último depósito, feito uns 80% em AE com velocidades na ordem dos 110-130Km/h e condução muito regular, acabou com média de 7L.

Tinha ideia que este motor era bastante económico e, embora o tipo de caixa provoque um aumento marginal de consumos, a expectativa era que fizesse sempre menos de 7L. Um colega de trabalho, com uma Astra a gasolina, gasta menos que eu…

Sei que é sempre bastante relativo, mas gostaria que partilhassem os testemunhos a respeito dos vossos consumos.

Grato ;)

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Consumos Megane
« Responder #1 em: 14 de Agosto de 2018, 11:12 am »
Reprogramaram o quê mais especificamente?

Offline ZeH

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 13
Re: Consumos Megane
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2018, 11:47 am »
Caixa.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Consumos Megane
« Responder #3 em: 14 de Agosto de 2018, 11:57 am »
Pronto, é essa a ideia, com o novo software o consumo baixar, essa caixas são "inteligentes" , apreendem se queres uma condução calma ou a puxar mudanças, se dizes que não puxas ela troca/desembrulha as mudanças a baixas rotações e poupa combustivel.
Como estamos de filtros de ar e gasoleo?

Offline ZeH

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 13
Re: Consumos Megane
« Responder #4 em: 14 de Agosto de 2018, 13:08 pm »
Por acaso vou fazer revisão e trocar os filtros muito em breve. Já tinha pensado nisso também e estou até com uma ligeira esperança que venha a melhorar um pouco.

Caso contrário, será de reclamar com a marca?

Obrigado.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Consumos Megane
« Responder #5 em: 14 de Agosto de 2018, 13:53 pm »
Raclamar? os consumos é daquelas coisas que nao tem nem nunca tiveram reclamaçao.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumos Megane
« Responder #6 em: 14 de Agosto de 2018, 14:45 pm »
O motor até pode ser económico, mas a caixa auto faz sempre os consumos aumentarem comparativamente com uma caixa manual.

Offline ZeH

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 13
Re: Consumos Megane
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2018, 15:46 pm »
Raclamar? os consumos é daquelas coisas que nao tem nem nunca tiveram reclamaçao.

Mais uma vez, entendo que o conceito é muito subjectivo e aceito isso. O que me é difícil de aceitar é que, numa condução cuidada, sem grandes acelerações ou mudanças bruscas de velocidade, sem apanhar trânsito e pára-arranca, acabe um depósito com médias superiores a 9L como já me aconteceu...
No que respeita a consumos, as marcas são intocáveis? Tem de haver um limite do razoável para este temas...


O motor até pode ser económico, mas a caixa auto faz sempre os consumos aumentarem comparativamente com uma caixa manual.

Certo. Tal como afirmei anteriormente. Mas uma diferença na ordem dos 2~3L? Parece-me exagerado.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Consumos Megane
« Responder #8 em: 14 de Agosto de 2018, 16:02 pm »
Como é que fazes as contas aos consumos? Ou como é que tiras a média?

Offline OnlyDream

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Megane IV GTLine
Re: Consumos Megane
« Responder #9 em: 14 de Agosto de 2018, 16:04 pm »
Bem eu diariamente com cerca de 40kms feitos em que é sempre urbano e com varias subidas em modo confort (neste caso megane IV 110 caixa manual ) tenho média de 5.0 , com condução cuidada ronda sempre os 4.5-4.7.

Na altura no stand tinha uma com caixa EDC mas o vendedor dizia que aumentava significativamente os consumos (cerca de 1l no máximo) não assim tanto como.


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumos Megane
« Responder #10 em: 14 de Agosto de 2018, 16:05 pm »
Tendo em conta que a caixa auto troca de relação tendo por informação o acelerador e travão, enquanto que a caixa manual trocas de relação sem ter necessidade de acelerar ou travar por exemplo, acabas por conseguir uma economia muito superior.

Experimenta colocar a caixa em modo manual e seres tu a mandar na caixa, a ver se os consumos melhoram.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Consumos Megane
« Responder #11 em: 14 de Agosto de 2018, 20:04 pm »
De que ano é? As primeiras EDC eram um pouco "lerdas" por vezes nas trocas de caixa. É que 9/10 gasta o meu velsatis se andar a apertar com ele.