Autor Tópico: Estalo vidro passageiro  (Lida 2860 vezes)

Offline RenUser

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 66
Estalo vidro passageiro
« em: 09 de Novembro de 2020, 09:48 am »
Boas pessoal!

De algum tempo para cá que comecei a notar um pequeno estalo no vidro do lado do passageiro ao acelerar ou travar. Inicialmente pensei que vinha da porta em si, no entanto, nos últimos dias o barulho foi piorando e comecei a perceber que vem mesmo do vidro (aparentemente não é de dentro da porta), e é fácil de reproduzir se eu abrir o vidro em andamento e depois fechar, ao fechar completamente começa a dar pequenos estalos que aparentam ser mesmo do próprio vidro, como se tivesse sobre pressão.

Apesar do carro não estar sujo, e as borrachas dos vidros não terem praticamente poeiras nenhumas, passei um pano bastante húmido nas borrachas e até lavei o carro todo e limpei o próprio vidro, no entanto o barulho continua exactamente da mesma forma. É mesmo como se o vidro estivesse sobre pressão ou algo similar.

Alguem tem alguma dica / sugestão?

Obrigado ;)

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #1 em: 09 de Novembro de 2020, 09:57 am »
Abrir o mais rápido possível o interior dessa porta. O vidro pode já ter estado sob esforço e ter danificado o elevador. Se tiver o elevador empenado o vidro pode soltar-se a qualquer momento e ficar aberto.

Tive os mesmos sintomas durante 2 dias, Megane 3. Ao final do segundo dia, felizmente quando já estava em casa, a meter o carro na garagem, o vidro soltou-se de uma fixação e ficou permanentemente semi-aberto.

Resolveu-se com desempeno do elevador.
Atenção que Megane 2 e 3, nas portas da frente, têm elevadores com sistemas diferentes.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2020, 13:51 pm »
Alerta manda ver isso o tão rápido quanto possível porque basicamente tens o elevador ou o "clip" plástico que o segura no elevador a dar o berro e visto que estamos em tempo de inverno com frio chuva, isso mais tarde ou mais cedo vais ficar com o vidro no fundo, as vezes basta mudar esse clip de plástico ou uma lubrificação nos cabos do elevador e dura mais uns bons tempos sem problemas.
Cumprimentos

Offline RenUser

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #3 em: 12 de Novembro de 2020, 16:38 pm »
Boa tarde,

Antes de mais, obrigado a ambos pelo rápido feedback.

Só para ter a certeza que estamos a falar da mesma coisa (pois podem estar a pensar que o barulho que me refiro seja outro) deixo aqui um vídeo: https://drive.google.com/file/d/16WJQGzNGD3xhwU3JeDK2u4hAIoQ4d_lM/view?usp=sharing

É semelhante ao barulho de quando existe poeiras ou o vidro tem algum tipo de resina, mas neste caso já limpei os vidros e lavei o carro com especial atenção de ter o cuidado de limpar as borrachas do vidro e o barulho continua.

Atenção que os "cliques" mais altos são os do botão do vidro, e logo após o clique no botão dá para ouvir os tais estalos/ranger do vidro quando fecha completamente.

Confirmam que é isto que vos aconteceu? Se sim, então tenho mesmo de arranjar um tempo para ver isto, pois como o andresilvac4 diz ainda vou ficar aflito se o vidro se soltar nesta altura de inverno.

Obrigado a ambos mais uma vez! :)

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #4 em: 12 de Novembro de 2020, 18:47 pm »
Isso é em que carro?
De modelo para modelo variam os sistemas, os barulhos e os problemas mais comuns.
Por exemplo, Megane 2 tinha elevadores de cabos enquanto Megane 3, nas portas da frente tem elevadores de tesoura.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #5 em: 12 de Novembro de 2020, 18:51 pm »
Burrice minha, pensava que tinha referido: Clio IV 1.5 Dci

Offline RenUser

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 66
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #6 em: 13 de Novembro de 2020, 14:59 pm »
Era este o barulho que estavas a imaginar @rui.costa?

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Estalo vidro passageiro
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2020, 15:16 pm »
Era este o barulho que estavas a imaginar @rui.costa?
Não, daí a minha pergunta sobre qual o carro.
O meu deu mesmo uns estalos bem audíveis 3 ou 4 vezes, ao abrir e fechar, antes de descair.
Até deixei de abrir o vidro e decidi levá-lo a uma segunda na semana seguinte à oficina para ver o que se passava.
Na sexta caiu de vez, estava a meter o carro na garagem quando ele caiu de vez.

Mas o meu, Megane 3, tem um elevador diferente, de tesoura.

Tive um Clio de 2001 que fazia esse barulho e avariou o elevador.
Ficava estacionado na rua e durante alguns meses a rua esteve em terra batida/toutvenan por causa de obras de esgotos e águas.

Uns tempos depois do fim das obras o elevador avariou, do lado que ficava sempre virado para a estrada.
O carro era lavado muito regularmente por causa das obras. No entanto, quando chegou à Renault, após desforrarem a porta, perguntaram se tínhamos andado muito tempo com o carro no deserto, tal não era a quantidade de areia e pó dentro da porta.
Aquele pó fino do toutvenant entranha-se mesmo nas frestas mais finas e depois junto com a água faz uma boa cola.
Foi isso que forçou o elevador.
Tinha pó, já tipo massa, nas guias do vidro,  no cabo e na roldana.


Apesar de lavar o carro regularmente...

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk