Autor Tópico: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão  (Lida 4769 vezes)

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« em: 05 de Junho de 2020, 23:56 pm »
Boa notie

É o seguinte,

Comprei já há largos meses uma Renault Grand Scénic II de 2005 (1.5 dCi, 100cv, mudanças manuais) que na altura tinha menos de 160mil km num stand próximo de casa até.
O preço do carro estava muito abaixo do preço do restante mercado, pois precisava de trocar 1 amortecedor frontal e também tinha a embraiagem muito pesada.
Logo no primeiro mês tratei as coisas com o meu mecânico que o meu pai já lá vai há +20 anos, e ele colocou-me 2 amortecedores novos, kit de embaiagem e bomba de embraiagem nova.

Acontece que desde que o comprei sempre notei que ao passar em covas, buracos e lombas, por vezes, (mas quase sempre) o carro fazia barulho, especialmente no amortecedor do lado direito, sendo que no lado esquerdo também fazia, mas muito mais raramente.

Depois da troca dos amortecedores, pensei que esses barulhos desaparecessem, mas isso não aconteceu. De qualquer forma fui alinhar a direção (na altura fui à Norauto) e lá disseram-me que o tirante da barra estabilizadora tinha "problemas", mas para não me preocupar, pois não era uma coisa que afetasse a segurança do veículo. Seria apenas um defeito que se notaria pelo facto do carro fazer barulho nos buracos da estrada.
Com isto fiquei mais descansado, no entanto aquele barulho sempre me foi incomodando.

Há cerca de 2 meses fui ao meu mecânico para ele fazer a troca do óleo do carro e aproveitei e pedi-lhe também para verificar essa situação da barra estabilizadora.
Ele fez a troca do óleo e disse que via que existia lá um "problema" no tirante mas para não me preocupar.

Até aqui tudo bem. Agora acontece que no fim-de-semana passado fui trocar de pneus e pedi para que me trocassem os 2 tirantes para ver se me via livre daquele barulho. O dono analisou primeiro o carro antes de se seguir com o arranjo, e após confirmado o diagnóstico, lá tratou disso.

Apesar desse arranjo (que por aquilo que me foram dizendo, até nem era necessário), o carro continua a fazer barulho. Agora não faz tantas vezes, mas continua a fazê-lo e eu continuo sem saber o porquê.



Factos que podem considerar importantes:
o carro foi à inspeção depois de trocar o óleo e passou sem anotações nenhuma.
o carro não é batido (verifiquei junta da minha seguradora)
por vezes acontece que quando estou a travar e o carro bate num buraco/lomba o pedal do travão parece que treme e a direção também


Alguém me sabe dizer de onde poderá vir este barulho?


Desde já agradeço toda e qualquer ajuda!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2020, 22:03 pm »
Não será folga nos triângulos ou nalgum outro elemento da suspensão?

Offline JPCAB

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 294
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #2 em: 25 de Setembro de 2020, 00:12 am »
Os cabecotes dos amortecedores foram mudados e rolamentos?

Offline nohab

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 204
  • My Clio and Me.
    • Site de Fotografia e comboios :-)
  • Garagem : Clio III phase 1 Initiale
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #3 em: 26 de Setembro de 2020, 12:00 pm »
Boas!
Tive o mesmo problema que tu numa GScénic II que já não possuo. Não cheguei a trocar nada.
Diagnóstico na altura: Empeno no Charriot à frente e que fazia com que ao passar por cima de lombas ou buracos, ouvisse um som de metal a bater.
Bastante irritante. Resolução dificil.

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2020, 21:57 pm »
ainda em junho fui ao meu mecânico pq tive também que trocar a distribuição e ele disse-me que o problemas eram os sinoblocos. acabou por não os trocar pq para além de não haver stocks, aquilo ainda não estava muito mal.

Até hoje tenho vindo a chateá-lo a perguntar se já há novidades relativcamente aos stock e ele diz que não. começo a achar que é tanga.

Resumindo e concluindo, este mês ainda vou a outro lado para me trocarem o óleo e filtros e vou pedir para trocarem os sinoblocos. se depois me disserem que efetivamente não há stock (o que tenho dúvidas disso) então aí o meu mecânico recupera a minha confiança. Caso contrário, perdeu um cliente...

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2020, 01:21 am »
Bem, já tenho novidades

anomalias detetadas:

- sinoblocos do charriot
- rótula do lado direito
- articulação axial do lado esquerdo (também conhecido por bieleta)
- apoio do motor de baixo rachado, mas nada de grave (ainda)
- apoio do motor do lado da distribuição também com folga

Há a possibilidade de se trocar apenas os sinoblocos, mas segundo me foi dito, na oficina que fui apenas trocam o charriot por completo, o que faz aumentar bastante o custo de reparação. com o resto das coisa à mistura, acho devo ter aqui cerca de uns 1000€ para gastar...  :cry: :rolleyes: até vi estrelas... mas só na terça é que me enviam orçamento, de tudo... vamos lá ver...

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2020, 03:11 am »
Atenção que não precisas de mudar o charriot completo, isso existe para venda a preço de poucos € por cada unidade, agora implica desmontar o charriot, tirar fora e levar a prensa onde serão "cravados" os novos sinoblocos é muito trabalho mas não é necessário trocar o charriot todo por causa dos casquilhos, existem pelo menos da marca Metalcaucho são vendidos em conjunto ou individualmente e custam uma bagatela, agora a mão de obra e o trabalho que dá é que deve ter deixado o teu mecânico a forçar para trocar o charriot novo, mas isto hoje em dia é o que mais se vê nas oficinas só gostam do tira velho e mete novo mesmo que 95% da peça esteja em perfeitas condições e o que está estragado tenha material de substituição.

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2020, 11:53 am »
Esqueci-me de dizer na minha resposta anterior:

Lá na oficina disseram que não faziam apenas a troca dos sinoblocos, pois esse processo convinha ser manual. Isto porque, segundo eles, na prensa os sinoblocos podem não ficar bem montados. Não sei se é ou não verdade. Podes confirmar isto que me disseram?
honestamente eu não sou nenhum entendido em mecânica, mas o homem lá da oficina esteve-me a mostrar e o charriot abanava todo, não sei se também é por causa disso que ele falou em trocar o charriot em vez dos sinoblocos...

Relativamente aos sinoblocos, é preciso alguma referência específica para que os consiga encomendar ou basta dar a matrícula e modelo do carrro que me identificam os sinoblocos necessários?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #8 em: 04 de Outubro de 2020, 14:12 pm »
É verdade que pode dar bastante trabalho (e ocupar um elevador durante muito tempo) mas aquilo fica no mínimo a 95% são casquilhos como outros qualquer, e não anda toda a gente a mudar eixos porque precisa de mudar um casquilho, mete se o casquilho e pronto fica bem igual e mais barato.
Se o charriot não tem empeno não há nenhuma necessidade de trocar completo é meter casquilhos e está bom.
Tens que fazer as contas da seguinte forma... Jogo de casquilhos charriot (supor 30€) + 4 horas (valor estimado 100/120€) de mão de obra limite 150€ e ficas com a tua peça como nova, se conseguires comprar um charriot por este preço novo ai sim compensa por novo mas juro que custam bem mais que o dobro deste valor.
Referência não sei mas qualquer casa de peças decente tem disso aos magotes e via matricula ou por um catalogo enorme da Metalcaucho chegam lá aquilo tem os esquemas todos eu já tive 1 aqui mas perdi-o
Cumprimentos

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #9 em: 09 de Outubro de 2020, 12:39 pm »
Numa outra oficina que fui entretanto, o que me disseram foi

4 sinoblocos 76€
2 rótulas 42
Mão de obra 197€
Alinhamento 20€

Total 335€

Disseram que a articulação axial estava bem e que não tinha nada a apontar.

Os apoios do motor não deram feedback, devem ter-se esquecido de orçamentar ou então nem viram. Vou ter que lá ir novamente para verem isso.
Até agora foi o sitio mais barato que encontrei.
No outro sítio como queriam pôr o charriot todo, nem vale a pena pôr isso em hipótese.

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2020, 14:38 pm »
nova atualização,

após lá ir novamente, enviaram-me então o orçamento completo

Apoio do motor inferior - 36.50€
Apoio do motor superior direito - 119.00€
2 bialete de direção - 43.00€
4 Casquilhos do triângulo de suspensão - 78.00€
2 ponteiras de direção - 55.00€
2 rótulas de suspensão - 44.60€
4 sinoblocos do charriot - 90.00€

Total em materiais - 466.10€

Mudança de óleo e filtros:
Filtro do ar - 12.80€
Filtro do óleo - 9.90€
Filtro de combustível - 25.00€
4,5L de óleo ELF 5W30 - 56.25€

Total - 103.95€


O total de tudo já com mão de obra fica em 772,98€, ou seja, em mão de obra são cerca de 200€...

Este arranjo vai ficar caro...

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #11 em: 11 de Outubro de 2020, 01:10 am »
Podes sempre fazer por fazes e assim dói menos...
Não sabendo o apoio inferior qual é provavelmente não ganhas nada em mão de obra em mudar já os apoios do motor assim podes mudar numa 1a fase sinoblocos casquilhos da suspensão e bieletes isto são as peças que saem ao mudar os sinoblocos do charriot.
Noutra fase tratas dos apoios do motor  a dose é a mesma ficas e com ela mais espaçada no tempo

Offline leatavsan

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vagos
  • Mensagens: 77
  • Garagem : Renault Grand Scenic 2005 1.5dci 101cv
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #12 em: 11 de Outubro de 2020, 13:19 pm »
a nível de mãe de obra então não vou ficar a perder, correto»

o único apoio que eu consegui ver enquanto estavam a ver o carro foi o de baixo que segura também a caixa de velocidades e esse percebi que abanava por tudos os lados. no entanto a substituição desse apoio parece-me que seja algo bastante simples. poderia ser facilmente trocado em casa, correto? no fundo são só 2 parafusos. o apoio é igual ao que aparece neste vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=YMA6iIl3dzU

relativamente ao apoio do lado da distruição, não o cheguei a ver e não sei qual é,

consideras que os apoios são reparações "menos urgentes" face ao restantes? Assim, como tu dizes, a dose era mais espaçada...

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #13 em: 11 de Outubro de 2020, 16:02 pm »
Isso Agora só vendo o suporte do motor(inferior) mas geralmente não é preciso desmontar grande coisa quando mudei o meu demorou mais a tirar o resguardo que a mudar o suporte mas isto cada caso é um caso mas geralmente muda se apoios do motor sem desmontar mais nada primeiro podes tratar da suspensão depois da direção e apoios do motor a partida não ficas com grande prejuízo por não fazer tudo de 1 vez

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault grand Scénic II 2005 - Barulho na suspensão
« Responder #14 em: 11 de Outubro de 2020, 16:13 pm »
Isso do menos urgente vai do estado em que estão as peças em questão se os apoios estiverem mesmo todos estourados e mais urgente que um ligeiro bater nos sinoblocos e o contrário é ainda mais grave mas a partida
e se fosse eu e nenhum dos componentes estivesse "miserável" trataria primeiro da suspensão, direção e só depois dos apoios, mas isso era eu e se nenhum dos componentes estivesse num estado crítico, mesmo a nível da Inspeção perdem muito mais tempo a verificar a suspensão que a ouvir bater da direção mais depressa passa com a suspensão em ordem e os apoios do motor rebentados que o contrário