Autor Tópico: fico semenergia na bateria quando limpo o carro  (Lida 3192 vezes)

Offline EmanuelRocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Clio II 1.2 RT 1999; Megane III 1.2 TCe 115cv 2012
fico semenergia na bateria quando limpo o carro
« em: 21 de Abril de 2019, 17:26 pm »
Boas,

Tenho um problema estranho na minha Megane III 1.2 TCe 116Cv.
Quando limpo o carro por uma a duas horas, sem cartão chave na ranhura, rádio desligado (nem sei como ter o rádio ligado com o carro desligado) apenas com portas abertas e bagageira, para poder limpar o pó e aspirar, ao fim de uma a duas horas quando vou para ligar o carro não tenho energia na bateria  que consiga meter o motor a trabalhar, muito estranho já me aconteceu umas 4 vezes e depois tenho que meter a bateria a carregar e aparentemente tudo fica normal até a próxima limpeza.

Bateria 70ah 760A deve ser original de outubro de 2012, pois comprei o carro em março de 2016, o carro foi importado da Alemanha ao fim de 3 anos dezembro 2015.

Cumprimentos

Emanuel Rocha

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: fico semenergia na bateria quando limpo o carro
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2019, 22:12 pm »
Provavelmente a bateria já está fraca e não aguenta o desgaste de ter as luzes acesas  por muito tempo. Aguenta carga mas descarrega rapidamente.

Offline EmanuelRocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Clio II 1.2 RT 1999; Megane III 1.2 TCe 115cv 2012
Re: fico semenergia na bateria quando limpo o carro
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2019, 22:27 pm »
obrigado,

Fiz um teste com o carro ligado e um testador do Lidle e o quarto led "alternador OK não acende, fiz no Clio o mesmo teste e acende o 4º LED, parece que não há tensão suficiente a chegar a bateria, pode ser alternador morto ? com 60000Km ? ou algum cabo a fazer mau contacto ?

Cumps.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: fico semenergia na bateria quando limpo o carro
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2019, 20:32 pm »
Isso mede o quê?
O ideal é pegares num multimetro e medir a voltagem  da bateria, desligas o borne da massa por exemplo (-) e medes a voltagem da bateria, é conveniente que seja superior a 12,5 V. Depois voltas a ligar a bateria e com o carro a trabalhar, voltas a medir a voltagem da bateria e tem que estar nos 14V.
Se tiver menos de 14V o alternador não está a carregar a bateria.
Se a bateria tiver menos de 12,4V está a precisar de ser trocada.