Autor Tópico: Comprar o meu 1º carro  (Lida 8080 vezes)

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Comprar o meu 1º carro
« em: 04 de Junho de 2016, 20:11 pm »
Boas, venho aqui colocar uma dúvida em relação à escolha do meu primeiro carro. Eu tirei a carta há 2 semanas atrás, e para já conduzo de vez em quando o clio mk2 1.9d da minha mãe, mas quero ter um carro só meu :grin:  .
Estou à procura de um renault clio mk1 1.2, mas já com injeção electrónica e não a carburador(pela questão do consumo).
O meu problema é que não sei se a fase 1/2 é pior ou melhor que a fase 3 a nivel mecânico, pois em exterior prefiro a fase 1.
Por fim pergunto-vos se têm algum conselho para me dar em relação ao que devo eu ver e perguntar sobre o carro ao vendedor. 

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2016, 22:39 pm »
Não tenho a certeza se devia de abrir tópico aqui ou em ''geral Renault''  :huh: :sad:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2016, 23:08 pm »
Está no sitio certo.
Quanto ao que deves perguntar.... isso é complicado, visto teres pouca experiência, o melhor é ires acompanhado por alguém que tenha alguma experiência para ver se o carro está minimamente em condições.
É de esperar que um carro com essa idade tenha já alguns problemas, o que tens que ver é se esses problemas são ou não facilmente reparáveis, e há a viabilidade do carro durar-te uns aninhos.

Contudo dá uma vista de olhos nos tópicos desta secção, onde encontras bastantes dicas sobre aquilo que se deve ver num carro usado.
Em relação ao motor o que difere entre os a carburador e de injecção, é isso mesmo, só a admissão é que muda, o resto é quase  tudo igual basicamente.

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2016, 23:19 pm »
obrigado GIFS, irei acompanhar esses tópico e tambem os de DIY!  :smiley:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #4 em: 05 de Junho de 2016, 12:02 pm »
Muita atenção na hora de comprar o carro. Existem grandes possibilidades de acabares a comprar um carro com uns bons € para gastar, digo isto porque é muito comum o pessoal deixar as coisas andarem e depois quando têm muita coisa para arranjar que passa o valor do carro vendem-no.
Ainda à dias apanhei um com os dois foles direção rotos, fole transmissão, amortecedores rebentados, um rolamento roda gripado e o catalisador já a pedir reforma. Todo junto dá uma despesa superior ao valor do carro.
Aconselho a ver bem tudo antes de avançar, principalmente em carros mais baratos que muita vez são despachados mesmo por valerem pouco.

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #5 em: 05 de Junho de 2016, 13:18 pm »
já pensei nisso, muitos dos vendedores são desonestos, e o meu medo é mesmo esse, comprar um carro a pensar que foi um grande negócio e depois ter os problemas todos.
Se forem arranjos baratos ou que até eu consiga fazer menos mal.
Até porque as mods que penso fazer nele primeiro é a nível de travagem, suspensão e peças novas para substituir as em pior estado.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #6 em: 05 de Junho de 2016, 13:48 pm »
Sendo assim menos mal. Mesmo eu tive sorte de comprar o meu carro em ótimo estado e de repente começaram as despesas, felizmente que agora já anda certinho.

Offline jbsilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 78
  • Garagem : Megane III Coupé dCi Dynamique S 110cv 2010
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #7 em: 05 de Junho de 2016, 16:14 pm »
O meu conselho é que compre sempre num stand, com garantia de um ano no mínimo como manda a lei, nunca a particular, vai aos stands e vê um carrito bom e barato. Não te foques em marcas ou modelos pois ha bons carros em quase todas as marcas. Antes de comprar pesquiza os defeitos que costumam aparecer, quais os feitios, os consumos e se é algo que se adequa a ti, de certeza que se quizeres ter um pouco de trabalho vais comprar um bom carro

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk


Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #8 em: 05 de Junho de 2016, 17:02 pm »
já ouvi dizer que algumas garantias são complicadas porque só cobrem certos arranjos, não sei se é verdade.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #9 em: 06 de Junho de 2016, 08:17 am »
Define um plafon para comprares o carro e não olhes a marcas...

Tens bons carros, com alguns anos de mercado que deverás conseguir arranjar a bons preços (Fiat Punto, Corsa, até mesmo Clio II) mas tudo dependerá do "esforço financeiro" que queiras fazer para comprar o carro...

Eu sou defensor de que às vezes compensa fazer um bocadinho mais de esforço, mas comprar uma coisa mais recente, do que comprar barato, mas carregado de problemas que depois só trazem despesas extra ;)

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #10 em: 06 de Junho de 2016, 12:09 pm »
sim, nisso tens razão

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #11 em: 06 de Junho de 2016, 13:13 pm »
Muitas vezes é preferível mais 2/3 mesitos e comprares um carrito por 3000/4000€ do que andares a estourar 1000/1500€ num carro que depois precisa de outro tanto em manutenção...

Que plafon tens ideia de gastar no carro?

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #12 em: 06 de Junho de 2016, 17:56 pm »
entre 900-1000, mas sinceramente 3000 é muito puxado para ser 1º carro, por mim pode vir um carro velhinho desde que o motor e a mecânica geral esteja bom.
Se por fora precisar de trabalho, por mim tudo bem, assim até me entretenho e trago para o fórum um projecto  :wave: :wave: :wave:

Offline Ricardo

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 4335
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #13 em: 06 de Junho de 2016, 18:43 pm »
Na altura que tirei a carta fui ver vários carros e no qual houve um que pela parte mecânica e aspecto exterior e interior gostei mas não era um carro que olhava muito... Tratasse de um Punto de 96 em estado imaculado.

Vê bem, normalmente é no primeiro carro que ganhamos a experiência.

Se quiseres até podes ir ver o meu diário de bordo e já vês o carro que falo, já ficas com uma noção.

Abraço

Enviado do meu SM-G935F através de Tapatalk
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 18:43 pm por Ricardo »

Offline Henrique Moreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 42
  • Garagem : nenhum
Re: Comprar o meu 1º carro
« Responder #14 em: 06 de Junho de 2016, 19:30 pm »
ah um Punto I ! Um amigo meu tem um e conta-me tudo sobre aquele carro, foi carro que antes e com ele andou quase sem óleo e agua, a ventoinha do radiador estava ao contrario e mesmo assim não queimou a colaça e ainda anda aí.  :grin:
(a culpa não foi dele do carro andar assim, foi culpado por ver passado um tempo depois de o comprar, mas o dele é o Punto 75)