Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 235933 vezes)

Offline matt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: odivelas
  • Mensagens: 19
  • Garagem : garagem
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #210 em: 04 de Abril de 2018, 16:38 pm »
acendeu a luz a dizer "mandar verificar antipoluição" .. luz de motor e uma chave em amarelo.
o carro não perdeu potencia, não engasga .. pega bem .. tem força ..

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #211 em: 08 de Maio de 2018, 13:19 pm »
Boas a todos!

Já li varias coisas cá pelo fórum sobre o sistema do FAP usado nos Renaults, especial no motor 1.5 dCi usado nos Clio 4, no entanto tenho algumas duvidas e medos que talvez alguém me possa esclarecer.

Faço viagens pequenas todos os dias pois vivo na Madeira, como tal até mesmo as viagens maiores acabam por ser pequenas pois costumo utilizar a "via rápida" para me deslocar. Em resumo, obrigatoriamente todos os dias faço talvez uns 25 km (12,5 + 12,5), por vezes faço muito mais que isto, mas novamente repartido, ou seja, mesmo que faça 60km+ num dia, acaba por ser varias viagens pequenas acumuladas.

Antes de alguém perguntar o porque de ter um diesel em vez do gasolina, a razão principal é que cá na ilha ou estamos a descer ou (claro) a subir, e o motor a gasolina Tce acaba por ser demasiado "baboso" para as subidas, então se levar a família toda dentro do carro... Já o dCi, como tem um binário muito maior acaba por ser agradável de conduzir e tem força suficiente para o dia a dia. De qualquer forma, neste momento não importa o porque de ter um diesel, o objectivo é estimar o carro ao máximo.

Preocupa-me o facto de toda a gente a minha volta falar dos FAP's e dos problemas que os diesel dão. Nunca ouvi pessoal com Clios a se queixar, mas também não conheço ninguém realmente próximo com um dCi 1.5 a quem possa pedir feedback. No entanto tenho amigos com ibizas de 2010/2012 que estão constantemente a ter problemas com o FAP e fazem viagens maiores que eu.

A verdadeira questão é: que cuidados devo ter para evitar problemas com o FAP? Ir para a "via rápida" de 100 em 100 km andar numa velocidade constante? Já li que isto não é necessário com estes carros por causa do 5º injector e blabla, mas como não percebo muito de mecânica, e como cada caso é um caso, não sei sinceramente que cuidados ter... Se alguém me puder dar umas dicas para evitar problemas agradecia imenso! ;)

Obrigado a todos!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #212 em: 09 de Maio de 2018, 12:11 pm »
Não há muito a fazer, é ter um estilo de condução adequado aos motores diesel e fazer as manutenções necessárias.
Tendo em conta que as partículas foram-se mais facilmente a temperaturas baixas do motor, é evitar fazer percursos curtos para garantir um bom estado de saúde do fap.
« Última modificação: 09 de Maio de 2018, 12:12 pm por Sls a GPL »

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #213 em: 09 de Maio de 2018, 14:23 pm »
Boas,

Obrigado pelo comentário/ajuda!

Eu tento sempre fazer algumas voltas mais longas ao fim de semana, no entanto é complicado fazer muitos km's seguidos sem parar, pois eventualmente até posso calhar a dar umas voltas grandes mas acaba sempre por ser uma mistura de cidade + "via rápida".

No caso deste motor, é menos propicio a "entupir" o FAP não? Li por cá algures no tópico que estes carros tem um 5º injetor e que não é necessário andar a fazer voltas forçadas em auto estrada para atingir uma determinada temperatura como na maioria dos diesel, é mesmo verdade?

Em cidade, quando faço voltas pequenas, tenho o habito de desligar o start&stop pois tenho ideia que ainda fará pior, faço mal? É mais saudável po FAP manter ligado o Start&Stop em cidade?

Obrigado!


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #214 em: 09 de Maio de 2018, 21:17 pm »
O Start stop só é bom para os consumos e emissão de gases.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #215 em: 10 de Maio de 2018, 08:03 am »

...No caso deste motor, é menos propicio a "entupir" o FAP não? Li por cá algures no tópico que estes carros tem um 5º injetor e que não é necessário andar a fazer voltas forçadas em auto estrada para atingir uma determinada temperatura como na maioria dos diesel, é mesmo verdade?
...

Sim é verdade. É muito raro encontrares alguem que tenha tido poblemas com o FAP nestes motores.

O que ouves sao pessoas a dizer que qualquer erro que lhes aparece no painel, dizem logo que é do FAP, mas depois isso depois  nao se confirma. O FAP é um componente "mal amado".

Disfruta do carro e nao te preocupes com isso!  Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Winterp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Laguna 3 Grandtour 2.0 dci 150cv
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #216 em: 10 de Maio de 2018, 13:01 pm »
Olá pessoal.
Sou novo por aqui e vim cá dar a pesquisar por questões do motor 2.0 dci 150cv que equipa uma Laguna Break que pretendo adquirir.
Sempre tive carros a gasoleo sem nunca ter tido problemas graves...pois este será o primeiro com Filtro Anti Particulas e as minhas principais duvidas residem neste assunto. Pelo que li por aqui, tendo atenção ao oleo de motor especifico, gasoleo não low cost e dar- lhe uns "puxões" de AE de vez em quando a coisa em principio não deve dar grandes chatices, certo?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #217 em: 09 de Junho de 2019, 21:12 pm »
Esse mesmo motor num Nissan Qashqai vai com 260.000km sem quaisquer problemas, com a vantagem de ter um indicador no quadrante que informa quando a regeneração está a decorrer..

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #218 em: 10 de Junho de 2019, 18:43 pm »
Tens a certeza que a luz acende quando está a fazer a regeneração? Ou acende por ter problemas no filtro de partículas e depois tu andas mais um pouco para a mesma fazer a regeneração devida?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #219 em: 10 de Junho de 2019, 23:48 pm »
No Qashqai essa luz raramente acende e apaga sozinha cerca de 20 a 30 minutos depois. Se fosse FAP colmatada creio que aparecia Info de anomalia e a normal "check engine" acesa..

Offline ChiccoFatella

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alem do Tejo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Charuto 1.2i
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #220 em: 17 de Junho de 2020, 13:00 pm »
Li por cá algures no tópico que estes carros tem um 5º injetor e que não é necessário andar a fazer voltas forçadas em auto estrada para atingir uma determinada temperatura como na maioria dos diesel, é mesmo verdade?


Qual a funcionalidade desse 5º injector? No fundo quero perceber qual a relação entre esse 5º injector e o FAP.


Obrigado :cool:

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #221 em: 18 de Junho de 2020, 09:53 am »
Esse 5º injector, serve para injectar-tal como o nome indica-gasoleo no FAP e desse modo aquecê-lo o suficiente-á volta de 400º?-para que se faça a queima/regeneraçao.
Tem a vantagem do gasoleo nao queimado, nao voltar a entrar no motor.
Mais info: https://www.greencarcongress.com/2006/03/renault_introdu.html
« Última modificação: 24 de Setembro de 2020, 18:19 pm por Sls a GPL »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline ChiccoFatella

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alem do Tejo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Charuto 1.2i
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #222 em: 18 de Junho de 2020, 10:15 am »
Muito boa explicação, obrigado pelo link também.

Offline David Antunes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pedrogão Grande
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault kangoo 2008
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #223 em: 18 de Outubro de 2022, 19:43 pm »
Boas, tenho uma Kangoo 1.5 dci de 2008 comprei a carinha usada com cerca de 250 mil kms, faço poucos kms com ela apenas uso ao fim de semana nos meus biscastes, mas agora apareceu um sintoma, quando puxo por ela de 3a para 4a e de 4a para 5a nas rotações ali próximo das 2000rpm ela parece que corta a potência, e faz uns "soluços" muito suaves parece falhar alguma coisa no motor, mas depois a rotação vai subindo e deixa de fazer, já aconteceu isto a alguém?
Agradecia a vossa ajuda, a carrinha tem 267 mil kms.

Offline Flechasnegras

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valença
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scenic III
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #224 em: 21 de Janeiro de 2023, 23:42 pm »
Boa noite. Tenho um Scenic 3, a.5 de 110 cv com 384.000Kms.
Ultimamente tem me dado mensagem para verificar injecção.
Da leitura OBD2 várias vezes me dá problemas no cilindro 2.
Também me aparecem uns valores na compensação do fluxo do combustível do injetor 1: 0.856; injetor 2: 1.067; Injetor 3: 0.910 e Injetor 4: 1.167
São normais esses valores?