Autor Tópico: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?  (Lida 8032 vezes)

Offline Vipauer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nogueira do Cravo
  • Mensagens: 17
  • Garagem : MEGANE IV Limited TCe 140 FAP
Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« em: 07 de Abril de 2021, 12:01 pm »
Bom dia pessoal,


Venho aqui perguntar a quem tem o mesmo motor, 1.3TCE 140cv GPF, se me pode esclarecer/ajudar numas situações que estou a passar e que a Renault Boavista e Renault Portugal indicam como sendo "normais".

Então é o seguinte...

O meu carro no primeiro arranque do dia inicia em modo "cold start"...até aqui tudo ok.
O problema está quando começo a marcha e ele anda-me com falhas, tipo soluços...seja na 1ªvelocidade, seja na 2ª e até 3ª.
Parece um sintoma de falha de combustível...mas que desaparece passado +/- 15seg quando o processo de "cold start" acaba.

Esta situação volta-se a repetir quando, por exemplo, faço a viagem do trabalho para a estação de serviço junto a casa, onde costumo abastecer, sensivelmente a 20km do trabalho...chego lá com o motor à temperatura ideal de funcionamento...paro o carro, abasteço (normalmente atesto sempre), vou pagar, chego ao carro...ligo-o e pode acontecer uma de duas situações:
- ou liga em modo "cold start" ou "normal"
- em ambas as situações, novamente os primeiros 15seg, ando aos "soluços" com aquela sensação de falha de combustível...passam os 15seg e tudo normal.

Outro exemplo da mesma situação é uma ida ao supermercado...que demore normalmente 30min entre o estacionar, ir às compras e voltar...o pegar no carro e andar devagar no parque de estacionamento do supermercado é um "aventura" porque ando ao soluços.

_____________________________________________________

A outra situação prende-se com a maneira como ele "gere" as rotações...
Para num cruzamento...meto a 1ª e arranco...levo as rotações até +/- 2500rpm e ao trocar de mudança o carro mantem as 2500rpm durante 2/3seg...isto faz com que eu quando já tenho a 2ª metida ao largar a embraiagem o carro me queria "acelerar" mais que o devido e depois "morre" instantaneamente.

Outra situação é ao estar imobilizado...dou umas aceleradelas para lá das 3000rpm...por exemplo 3500rpm...4000rpm...faço aquele movimento normal de carrego no pedal e largo-o logo...mas o carro mantém as rotações fixas durante 2/3segundos e só depois é que começa a descer.

Deixo aqui um link para verificarem o que falo:
https://photos.app.goo.gl/qcqWAxtGyYRbRvEF7


Obrigado por toda a ajuda que me possam dar...  :smiley:
Estou a ver se consigo marcar uma visita a outra concessionário para falar com outro técnico/mecânico a ver a sua opinião.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #1 em: 07 de Abril de 2021, 19:24 pm »
o meu captur tce 0,9 de manha no frio faz a mesma coisa com os soluços.. eu deduzo que seja alguma coisa eletronica ou no potenciometro do pedal..  :huh:

Offline Vipauer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nogueira do Cravo
  • Mensagens: 17
  • Garagem : MEGANE IV Limited TCe 140 FAP
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2021, 20:21 pm »
Obrigado pelo feedback.

Mas no seu caso também dura 10/15seg e depois passa?
« Última modificação: 07 de Abril de 2021, 23:58 pm por Sls a GPL »

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2021, 22:55 pm »
os solucos basta acelarar mais um bocado depois do carro aquecer so faz esporadico.. mas eu penso que seja resposta pedal com a eletronica...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2021, 00:00 am »
Os soluços pode ser ou as velas já a precisar de ser trocadas ou com folga excessiva. Mas também pode ser um problema na gestão do ar que entra para dentro do motor, não haverá por ai alguma fuga, e entra ar por algum lado que não esteja a ser controlado pela borboleta?

Offline Vipauer

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Nogueira do Cravo
  • Mensagens: 17
  • Garagem : MEGANE IV Limited TCe 140 FAP
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #5 em: 08 de Abril de 2021, 12:05 pm »
Já foi para a Renault Boavista para tentar resolver os problemas, sem exagero, umas 4 vezes.

Dizem que atualizaram o software tal, que alteraram uns valores tal, que não indica erros, que não veem nada de anormal...mas vem sempre igual para casa.
Começo a acreditar que nada fazem. :(

Vou tentar recorrer a outra oficina a ver que se dão outra opinião...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2021, 22:46 pm »
As bobines desse motor são daquelas tipo lapis, ou lá o nome que tem, uma bobine para cada vela.
Quando ele andar com soluços experimenta retirar uma a uma a ver se não estão com humidade.

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Motor 1.3TCE 140cv - Alguém com os mesmos problemas?
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2021, 08:15 am »
Confirmar se a MAF está com valores certos.
Um carro meu (não Renault) faz isso a frio e está identificada a MAF.
Diferença é que depois de quente não arrefece da mesma forma. Só por longas horas e baixa temperatura.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk