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Caixa EDC Megane 1.5 DCI 110 (2011) - PROBLEMA

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pmcb:
O que tenho lido é que as duplas embraiagens da EDC dão problemas e não a caixa em si, grosso modo, não é mais que uma caixa manual robotizada.

Agora estão para chegar uma tais de XTronic que são umas caixas de variação continua com a simulação da entrada de mudanças. Já conduzi e não são nada de especial, lentas e em cidade não ajudam nada os consumos, são as mesmas utilizadas na Nissan em outros países. Acredito que tenham algumas melhorias em relação às de 2014 que conduzi, mas aquela fita metálica no interior não inspira confiança nenhuma.
Como já aqui disseram, nada é eterno, muito menos lubrificantes. Basta ver o óleo ou valvulina, como lhe queiram chamar, de uma caixa de velocidades manual.
Existe outra coisa que só quem faz as manutenções na marca usufruem, que é o caso de actualizações de software o que às vezes ajuda a que sejam mais suaves e ajude a poupar o material, mas a manutenção é sempre muito importante num automóvel e ainda mais numa caixa automática que é tão sensível.
Tem algumas casas cá fora a trabalhar em caixas auto, mas não te posso dar qualquer tipo de feddback.

Sls a GPL:
Isso do óleo da caixa ser "vitalício" tem uma razão de ser.
Entre padronizar um tempo e quilometragem de troca, e a probabilidade de haver uma intervenção no carro que implique a substituição do óleo, a marca aposta na probabilidade de haver uma intervenção.
A possibilidade de ser necessário trocar um fole, ou um rolamento do fole do lado do condutor, uma substituição de embraiagem, ou substituição de transmissão, pode ocorrer mais vezes, que a quilometragem necessária para  substituir o óleo da caixa.
Acontece é que as pessoas em portugal tem carros para fazer meia duzia de km e depois chega-se ao fim de muitos anos sem que uma dessas intervenções ocorra e entretanto passou demasiado tempo para o óleo.

As oficinas seguem a filosofia da marca e só trocam o óleo quando necessitam fazer uma intervenção que implique tal coisa.

Depois vai do bom senso do proprietário saber interpretar o "vitalício".

Farfalho:
Grande história, Sérgio
As instruções vêm do francês e vitalício ainda significa o mesmo. A vida da viatura depende de vários factores.
Se uma pessoa tiver acidente no carro decorrido 1 ano, durou. Mais de 10 anos não durou.
Vida do carro não é de componentes individuais.
É mau emprego das palavras/termos com obediência tola.

No final reina o bom senso ou decisão do proprietário. Agora que pode ser chata a troca ou substituição completa do óleo é outro assunto.

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