Autor Tópico: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem  (Lida 2364 vezes)

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« em: 13 de Janeiro de 2020, 18:53 pm »
Boa Tarde,

Tenho uma renault grand Scenic 1.5 dci de 2014, caixa automática etc.

A 4 meses atrás troquei a embraiagem, esta troca custou me 1500€ + mão de obra.
Acontece que agora tem havido vários problemas, vou tentar descrever os sintomas:
Quando a mudança muda de primeira para segunda é frequente haver um barulho como se estivesse a arranhar algo na caixa.
Na quinta mudança, quando o carro está em movimento, houve se um zumbido, mas ao reduzir para quarta ou ao por a mudança em ponto morto o barulho desaparece.
As vezes também ao arrancar, a caixa faz um barulho enorme (cono se não conseguisse agarrar) e não anda, tenho de meter marcha atrás e só depois voltar a por em "D".
Levei a oficina, eles viram a caixa e dizem que a caixa esta em perfeitas condições, dizem que o problema é da embraiagem e do volante bimassa. Eu expliquei que a 20min km atrás troquei a embraiagem para uma nova, mas ele embora aparentemente nao conseguem detetar nenhum problema visual na embraiagem insistem em troca lo.
O volante bimassa custa 700€ mais a embraiagem 1500€, a fatura total + mão de obra da acima de 2500€.

A minha questão é a seguinte, este problema tem a ver com embraiagem? Como posso ver se a embraiagem esta em condições ou não? Porque pagar novamente 1500€ por um embraiagem enquando a minha pode estar boa é de mais.

Estes sintomas que descrevi, correspondem a problema de bimassa ou é mesmo da embraiagem? Alguém me pode esclarecer? Nesta oficina eu nao confio, sao muitos suspeitos. Obrigado

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #1 em: 13 de Janeiro de 2020, 18:58 pm »
Caixa automática EDC**

Mais um sintoma importante, é quando estou com o carro imobilizado em "parking" o carro treme e isso sente se bastante, até quem está ao lado comenta.

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #2 em: 13 de Janeiro de 2020, 20:19 pm »
se só tem 4 meses não tem garantia?

os apoios já foram verificados?

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #3 em: 13 de Janeiro de 2020, 20:59 pm »
Sim os apoios ja foram verificados. (Apoios de motor) A embraiagem tem garantia, pelo menos no site da endado diz ter 2 anos de garantia.
Mas tem como saber se a embraiagem é funcional ou não? Ou seja, eu tenho a embraiagem desmontada já, como posso fazer o teste? O mecânico não me garante que ela está estragada mas por precaução insiste em troca la, o problema é que essa "precaução" custa me 1500€. Se ele me disser que está estragada a embraiagem, enviava para a garantia, mas ele diz que não tem como confirmar. 😥😢😭
Obrigado pela resposta

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #4 em: 13 de Janeiro de 2020, 22:27 pm »
Só não percebo é porque trocaram a embraiagem e não trocaram o bimassa na mesma altura, sabendo-se já de antemão que o bimassa é uma peça de desgaste, ou seja tem vida útil limitada.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #5 em: 13 de Janeiro de 2020, 23:20 pm »
sou um bocado leigo nalgumas coisas de mecanica.. mas alguns mecanicos fogem do bimassa a sete pés.. é alguma coisa assim tão complicado de se mudar... se vão trocar a embraiagem a caixa já ca ta fora supostamente..  ou são daqueles afasta ai um bocado que o prato já entra.....não consigo perceber essas cenas.... isso faz me lembrar um gaijo trocar a distribuição e não trocar o tensor e a bomba de agua só porque estão bons... enfim...

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #6 em: 14 de Janeiro de 2020, 04:38 am »
O bi-massa para que seja corretamente instalado tem medidas de aperto, assim como a embraiagem mas a maior está-se marimbando para os apertos... é o aperto dinabraço

Se tiverem que trocar embraiagem, aproveitem o embalo e troquem também bi-massa.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #7 em: 14 de Janeiro de 2020, 09:21 am »
Consigo trocar a bimassa sem trocar a embraiagem? (Caso a mesma se encontre em condições) ou aquilo aperta-se 1 vez e ao trocar uma das coisas é obrigatório trocar a outra?
Obrigado

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #8 em: 14 de Janeiro de 2020, 10:01 am »
Sim é possível.
-O que estávamos a dizer era de que, na altura de trocar a embraiagem é recomendável trocar o bi-massa devido primeiro a ser um item de desgate, segundo porque só pagavas 1 vez de mão-de-obra e terceiro para além dos componentes novos e apesar da embraiagem nova poderá ter vibrações devido ao bi-massa.

Trocar sempre os dois, vais ter que trocar na mesma e poupas.
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2020, 10:31 am »
Concordo, foi o que este novo mecânico disse também, que deviam ter trocado o bimassa juntamente com a embraiagem, não sei porquê não trocaram, podiam me ter perguntado ao menos e ai eu dizia que sim, mas ninguém disse nada e eu também como não entendo muito não lhes disse para trocar o bimassa.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2020, 12:26 pm »
E o rolamento de encosto, são das peças que quando se abre, troca-se mesmo que ainda esteja bom, ou não esteja a dar problemas naquela altura.
Poupar uns trocos nessas intervenções mais pesadas, costuma acarretar despesas maiores mais tarde.
Geralmene troca-se o chamado kit de embraiagem, que é logo um conjunto de peças que devem ser substituídas, normalmente é o disco, a prensa, rolamento do volante do motor e rolamento de encosto. Nos bi-massa, substitui-se também o volante do motor.

Offline Danhakhavro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Grand Scenic 3, Megane
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #11 em: 16 de Janeiro de 2020, 01:11 am »
Tenho estado a pesquisar sobre este meu problema e todos os sintomas que eu tenho no carro, sao derivados a falta de oleo pelo que consta em vários fóruns, zumbido a partir da 5a mudança, mudanças ficaram mais rijas para engatar, a embraiagem em subidas patina e quando a mesma patina aparece o aviso "sobreaquecimento da caixa de velocidades" e simplesmente o carro deixa de acelerar, ou seja tenho de desligar esperar 5min e voltar a ligar. Pelo que tenho pesquisado, todos estes sintomas são derivados a falta de oleo. Uma questão, existe algum filtro de oleo na caixa de velocidades?

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Renault Grand Scenic III - Volante bimasa/embraiagem
« Responder #12 em: 16 de Janeiro de 2020, 16:43 pm »
se tens caixa automatica pode ser ou falta de oleo ou esse  já não estar a fazer a função dele...