Autor Tópico: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu  (Lida 221268 vezes)

Xmarine

  • Visitante
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #180 em: 13 de Setembro de 2015, 01:07 am »
Ou então basta o ricardocastro ler 2 posts atrás quando colocou exactamente a mesma questão e lhe responderam :laugh:

Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #181 em: 24 de Janeiro de 2016, 17:58 pm »
Vou dar o meu feedback em relação à pressão dos pneus recomendada e "inventada".

Clio III phase1, dCi70, com pneus 185/60/15. Pressão recomendada, 2.3 bar à frente, 2.0 atrás. Durante uns tempos (anos) andei com a pressão a 2.5/2.2, porque era o recomendado no dCi75 do phase2. Na altura andei a pesquisar, e não consegui encontrar nenhuma justificação que levasse a Renault a fazer uma alteração algo significativa em modelos muito similares em termos de peso, suspensão, etc.

Experimentei estas novas pressões (2.5/2.2), e no comportamento não notei nada de especial. Nos consumos, talvez tenha baixado qq coisa, mas nada de significativo. Onde notei diferenças, foi no desgaste do pneus, à frente o pneu esquerdo comia por fora, e atrás comiam também por fora, O pneu frente direito tinha um desgaste muito ligeiro ao centro, como seria de esperar. Gastei dois jogos de pneus (2 x 4 pneus) e foi alinhado 4 vezes, nestas 4 vezes sempre me disseram que a afinação que levou não era significativa e o motivo do desgaste anormal só podia ser da suspensão.

Recentemente levou mais 4 pneus, desta vez usados ou semi/novos. Encontrei um bom negócio por uns pneus que estavam praticamente novos, com muuuuito piso, sem qualquer indicio de estarem ressequidos, e de marca conceituada. Calhou também conhecer o dono da casa de pneus e ele dar uma garantia do bom estado dos pneus (vale o que vale, mas ok). Adiante, desta vez voltei à pressão recomendada (2.3/2.0) já fiz cerca de 5000 kms com eles, e o desgaste parece-me agora uniforme. Vamos ver mais para a frente se se mantém assim.

A nível de suspensão está tudo bem, dinamicamente não noto qq diferença em relação a outro Clio igual, e o mestre Caçoila também não me indicou que estivesse algo mal.

Offline And007

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 22
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #182 em: 30 de Junho de 2016, 18:55 pm »
tenho um Clio IV DCI 90cv onde lhe alterei o tamanho dos pneus para 205/50 r17, qual a pressão recomendada para eles?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #183 em: 01 de Julho de 2016, 11:08 am »
Para os 205/45R17 que tenho no meu Clio IV, o indicado é de 2.4... No entanto, e por conselho do tipo da casa de pneus onde troquei os pneus, ele aconselhou-me 2.5.

Offline And007

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 22
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #184 em: 01 de Julho de 2016, 15:34 pm »
2.4 frt e trás? Mas isso é para essa medida para a medida que quero também é essa?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #185 em: 04 de Julho de 2016, 08:15 am »
Tendo em conta que terás um medida de perfil praticamente igual diria que poderás usar os 2.4 à frente e atrás, mas nada como ir a uma casa de pneus e como quem não quer a coisa perguntas a pressão indicada ;)

Offline PPires

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Almada
  • Mensagens: 20
  • Garagem : Clio 1.2 Tech-Road
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #186 em: 03 de Setembro de 2016, 22:15 pm »
Boa noite. Comprei, recentemente, um Clio de 2001. As medidas dos pneus são 175/65/R14. Fui ver ao manual e apenas vem uma pressão, 2.8 frente e trás. Estranhei. Achei muito! A pessoa que me vendeu o carro diz que colocava à frente 3.0 e atrás 2.8. Quando não é o meu espanto e vejo nas vossas fotos iniciais com as pressões correctas que para o meu carro seria 2.1 à frente e 1.9 atrás. É uma diferença enorme.

Confirmam-se estas pressões? Obrigada.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #187 em: 04 de Setembro de 2016, 02:11 am »
Isso também é pouco, 2.2 ou 2.3 a frente e 2.1 atrás. Eu no meu uso 2.5 a frente para evitar o desgaste lateral do pneu e 2.1 atrás.

Offline nando79

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: porto
  • Mensagens: 4
  • Garagem : clio
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #188 em: 07 de Novembro de 2016, 15:26 pm »
 boa tarde,

se me poderem ajudar numa duvida, tenho um clio dci 2015, e a uns dias para cá aparece se o sinal de pressão dos pneus, tive a ver a pressão e o recomendado (na porta condutor na lateral tem la os valores) era 2.2 a frente e 2.0 atras.. assim o fiz , coisa que acho k já estava.. fiz a re calibragem  ao que o sinal de aviso de pressão dos pneus saiu, mas passado alguns kms voltou.. Os penus estao a pressão recomendada e a olho tmb estao cheios.. O que poderá ser? alguma haveria em algum sensor? e se devo me preocupar e ir a oficina o quanto antes??
cumprimentos ,
Nando

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #189 em: 09 de Novembro de 2016, 16:34 pm »
Para os 205/45R17 que tenho no meu Clio IV, o indicado é de 2.4... No entanto, e por conselho do tipo da casa de pneus onde troquei os pneus, ele aconselhou-me 2.5.
2.4 frente e trás? Medo.... Atrás é sempre menos!
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline MauroTM

  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
  • Mensagens: 1717
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #190 em: 09 de Novembro de 2016, 17:04 pm »
Deixo aqui o meu feedback.

Renault Clio III Fase II medida 185/60 R15.

2.3 à frente e 2.0 a trás (pelo que eu opto por colocar 2.4 à frente visto que as laterais destes Continental são muito moles e um barzito a mais desacelera esse desgaste).
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #191 em: 09 de Novembro de 2016, 17:05 pm »
Ou não, nos comerciais é comum ter a pressão atrás igual À frente divido ao facto de transportar mais carga que um de passageiros.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #192 em: 09 de Novembro de 2016, 17:10 pm »
Mas qual que, estamos a falar de um clio 4! Ora eu estou a falar de um ligeiro de passageiros não de uma carrinha de caixa aberta!
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #193 em: 09 de Novembro de 2016, 23:52 pm »
Sim, eu sei, e até posso acrescentar que há carros que recomendam maior pressão atrás que À frente, quando carregados, e são ligeiros de passageiros ;)

O facto de andar com pressão mais elevada atrás, não é assim tão prejudicial, reduz consumos e proporciona um desgaste mais homogéneo do pneu , mas pode também retirar algum conforto, pois torna a traseira do carro mais rija em relação Às irregularidades do terreno.



Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #194 em: 10 de Novembro de 2016, 10:39 am »
O Clio I é um bom exemplo dum carro cuja pressão recomendada é mais elevada atrás.