Àrea Tecnica > Motor

Oleo Elf Recomendado por tipo de motor

<< < (255/256) > >>

alvaro carvalho:
Bom dia a todos.
Comprei agora um Clio 4 Sport Tourer 0.9 gasolina de 90cv, e nao encontro informaçao qual o oleo recomendado e de quantos em quantos kilm se deve mudar e anos.
Assim como a correia,  de acessorios filtros etc.

Se algumem puder ajudar ou indicar um link com essa informaçao, agradecço.
Cumptos

MARCELO CAMPOS:
Olá amigos. Boa tarde.

Andei lendo o tópico e suas diversas respostas.
Tenho uma Renault Megane 2008 1.5 dci 106cv.
Após ler e reler o manual de manutenção dela, pesquisar na Net etc, até agora não achei uma resposta plausível para que óleo devo usar nela.
O que tenho são parâmetros básicos mas nada definitivo tal como:

VISCOSIDADE: 5W40 ou 5W30
ESPECIFICAÇÃO: RN0720 (para viatura c filtro de partículas) ou RN0710 (para viatura sem filtro de partículas)

Problema maior que vejo é como o manual não é objetivo pelo contrário, ele mostra uma gama de motorização e tipos de óleos mas nada específico para aquele motor propriamente dito, o que acaba confundindo mais ainda aqueles mais inexperientes.

A maior incógnita seria saber se o veículo tem ou não filtro de partículas pois aí a coisa muda.

Se não tiver o tal filtro, o valor de um óleo ELF gira em torno de 35 a 45€. Caso o tenha o valor dobra. Uma coisa absurda pq até há pouco tempo se comprava óleo pela viscosidade e pela classificação API nada mais. Hoje é tanta classificação, especificação que acaba sendo uma sopa de letrinhas. E essas letrinhas acabam por ditar o valor final do produto.

A minha única dúvida é se meu carro tem ou não o tal filtro e caso não o possua se o ELF SXR 900 5W40 seria a escolha ideal?

A carrinha está atualmente com 154800km aproximadamente sendo que apesar dos intervalos de troca serem absurdamente altos ao meu ver, 15000 podendo chegar até 30000km, pretendo fazer-los em um intervalo menor tal como 7500 em 7500km. Exagero? Sim e não pq uma coisa que vi em muitas viaturas aqui foi a formação de borra interna devido ao intervalo prolongado entre trocas.

MARCELO CAMPOS:
Olá novamente.

Apenas uma última observação. Usei com sucesso óleo e aditivo para óleo da Liqui Moly no meu carro anterior. Como está carrinha é a Diesel e mais moderna mecanicamente, estou propenso a usar o aditivo de óleo da Liqui Moly MOS2, sendo um redutor de atrito. Está composição já é bastante conhecida antes sendo produzida pela MOLYKOTE.

É isso, peço desculpas por ser um texto longo mas é isso.

Agradeço a todos daqui.

Marcelo

MARCELO CAMPOS:

--- Citação de: alvaro carvalho em 08 de Outubro de 2022, 11:46 am ---Bom dia a todos.
Comprei agora um Clio 4 Sport Tourer 0.9 gasolina de 90cv, e nao encontro informaçao qual o oleo recomendado e de quantos em quantos kilm se deve mudar e anos.
Assim como a correia,  de acessorios filtros etc.

Se algumem puder ajudar ou indicar um link com essa informaçao, agradecço.
Cumptos

--- Fim de Citação ---

Olá. Essa questão de manuais com cada vez menos informações já é prática recorrente independente do fabricante.

Mas vamos lá. Você já procurou com calma no manual de revisão e manutenção? No meu caso aqui a carrinha veio com 4 manuais. Um deles possui as informações apenas para óleo e aí da assim bem confusas.

Espero ter ajudado

Marcelo

Ganzado75:
e fazerem o registo no my renault.. la diz os kilometros e o que devem mudar.. so uma ideia pelo menos... :happy: :happy:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa