Autor Tópico: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel  (Lida 25297 vezes)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« em: 24 de Fevereiro de 2017, 12:31 pm »
Uhm... Vamos brincar com numeros?

A comparação é feita com o mesmo acabamento (confort) e compara o 0.9 TCE com o 1.5 DCI. Ambos tem 90cv.

Os valores de custo são os anunciados no site. Os valores de consumos são definidos por mim.

Atenção, não estou a ter em conta os custos de manutenção, porque não disponho desses dádo, nem as despesas inicial de transporte e administrativas.


Dacia Logan MCV


preço carro (A) + (preço combustivel (A) x (consumo médio (A)/100) x n km) = preço carro (B) + (preço combustivel (B) x (consumo médio (B)/100) X n km)

n.º de kms = ?

Gás Vs Gasolina
                            Gás           Gasolina
preço                 12550€      11850€
preço combustivel   0,634€      1,474e€
consumo L/100km      9 l                      7 l

Gás VS Gasolina -> Ponto de viragem - 15.178 km
 

Conclusão: A partir de 15.178 kms compensa o gás


Diesel vs Gás

   com gasoleo      gás
         
preço                 15350€      12550€
preço combustivel   1,35€            0,634€
consumo L/100km      4 l                  9 l
         
Gás VS Diesel -> Ponto de viragem -   915.033 kms     SIM 915 MIL Kms


Conclusão: A partir de 915.033 kms é que compensa o gásoleo

E é preciso que um 1.5 Dci faça 900 mil kms....

Por favor venha um a gás!




Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:06 pm »
Uma pequena adenda para as estimativas. Normalmente usa-se o coeficiente de 1.3 para a extrapolação do consumo de gasolina para GPL.
Também deverás colocar um valor fixo de gasolina de acordo com a quilometragem. Por exemplo, 20€ para a média de quilómetros mensal.
Tecnicamente seria de 9.1, baixará um pouco a quilometragem mas não deixa de dar vantagem ao GPL.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:14 pm »
Boas
Tudo muito bonito, sim senhor!

E o resto?
O carro em força, em carrego, em viagem???

O motor a gasóleo tem o binário muito mais disponível a baixas rotações, aguenta muito melhor as recuperações que o motor a gasolina e é necessário ter em linha de conta o carro.
Esse motor 0,9 num sandero ou clio até pode ser mas num carro maior, mais pesado não é a mesma coisa e nem os consumos (mas aqui até o a diesel o considero muito optimista) e mesmo se o carregarmos e formos 4 pessoas dentro deles com bagagem...!

Nos captur há users a reclamar de consumos acima de 10l com esse motor (e sejamos honestos e falemos de andamentos normais e não cá "treinos de bancada")
Se nos pusermos a falar do 1.2 com 130cv já a conversa será outra claro (a propósito há? de origem bi fuel o 1.2 no megane por exemplo? Parece-me uma opção mais racional)

Quanto a mim há sempre outra questão importante que é a utilização que esperamos ter do carro, escolhemos o mais económico, o mais barato e depois ve-mo-nos na situação que o carro não desenvolve, é um castigo andar com ele.

Cumprimentos

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:29 pm »
Desculpa mas acho que as contas estão mal feitas.

Então se o diesel gasta quase o mesmo ao quilómetro que o a gaz, sim porque o gasóleo é ligeiramente o dobro do preço do gás, (1,35 versus 0,634) mas gasta menos de metade dos litros aos 100, (4l/100 o diesel e 9l/100 o a gás) como pode dar esses números?...(915 mil klm)

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:45 pm »
Não há volta a dar, o gpl, em termos de custos é o que compensa mais.

jotaagá, esse tipo de argumento é o típico do pró-diesel. É tudo blablabla, quem manda é a caixa de velocidades.

Tu podes ter dois carros exactamente iguais, motor exactamente igual e  caixas de velocidades diferentes, e só pelo facto de haver diferenças na relação de caixa, um ter muito mais andamento que o outro.

Normalmente o motor diesel é utilizado para esforço (cargas) apesar de ultimamente é utilizado para tudo e mais alguma coisa. Enquanto que o motor a gasolina é um motor muito mais despachado.

Num carro a gasolina consegues fazer o mesmo que um carro a diesel, tens é que usar melhor a caixa.

Por exemplo o dacia duster, tens varias motorizações quer a gasolina quer diesel, no entanto a versão a gpl é o 1.6 .
É evidente que a relação motorização-veiculo deve estar devidamente proporcional, mas as questões fiscais de cada país e relação oferta-procura também têm uma palavra a dizer.
Por isso em portugal, não é de estranhar que apareça um 0.9 num carro em que o ideal seria um 1.2 ou 1.6 .
Agora, a mania que as pessoas tem que qualquer carro tem que ser um semi-desportivo é que também está mal. Para um carro citadino, qual a necessidade de fazer grandes arranques ou ter uma velocidade de ponta elevada?
Porque querer que um diesel, tenha o mesmo desempenho de um desportivo a gasolina??
Ou um diesel, cheio de mariquices por causa da poluição e depois querer fazer um estilo de condução inadequado às mariquices que tem?

São coisas que não se entendem, mas é o que o mercado quer e os construtores a única coisa que fazem é por os carros ao gosto do cliente.

No caso do gasolina/gpl vs diesel, quem escolher por exemplo um comercial para cargas, evidentemente que não irá escolher ou utilizar um motor que está vocacionado para um citadino, por exemplo.


Tendo em conta o exemplo apresentado, e mesmo noutros, o preço do combustível compensa, mesmo que seja o dobro do consumo de um diesel. Alem disso, o custo da tecnologia dos motores a gasolina é substancialmente mais barata que
a tecnologia dos diesel. Só esses dois factores fazem com que a gasolina/gpl seja a favorita em termos de custos.





Alvaro, julgo que ele acrescenta o custo de amortização da diferença de preço entre as duas versões.


Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:28 pm »
Mas continuam as contas mal feitas, pois a diferença do diesel para gasolina é de cerca de 3500  a 4 mil euros em alguns casos menos.

Mas se comprares em segunda mão, como no meu caso, não há essa diferença.

Ex: eu dei por um Megane 1.5dci em 2015 com dois anos e meio, e 64 mil klm, 11980,euros.

Se quisesse comprar a gasolina seria quase o mesmo preço e ainda que teria de o adaptar a gás...

Eu já passei pelo gás(RENAUL21 1.7) e não fiquei convencido.

Mas cada um, como cada qual...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:36 pm »
Alvaro, a comparação é entre 3 dacias de motorização diferentes, mas com nível de equipamento igual , e novos à extreia. Não vamos trazer para a equação os usados, nem outras variantes.

Agora o rike1 tem que explicar melhor as contas para o pessoal perceber os valores melhor.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:58 pm »
Eu tenho o Dacia a GPL à quase à 1 mês e já começo a notar a diferença na carteira comparativamente a quando tinha o Clio... com metade do valor percorro os mesmos km's, e não ando a empatar o trânsito, tenho o mesmo ritmo de condução que tinha com o Clio

Não tenho nenhum carro com um motor por aí além, mas serve perfeitamente para o dia a dia ou para fazer uma viagem e até é despachado ao contrário do que muita gente possa pensar...




Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro de 2017, 19:05 pm »
Ok, Tony da Buzina.
Espero a explicação mais detalhada,  do ponto de viragem aos 915 mil klm!

Ou serão 95 mil?...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2017, 19:37 pm »
Eu tenho o Dacia a GPL à quase à 1 mês e já começo a notar a diferença na carteira comparativamente a quando tinha o Clio... com metade do valor percorro os mesmos km's, e não ando a empatar o trânsito, tenho o mesmo ritmo de condução que tinha com o Clio

Não tenho nenhum carro com um motor por aí além, mas serve perfeitamente para o dia a dia ou para fazer uma viagem e até é despachado ao contrário do que muita gente possa pensar...

Diz a verdade , que o carro não tem binário e que há mínima inclinação tens de meter a primeira para não ficares parado a meio da subida, arrancar com o carro carregado só em descidas. Além que só consegues dar 110 em quarta e com o vento a favor e por vezes vais no cone dos camiões para fazer consumos favoráveis. Porque toda a gente sabe que um diesel não é preciso encher o tanque, o gasóleo nasce lá como um verdadeira fonte. Normalmente os consumos são - 4L(menos 4) aos 100km.


Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2017, 19:37 pm »
Por acaso em andamento o 0.9Tce anda mais que o Dci (não muito mas anda). Exige é que se trabalhe mais a caixa (daí consumos mais elevados).

A gás é efectivamente mais económico que o diesel e mesmo a gasolina dependendo dos usos não fica muito atrás (mais pelo maior preço por litro).

Quem anda sempre a apertar pelo carro é que nota maior disparidade de consumos entre gasolina e diesel, em condução económica chega a ter pouca diferença.

Em viagem cheguei a fazer 4.8L/100kms reais com o meu clio 1.6 (CB indicava 5.0) e com o Dci fiz uns 4,5 reais (4.0 CB).

No entanto nestas contas podes aumentar o consumo do diesel em 1 litro e tirar 1 litro ao GPL que é mais real.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2017, 22:22 pm »
Esqueçam isso que o diesel tem os dias contados, gasolina e GPL são derivados do petróleo e vão durar mais tempo, mas não durarão para sempre.
O futuro, já o disse antes, é eléctrico. Seja com baterias, com pilha de combustível ou outra merd* qualquer que hão de inventar.

E o motor diesel tem um barulho mesmo fatela.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro de 2017, 22:35 pm »

Diesel vs Gás

   com gasoleo      gás
         
preço                 15350€      12550€
preço combustivel   1,35€            0,634€
consumo L/100km      4 l                  9 l
         
Gás VS Diesel -> Ponto de viragem -   915.033 kms     SIM 915 MIL Kms





Estás a exagerar a diferença dos consumos do diesel e do GPL. Numa situação onde o diesel faria 4L/100km (estrada aberta, sem trânsito), o carro a GPL não consome mais do dobro. Aí no pior dos casos o consumo do carro a GPL seria uns 6.5/7.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #13 em: 24 de Fevereiro de 2017, 22:41 pm »
Contas mal feitas, pelo facto de estarem exagerados os consumos, como já foi referido.

Carro a gasolina não se usa mais a caixa, a não ser que se conduza um 1.0 com 50cv em 1000kg de carro. Bem pelo contrário. Um turbo diesel, é um motor que na sua grande maioria, ou bem que tem uma caixa muito bem escalonada, TGV e cilindrada equilibrada para o peso do carro ou chega a ser desagradável de conduzir, pela sua curta faixa de rotação na sua utilização. O maior binário é treta, porque na grande parte dos motores, o binário abaixo das 1500rpms é uma anedota. E o valor máximo mais generoso é apenas um pico ali perto das 2000rpms.

Num otto, a elasticidade e a linearidade, conjugado à grande faixa de utilização, é um motor muito mais disponivel, mais agradável de o usar. E já não falo dos sobrealimentados.

E depois vem a manutenção e problemas, que nos diesel, upa upa...

Mas Portugal, tal como o resto da Europa é que se rendeu aos diesel. Cada ano que passa e que vou a Lisboa, sinto a atmosfera mais poluída, vejo os edifícios mais enegrecidos. Que lástima a maioria não parecer muito importada com isso.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Dacia Gasolina Vs Gás Vs Diesel
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro de 2017, 00:15 am »
Como é lógico o rike1 comparou 3 situações limite. 3 carros exactamente iguais, mudando só o motor\combustivel.

E como é óbvio para fazer essa comparação como deve ser, teria de ser tido em conta os preços de tabela para cada um deles novo a sair do stand e têm de ser tidos em conta os valores de consumo anunciados pela marca(que sabemos que nunca são reais).

E sim, também me deu os cerca de 900mil km.

Basicamente há 2800Eur de diferença de compra.
O GPL gasta 5,71Eur/100km
O Diesel gasta 5,40Eur/100km

Portanto o Diesel gasta menos 0,31Eur/100km

Fazendo uma regra de 3 simples...
0,31Eur   <-> 100km
2800Eur  <->   x
x=(2800*100)/ 0,31 = 903226kms

Ou seja a recuperar 0,31Eur em cada 100km com o Diesel, só ao fim de muitos carros se recuperaria o investimento.

Mais uma vez, claro que para o cálculo tem de se pensar em valores anunciados pela marca, não aqueles que depois se fazem na realidade. Mas o certo é que efectivamente o Diesel começa a compensar muito tarde, quando comparado com o GPL.

Já agora o Diesel quando comparado com o Gasolina, compensa a partir dos 71138km.