Autor Tópico: Carro novo parado muito tempo  (Lida 1935 vezes)

Offline HardRic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 8
  • Quod Erat Faciendum
  • Garagem : Clio IV Fase II Limited 0.90 TCe
Carro novo parado muito tempo
« em: 30 de Março de 2020, 18:23 pm »
Boas tardes.
Dada a actual situação socio-economica, muitos de nós a faze-la cumprir, já não saio de casa vai para 3 semanas (com excepção para abrir porta às compras de subsistencia da mercearia proxima aqui de casa). Tenho um Clio IV 2018 gasolina, comprado novo, 0km, actualmente com 12.000km e parado com o mesmo tempo que eu. Sei que provavelmente não fará muito prejuizo à maquina por ser novo e pouco rodado, mas gostava de lançar discução e de saber das vossas opiniões/experiências, acerca de possíveis consequencias de o manter assim nesta condição e pelo tempo que ainda vai ser decretado ou seja até possivelmente final de Junho. Por vontade propria não pretendo quebrar o confinamento e não tenho ninguém proximo/confiança neste momento que mo possa fazer (até porque sou factor de risco e também não queria o carro a andar por aí...) e como tal não o pretendo tirar do lugar. Fazer liga-lo na garagem ao ralenti dia sim dia não? Só para manter o motor e peças em minima elasticidade? Será benéfico ou mesmo mais prejudicial do que nunca ligá-lo? Como será a melhor maneira de o manter parado tanto tempo? Receio a médio/longo prazo algumas consequencias, neste investimento feito com tao pouco tempo. Como estão a fazer com as vossas viaturas? Infelizmente nunca estivemos "parados" tanto tempo nas nossas vidas... Obrigado.

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #1 em: 30 de Março de 2020, 19:47 pm »
Mesma situação por cá mas dci 1.5  :laugh:

Por enquanto apenas o coloquei a trabalhar uma vez durante alguns minutos (ao ralenti) para evitar ficar sem bateria...

Também tou aberto a dicas  :tongue:

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #2 em: 30 de Março de 2020, 20:44 pm »
Normalmente um mês parado em condições constantes de garagem nada lhe fará. A bateria por alarmes e de si pode perder carga.
Existem módulos de manutenção de bateria quando os carros irão ficar parados por longos período.

Para porêm as coisas a circular. Pôr a trabalhar até à temperatura de serviço. Porém, é mais fácil a gasolina do que a diesel.

Mais de um mês parado creio que só sofre a bateria.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #3 em: 31 de Março de 2020, 13:09 pm »
Desligar a bateria é o que se pode fazer quando ficam parados muito tempo. Depois antes de voltarem a rotina normal, mudem o óleo, é que há a probabilidade de se acomular mais humidade no óleo,

Se andarem com ele um bocado, ou por só a trabalhar 1 vez por semana é mais que suficiente.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #4 em: 31 de Março de 2020, 15:56 pm »
Estamos todos a sofrer do mesmo :cry:

Offline HardRic

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 8
  • Quod Erat Faciendum
  • Garagem : Clio IV Fase II Limited 0.90 TCe
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #5 em: 31 de Março de 2020, 16:32 pm »
Obrigado pelas respostas dadas. Penso que o ralenti uma vez por semana, até a luz de temperatura fria apagar do painel, será o suficiente.
Caçoilauto, essas duas motos assim, perto do meu, tiravam-me o sono... Como é que estas a lidar com o teu?

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #6 em: 31 de Março de 2020, 17:27 pm »
O meu tem andado aí 1 ou 2 vezes por semana só para ir às compras, de resto também tem estado sempre parado na "garagem estrela"  :laugh:
Nunca 1 depósito de GPL me deu para tanto tempo  :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #7 em: 31 de Março de 2020, 18:03 pm »
Epah no meu caso ao ser o dci 1.5, deixar ele atingir a temperatura é "impossivel" ao ralenti.

@Caçoilauto porra, ter um bicho desses na garagem e não o poder usar, até eu sinto a tua dor LOL  :cry:

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #8 em: 01 de Abril de 2020, 09:14 am »
Eu tenho o meu Clio IV Tce parado no fundo da garagem debaixo da cobertura há uns bons 15 dias.
A ver se este fim de semana o coloco a trabalhar e ando com ele pelo menos dentro da garagem.
Caçoilauto… isso já ultrapassa a definição de sofrimento!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #9 em: 02 de Abril de 2020, 12:16 pm »
Desligar a bateria é o que se pode fazer quando ficam parados muito tempo. Depois antes de voltarem a rotina normal, mudem o óleo, é que há a probabilidade de se acomular mais humidade no óleo,

Se andarem com ele um bocado, ou por só a trabalhar 1 vez por semana é mais que suficiente.

Atenção que eu falo em mudar o óleo só quando o carro passar vários meses assim, 1 mês parado não faz mal nenhum, o pior é que não sabemos quanto tempo vai durar esta "quarentona".  :laugh: :laugh:

Como eu sou daqueles que por questões profissionais sou obrigado a ter que circular, continuo a fazer 300 a 600km por semana quando não é mais, por isso não estou muito preocupado com isto.

Offline 2 lagunas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Laguna 99 1.6GPL e 1.9dci 05
Re: Carro novo parado muito tempo
« Responder #10 em: 05 de Abril de 2020, 20:51 pm »
Vais fazer compras ao supermercado mais distante da tua residência e resolves o problema.