Autor Tópico: Perigo gripagem de motor  (Lida 123116 vezes)

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #60 em: 16 de Dezembro de 2019, 13:51 pm »
Pouco ou nada há a fazer quanto a EGR a não ser fazer una limpeza a cada 100 mil km para evitar o acumular de carvão fora isso só a velha máxima mudança de óleo e filtros a tempo e horas ...
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2019, 16:11 pm por luisnogueira »

Offline CarlosGuedes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Megane III Grandtour 1.5dci Phase II Start&Stop
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #61 em: 16 de Dezembro de 2019, 15:26 pm »
Pois mas o anormal é que o carro ainda nem fez um ano e ainda só fiz 30,000 km com ele. Foi comprado usado e sou o primeiro dono português, sendo este importado da alemanha se não me engano.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2019, 16:11 pm por luisnogueira »

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #62 em: 16 de Dezembro de 2019, 16:12 pm »
Ainda não fez um ano nem 30000kms na tua mão, mas presumo que tenha mais que esses 30000kms ao longo da vida, não?

Offline CarlosGuedes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Megane III Grandtour 1.5dci Phase II Start&Stop
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #63 em: 16 de Dezembro de 2019, 17:07 pm »
Claro que tem, ele de momento está com 143,000 tendo vindo para a minha mão com 114,000.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2019, 21:25 pm por luisnogueira »

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #64 em: 16 de Dezembro de 2019, 22:03 pm »
Se eventualmente tivesse sido limpa aos 100mil km que te falei não "bloqueava" tens aí a confirmação que a informação que te dei não estava de todo incorrecta.
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2019, 09:03 am por luisnogueira »

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #65 em: 17 de Dezembro de 2019, 09:04 am »
Isso também é muito relativo andré... depende muito do tipo de percursos e muitos outros factores. Andam por aí muitos carro e com muitos mais kms e nunca a EGR foi mexida...

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #66 em: 17 de Dezembro de 2019, 10:16 am »
Exatamente, Luís.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #67 em: 17 de Dezembro de 2019, 13:45 pm »
Isso também é muito relativo andré... depende muito do tipo de percursos e muitos outros factores. Andam por aí muitos carro e com muitos mais kms e nunca a EGR foi mexida...
Também não disse que se não se limpar a cada 100mil km a EGR avaria o user perguntou o que podia fazer para evitar problemas a limpeza a cada 100mil evita potenciais problemas a minha fez 280 mil sem ser limpa e nunca deu problemas (estava suja que doía mas estava a funcionar)  só foi limpa aquando da mudança do turbo.

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #68 em: 17 de Dezembro de 2019, 20:55 pm »
Tenta confirmar os kms do carro...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #69 em: 17 de Dezembro de 2019, 23:06 pm »
Independentemente dos km que fez ou que tenha, uma coisa é certa, percursos curtos, causam o entupimento da egr.
A solução é fazer limpezas de vez em quando, 100 mil km, pode ser pouco ou demasiado, e isso vai depender do tipo de percursos que o carro faz.

Offline Pedrovieiramix

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 7
  • Garagem : Renault Megane sport tourer 1.5 dci bose edt 110 cv
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #70 em: 10 de Junho de 2020, 08:37 am »
Boas malta.
Efectuei a mudança da distribuição completa e revisão com troca oleo e filtros todos!

Kit Distribuição Power Gates (Tensor, Bomba Agua, correia)
Anticongelante Swagg


Oleo Valvoline 5w30
Filtro Ar purflux
Filtro Habitaculo Purflux
Filtro Oleo Purflux
Filtro Gasoleo Purflux


Tudo às mil maravilhas....

Passados uns dias aparece-me a mensagem no CB - PERIGO GRIPAGEM DO MOTOR.

Efectuei diagnostico do meu portatil com programa DELPHI e não me aparece qualquer codigo avaria....

Mensagem desaparece, e depois volta a aparecer.....


Alguem com o mesmo problema ou que tenha resolvido, ou conhecimento de algum parceiro onde possa fazer um diagnostico como deve ser ao carro?


OBRIGADO!
PedroVieiraMix

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #71 em: 10 de Junho de 2020, 22:55 pm »
Pedro, dá uma vista de olhos neste tópico que já tem muita informação.

Quanto a parceiros do fórum, tens a Caçoilauto na Amadora - https://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0

Offline dand25

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: santarem
  • Mensagens: 41
  • Garagem : megane 3
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #72 em: 21 de Junho de 2020, 22:19 pm »
O meu megane 3 de 86 cvs acendeu hoje este aviso em andamento em estrada nacional, o mais estranho é que acendia avisava e apagava e voltava a acender passado 2 ou 3 minutos, andei assim ums 4 ou 5 kms enconstei e chamei reboque para nao arriscar mais, o estranho é que o comportamento do carro par3ceu-me completamente normal, do que podera ser? Esta ainda nao tem fap.

Offline scrapie

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #73 em: 15 de Abril de 2021, 08:59 am »
Acompanho esta thread há alguns anos, desde que me deparei com a mesma mensagem "Perido de Gripagem de motor" na minha Megane 3 1.5 :police: :police:
Os diagnósticos e reparações foram feitos na Vesauto:

Gripagem de motor versão 1
- 2 injectores danificados e mais 1 já com erros/avisos

Gripagem de motor versão 2
- Ficha/cabelagem para o motor danificada (na altura fiquei tão contente de só pagar 1/2 hora de mão d'obra que nem quis saber que ficha/cabo era :angel:

Gripagem de motor versão 3
- Filtro particulas obstruido + Oléo diluido (esta já é certamente fruto do COVID, passei de 150km diários de AE para 5Km em cidade :evil:


Para concluir, e em termos de alterações no comportamento do carro, só mesmo desta vez do FAP é que notei alguma "falta de resposta", parecia que patinava entre mudanças, até já andava há umas semanas a pensar "a minha embriagem qlqr dia vai de galheto"

Offline fmnamado

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Megane ST 2014
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #74 em: 23 de Novembro de 2021, 15:03 pm »
Boa tarde a todos,
Pois bem tocou-me a mim. Megane 3 Gt Line de 2014 com cerca de 90000km, manutenções em dia (?).
Na passada sexta-fera ia a 150 com cruise control activo numa ligeira subida. Senti um leve engasgo, uma pequena perda de potência como se tivesse dado um ligeiro toque no travão. Logo de seguida todas as luzes ligam no painel, a STOP vermelha, a chave amarela, e a vermelho PERIGO GRIPAGEM DE MOTOR no lado direito. O carro perdeu toda a potência, rapidamente para 70kmh, foi o tempo de encostar e chamar a assistência em viagem. Do que me lembro de cabeça, no mesmo sítio do “gripagem de motor”, deu várias mensagens, verificar ESC, verificar mais não sei o quê, mudou rapidamente, mas eram umas 2-3 coisas diferentes ou mais.
Como disse o carro não tinha absolutamente nenhuma força, era como se estivesse em 5ª ao ralenti.
Ao encostar deixei estas uns segundos a trabalhar e de seguida desliguei o motor.
Esteve algum tempo com os 4 piscas ligados, quando veio o reboque e coloquei a chave na ranhura sem ligar o motor (este modelo não tem o keyless), ligou o perigo gripagem de motor e bateria fraca. Tanto o bateria fraca pode ter ficado por causa de algum tempo com os piscas, como ela podia já estar no limite de dar a mensagem (o carro tem andado muito pouco) e com os piscas ter ido ainda mais abaixo.
Foi rebocada e estou à espera que ma entreguem para ir claro está, à máquina.
Já li várias coisas que pode ter sido, aqui e em outros sítios: bateria, alternador não carregar a bateria, injectores, FAP, EGR, algum mau contacto qualquer sabe-se lá onde, etc.
Sendo eu um completo leigo em mecânica e não estando vocês com a viatura à frente, o que me poderá esperar e qual o seu custo médio de cada potencial avaria? Para ver se não sou comido por lorpa…
Estas avarias com a máquina descobrem-se e resolvem-se a 100%?
Muito obrigado a todos!