Autor T√≥pico: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -  (Lida 32603 vezes)

Offline Ganzado75

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #225 em: 19 de Maio de 2021, 01:08 am »
fico triste pela tua situação.. tenho uma colega minha que com um dacia anda numa cegada com eles a 3 anos e ja vai para tribunal com eles... começo é a pensar que o teu carro tem outra coisa ai que arrebentar com isso dos pedais embraiagem e afins... e eles vai lá por palpites.... em ves de tirar tudo fora e montar tudo novo andam a testar... mas ja enjoa....

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #226 em: 19 de Maio de 2021, 07:25 am »
O funcionamento do sistema até simples, são embolos a deslocar líquidos.
Se a pressão exercida no pedal não fizer deslocar o embolo que empurra a prensa da embraiagem das duas uma, ou o liquido escapa-se para o deposito, passa pela membrana do embolo da bomba do pedal ou vem para a rua, seja através dos tubos ou do embolo da embraiagem, ou então a dilatação dos tubos que diminui a quantidade de liquido deslocado.
Outra hipótese é a entrada de ar.

Tenta observar o comportamento do liquido dentro do deposito quando se carrega no pedal  embraiagem. Supostamente em repouso o circuito est√° cheio, e ao pressionar o pedal ele vai deslocar o liquido em direc√ß√£o ao embolo da embraiagem, quando deixas de pressionar o pedal o liquido recua. Se n√£o houver perdas o n√≠vel mant√©m-se est√°vel.
A regra ser√° o embolo do pedal deslocar a quantidade de liquido suficiente para accionar o embolo da embraiagem, nem a mais nem a menos. Por isso ao pressionar o pedal o embolo da embraiagem tem que se deslocar proporcionalmente.
 

Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #227 em: 19 de Maio de 2021, 11:20 am »
fico triste pela tua situação.. tenho uma colega minha que com um dacia anda numa cegada com eles a 3 anos e ja vai para tribunal com eles... começo é a pensar que o teu carro tem outra coisa ai que arrebentar com isso dos pedais embraiagem e afins... e eles vai lá por palpites.... em ves de tirar tudo fora e montar tudo novo andam a testar... mas ja enjoa....

Eles j√° trocaram tudo e mais alguma coisa.
Aliás, levou muitas peças que nem eram necessárias mas tinham de tentar.

Esse problema da tua amiga na Dacia, é algo similar ao meu?

Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #228 em: 19 de Maio de 2021, 11:50 am »
Se a pressão exercida no pedal não fizer deslocar o embolo que empurra a prensa da embraiagem das duas uma, ou o liquido escapa-se para o deposito, passa pela membrana do embolo da bomba do pedal ou vem para a rua, seja através dos tubos ou do embolo da embraiagem, ou então a dilatação dos tubos que diminui a quantidade de liquido deslocado.
Outra hipótese é a entrada de ar.

Eu iria mais por ai; a dilatação dos tubos que diminui a quantidade de liquido deslocado, até porque a quente nota-se o pedal mais duro, e normalmente é quando acontece a situação da perda de pressão, ainda que uma das vezes aconteceu a frio, logo de manhã, quando liguei o motor.
Uma das situa√ß√Ķes que noto, √© quando o pedal est√° mais duro, se ficar a pressionar bem at√© ao fundo e com press√£o forte durante uns segundos, o pedal fica mais leve, ainda que posteriormente o pedal fica com um fosso inicial ao ser pressionado.
√Č tudo muito estranho, de facto parece ter a ver com press√£o.
Quanto à entrada de ar que dizes, de onde poderá vir??? O circuito é sangrado, fica porreiro mas rapidamente volta ao mesmo.
Tenho ideia que da √ļltima vez que trocaram a tubagem, os bicos (acho que √© assim o nome) foram em metal e n√£o em pl√°stico; ser√° que tem influencia no caso??

Obrigado pela ajuda :)


Offline Sls a GPL

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #229 em: 19 de Maio de 2021, 13:01 pm »
As entradas de ar √© mesmo pelas uni√Ķes, aquele sistema de engate r√°pido pode n√£o ser suficientemente estanque.
O ideal seria tubos met√°licos e uni√Ķes de rosca.
Faz-lhes essa sugest√£o.

Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #230 em: 19 de Maio de 2021, 23:10 pm »
E é possivel alterar o sistema??
Existem à venda essas tubagens, e qualquer mecànico pode efectuar essa alteração?
 
« √öltima modifica√ß√£o: 20 de Maio de 2021, 07:35 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #231 em: 20 de Maio de 2021, 07:47 am »
"Tudo" é possível basta haver vontade.

A questão é que isso é um problema que não se sabe a origem, por isso tem que ser por tentativa e erro.
Este tipo de alteração requer alguma bricolage, pois não há peças feitas à medida.
Seria necess√°rio colocar rosca na bomba do pedal e na bomba da embraiagem ou ent√£o manter as liga√ß√Ķes originais e adaptar dai para a frente e colocar um tubo que n√£o dilata. Algo √† semelhan√ßa das tubagens dos trav√Ķes, mas tamb√©m tem que ser feito de maneira que a tubagem tenha flexibiliza√ß√£o para absorver as movimenta√ß√Ķes do motor.

Não é qualquer oficina que faz isto, no entanto se propores uma solução destas na oficina onde tens o carro, talvez ajude a eles a encontrar uma solução, ou que a possam por em prática.

Offline Ganzado75

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #232 em: 21 de Maio de 2021, 00:52 am »
Eles j√° trocaram tudo e mais alguma coisa.
Aliás, levou muitas peças que nem eram necessárias mas tinham de tentar.

Esse problema da tua amiga na Dacia, é algo similar ao meu?

não amigo o dela é um problema eletrico que como o carro parado conta quilometros e com o carro a trabalhar tem espasmos no quadrante...

Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #233 em: 25 de Maio de 2021, 17:28 pm »
não amigo o dela é um problema eletrico que como o carro parado conta quilometros e com o carro a trabalhar tem espasmos no quadrante...

Sim, j√° tinhas falado nisso.
De facto é uma situação bem chata, e desse modo não consegue controlar os kms efectuados e ainda leva com luzes de árvore de natal à frente dos olhos.
Quanto ao meu caso, falei hoje com a oficina. Irei l√° novamente para avaliarem e assim decidirem o que fazer.


Offline Pedrob

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #234 em: 25 de Maio de 2021, 17:58 pm »
Isso já me cheira a incompetência

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Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #235 em: 25 de Maio de 2021, 18:07 pm »
Isso já me cheira a incompetência

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Boas Pedrob,

Na realidade este problema nunca foi verificado por outro concession√°rio, quero acreditar que n√£o seja de f√°cil resolu√ß√£o; para todos os efeitos foi praticamente sempre acompanhado por engenheiros da Renault. Neste momento, o problema que a carrinha apresenta n√£o parace ser exactamente o mesmo desde o inicio, embora ainda mantenha alguns sintomas. Desde que foi substituido o receptor / bomba secund√°ria da √ļltima vez, aquele ru√≠do avassalador desapareceu, ainda que habitualmente se note que a quente, o pedal fique um pouco mais duro mas n√£o tanto como antes. O principal problema neste momento √© mesmo a press√£o, ou melhor, a falta dela, sendo que o pedal apresenta nitidamente um fosso inicial.
 

Offline Rafael Alexandre

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #236 em: 07 de Junho de 2021, 14:52 pm »
Boas,

Tenho novidades sobre o até agora "eterno" assunto sobre o sistema de embraiagem.

Decidi voltar a visitar um fórum "de nuestros hermanos", no qual estou registado.
No ano passado tinha criado um post sobre este problema.

Antes de mais, convêm referir que o problema não é exclusivo da minha carrinha.
Se inicialmente se julgou que fosse, posso garantir que h√° mais casos, com sintomas iguais e parecidos.

Supondo-se que a chatice está no receptor da bomba secundária, fiquei esclarecido neste fórum. Aqui vai:

Inicialmente, a marca aplicava um receptor com uma referência terminada em 74R, e como se sabe, sem sucesso.
Então em Agosto passado foi aplicado na minha carrinha a referência .....45R, tendo o ruido desaparecido por completo mas com alguns outros sintomas que permaneceram, e ainda acresceu mais um problema, o pedal perder pressão (quase total) algumas vezes, e na maioria do tempo, apresentar um fosso inicial, portanto, sem pressão até aproximadamente 1/3 do pedal.

Segundo consta no fórum, a partir do final de 2020, a marca decidiu trocar o receptor .....74R pelo 22R, e efectivamente há vários relatos que afirmam ter ficado com o problema resolvido. Todos aqueles a quem lhes substituíram por esta referência, ficaram definitivamente livres da chatice.
Espero que a chave esteja nesta nova descoberta.
2 anos e 8 meses, parece que é tempo mais que suficiente para terem chegado à solução.

Na próxima semana, irei reunir com o concessionário, e expor esta situação. Agora não há como fugir a esta evidência, pois certamente a marca já tem o devido feedback por parte daqueles a quem aplicaram esta nova referência.






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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #237 em: 08 de Junho de 2021, 13:17 pm »
Agora é só ver se se confirma.

Offline Sls a GPL

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #238 em: 10 de Junho de 2021, 00:03 am »
J√° agora, fica aqui mais uma ajuda... O gajo √© um artista, mas tem bastante informa√ß√£o √ļtil para quem gosta de mexer em caixas de velocidades.

https://www.youtube.com/watch?v=_vWDoHYJyLg
« √öltima modifica√ß√£o: 10 de Junho de 2021, 00:04 am por Sls a GPL »

Offline Pedrob

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Re: Megane IV GTLine - Problema de Juntas -
« Responder #239 em: 14 de Junho de 2021, 22:09 pm »
Boa sorte com isso.
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