Autor Tópico: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina  (Lida 1545 vezes)

Offline Sergiosky9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Angra do Heroísmo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Clio IV
Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« em: 19 de Novembro de 2021, 10:37 am »
Bom dia família,

Comprei a semana passada um Renault Clio 4, 1.2 Gasolina 75cv e tenho andado a reparar que é um carro não económico de todo, ou há algo de errado.
O carro na arrancada desenvolve pouco, nas subidas numa 3a morre, consumos médios é o que mais assusta.. média 14l/100  :huh:

 :huh: :huh:

Alguém me sabe dizer se isso é normal, ou se realmente está errado e há  alguma solução?

Cumps,
Obrigado

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #1 em: 19 de Novembro de 2021, 12:56 pm »
O motor tem pouca potência para o carro em questão, o que te vai obrigar a puxar mais pelas mudanças antes de meteres uma acima.

Da mesma forma, quando chegares a uma subida acentuada, o mais provável é teres de reduzir para conseguir manter a velocidade.

Que tipo de percursos costumas fazer?

Já andei com um carro a gasolina atmosférico de baixa cilindrada e potência na Madeira (Punto 1.2 69cv), e fez consumos acima dos 10, por estar sempre em esforço nas subidas.

Passei por sitios em que só subia em primeira, e não era recomendado parar a meio...

Offline Sergiosky9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Angra do Heroísmo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Clio IV
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2021, 00:24 am »
Boa noite,

Obrigado pela sua rápido resposta.

Provavelmente devo ter um pé pesado para um 1.2 a gasolina nesta gama, mas o consumo de 14+L/100 e às vezes 20L/100 Instantâneo e andar em velocidade moderada não me deixa de ser estranho. Hoje fiz precisamente uma viagem de 36.2km (ida e volta) e lá se foram uns 15€ de gasolina. Percurso com caminho inclinado em algumas partes.

Entretanto, deparei-me agora com outra situação: Quando ligo o carro pela primeira vez, depois de estar parado a algum tempo, aparece uma Luz de temperatura azul, que não se apaga até ao fim de um tempo em andamento… Só que,  se eu pretender deixar o carro simplesmente ligado, em ponto morto, sem acelerar, ele apaga-se constantemente. Tenho vídeo até da situação   :huh: :huh:

Obrigado

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2021, 11:21 am »
essa luz azul é normal.. como não tens manometro de temperatura tens essa luz ... qunado ela apaga quer dizer que o motor já ta quente...

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2021, 23:15 pm »
Consumos instantâneos de 20l/100 é normal em determinadas circunstâncias.

No meu caso, mesmo sem estar a acelerar a fundo, por vezes lá vejo o CB do carro a tirar nota máxima em algumas subidas feitas em segunda ou terceira :grin:

Quanto ao consumo médio, caso te surja a oportunidade de fazer um percurso maior, em estradas mais planas e sem paragens constantes, faz antes reset do CB e vê o resultado no final.

O ideal até seria atestar o depósito por completo, fazer o percurso e depois encher de novo, para ver efectivamente quanto gastou, que alguns CBs não são de fiar (dão consumos mais baixos ou altos).

Assim já consegues perceber melhor se em circunstâncias menos "agressivas" o consumo continua a ser alto.

Offline Sergiosky9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Angra do Heroísmo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Clio IV
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2021, 11:03 am »
Bom dia malta
Muito obrigado pela vossa atenção. Quanto aos consumos vou analisar
Acontece que enquanto a luz azul da temperatura está ligada, se não tiver a acelarar o carro fica constantemente a apagar-se.
https://youtube.com/shorts/Pw3GWsAAyc8?feature=share
Já reportei o problema a oficina da garantia e disseram que realmente não é normal, vão ver o carro hoje.
Tenho o carro a uma semana e já me está a deixar cabelos brancos :x

Obrigado

Offline Sergiosky9

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Angra do Heroísmo
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Clio IV
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2021, 16:41 pm »
Vim da Oficina, parece que um sensor não de origem  (da Siemens) que está  à de cima do.motor está a provocar isso tudo, desde o ralanti instável, consumos exagerados e o motor apagar-se quando está a frio (sem acelerar). Está agendada a manutenção para dia 14 do próximo mês.
Entretanto já retiraram todos os erros no sistema

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Renault Clio 4, 1.2 Gasolina
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2021, 21:00 pm »
Boa.

Depois indica qual o efeito que teve nos consumos  :wink: