Autor Tópico: Travão imobilizador defeciente - Scenic  (Lida 19193 vezes)

Offline artursant

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila do Conde
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Scenic 3 1,5dCi 110cv Luxe 2010
Travão imobilizador defeciente - Scenic
« em: 22 de Novembro de 2016, 00:33 am »
Boa noite,
Tenho na minha Scenic 2 de 2004 uma avaria no travão de mão eléctrico.
Um dia não destrava como habitualmente quando é iniciada a marcha e foi necessário utilizar o cabo de destrancamento de emergência existente próximo do pneu suplente.
Após esse dia nunca mais voltou a activar o travão imobilizador quer seja manualmente, quer seja automaticamente.
Foi feito diagnóstico na Renault que indicou avaria no calculador do travão imobilizador, o orçamento era na ordem dos 500€.
Como os € na carteira são poucos, meti mãos à obra, desmontei o dito calculador e na placa electrónica não foi identificado nenhum componente visivelmente danificado, este calculador para além da placa electrónica tem os cabos e também um pequeno motor eléctrico que faz acionar os cabos.
O motor tem identificação Johnson 73677 como o da seguinte imagem

O motor é blindado, mas com algum jeito consegui ter acesso ao colector e escovas.
As escovas já não existiam, um dos porta escovas também estava completamente destruído e no colector falta uma das pistas.
A Scenic tem cerca de 210K kms, este motor foi bem para lá do seu tempo de vida.
Pelo que andei a pesquisar este é um problema comum destes calculadores do travão imobilizador.
Preciso de substituir o motor, alguém mais experimentado nestes problemas sabe ou faz alguma ideia de onde se poderá comprar em motor destes ou equivalente?

Renault Scenic II 1,5Dci 100cv Luxe Previlege 2004


Offline artursant

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila do Conde
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Scenic 3 1,5dCi 110cv Luxe 2010
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #2 em: 22 de Novembro de 2016, 14:19 pm »
Essa pesquisa aponta para motores Johnson DC que são dos mais variados modelos, nenhum deles com a referência 73677.
Imagino que a referência 73677 seja para consumo directo do fabricante das unidades de controlo e que exista uma referência equivalente para venda geral, sem saber as especificações do motor 73677 é difícil encontrar um equivalente.
Talvez aqui alguém já tenha tido esta necessidade e saiba quais as especificações ou referência equivalente.
Obrigado.

Renault Scenic II 1,5Dci 100cv Luxe Previlege 2004

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2017, 12:47 pm »
topico interessante... obrigada pela foto! li tantas queixas em scenic 2003-2005 nos forums PR e FR, com preços de arranjo de 600-800€ na renault. li que a alavanca de socorro na bagageira, é só em ultimo recurso e por profissionais)

meu travão mão estabilizador Scenic II ainda funciona - mesmo após aparecer erro no quadrante - mas o meu mecanico lá apagou historial erros com laptop ligado à ficha OBD.

o travão funciona (até abranda nas descidas em ponto morto) quando puxo alavanca do tablier (desliguei a travagem assistida em declive, na esperança de poupar no travão e evitar erro prematuro) mas receio que um dia vai voltar a aparecer erro no quadrante e que eu não me safe de ir à Renault pagar 600€ por un defeito reconhecido pela marca.

Offline artursant

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila do Conde
  • Mensagens: 65
  • Garagem : Renault Scenic 3 1,5dCi 110cv Luxe 2010
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2017, 20:41 pm »
Não foi fácil encontrar o motor compatível, mas lá encontrei num site inglês de uma empresa que se dedica à reparação desses dispositivos.
Como o problema estava identificado, e como o mesmo site também comercializa as peças individualmente, procedi com a compra do motor e substituição.
A compra foi efetuada a 19/11/2016 e o motor só chegou quase um mês depois.
Pelo meio houve um pedido de esclarecimento, o qual o vendedor espantou a demora no envio e não hesitou, enviou outro.
Uns dias depois recebi o segundo motor.

Resultado o travão está a funcionar em pleno e tenho um segundo motor de reserva e disponível para quem precisar.

O site de onde comprei o motor é o seguinte:
http://www.parkingbrakerepair.com/
Se a administração entender que não deve constar o link para o site, podem eliminar.

Renault Scenic II 1,5Dci 100cv Luxe Previlege 2004

Offline youresocool

  • Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • ***
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 198
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2017, 21:01 pm »
É deste tipo de reparação que gosto de ver e fazer. Trocar apenas o componente que está danificado, e não o conjunto/kit, módulo, etc, como a marca quer que se faça.

Offline GTJTD

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Scenic
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #6 em: 06 de Março de 2019, 22:24 pm »
Não foi fácil encontrar o motor compatível, mas lá encontrei num site inglês de uma empresa que se dedica à reparação desses dispositivos.
Como o problema estava identificado, e como o mesmo site também comercializa as peças individualmente, procedi com a compra do motor e substituição.
A compra foi efetuada a 19/11/2016 e o motor só chegou quase um mês depois.
Pelo meio houve um pedido de esclarecimento, o qual o vendedor espantou a demora no envio e não hesitou, enviou outro.
Uns dias depois recebi o segundo motor.

Resultado o travão está a funcionar em pleno e tenho um segundo motor de reserva e disponível para quem precisar.

O site de onde comprei o motor é o seguinte:
http://www.parkingbrakerepair.com/
Se a administração entender que não deve constar o link para o site, podem eliminar.

Boa noite, sei que já passou algum tempo,mas
ainda tem o motor disponível ?
Obrigado

Offline GTJTD

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Scenic
Re: Travão imobilizador defeciente - Scenic
« Responder #7 em: 11 de Março de 2019, 13:21 pm »
artursant
Obrigado pela resposta, mas não lhe consigo responder por pm porque diz que a sua caixa está cheia.cumprimentos