Autor Tópico: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento  (Lida 4408 vezes)

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #15 em: 24 de Abril de 2019, 17:07 pm »
Já desmontamos quase tudo que era provavel ter avaria, e até agora está tudo OK, estamos a limpar os tubos vamos montar o turbo, tavez sexta acabamos isto... estretanto tiro uma fotos do interior do turbo partido, os atudadores da GV do lado do escape desapareceram menos 1, devem estar dentro do catalizador. mais logo já tiro fotos.

O que intriga era mesmo ele não pegar, por isso estamos a verificar tudo, ainda á pouco mudamos um turbo num Megane 3 e o carro trabalhava, fazia muito fumo e não puxava nada, mas partiu do lado da admissão., por norma não obstrui, portque o tubo de saida é para cima, mas do lado do escapamento o tubo de saida é para baixo... e manda a gravidade.

Offline Sls a GPL

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #16 em: 24 de Abril de 2019, 20:04 pm »
Com a pressão dos gases, qualquer objecto que esteja na linha de escape, tem tendencias a caminhar para a saida e não para dentro do motor.
No lado da admissão já é provável que se encaminhe para dentro do motor.
Por isso se no lado da admissão não há nada partido é provável que não tenha entrado nada para dentro do motor.

Agora, uma coisa fundamental no motor diesel para alem do ar e combustível é a compressão.
Antes de desmontar a cabeça deviam medir a compressão do motor. quase de certeza que está ai o problema.

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #17 em: 25 de Abril de 2019, 12:56 pm »
Com a pressão dos gases, qualquer objecto que esteja na linha de escape, tem tendencias a caminhar para a saida e não para dentro do motor.
No lado da admissão já é provável que se encaminhe para dentro do motor.
Por isso se no lado da admissão não há nada partido é provável que não tenha entrado nada para dentro do motor.

Agora, uma coisa fundamental no motor diesel para alem do ar e combustível é a compressão.
Antes de desmontar a cabeça deviam medir a compressão do motor. quase de certeza que está ai o problema.

Já medimos a compressão, está tudo bem...
O curioso é que quando a saida do escape estava obstruida rodamos o motor e rodava mais leve, depois de tirar o turbo, rodamos o motor e estava mais preso, custava mais a rodar.
Pelo que me explicaram com a obstrução do escapamento o motor ficava todo passado...
Amanhã (sexta dia 26-4) iremos acabamar de montar tudo no lugar... e rezar para que o motor pegue  0:))

NOTA: não precebo muito de mecânica, gosto de ajudar ou acompanhar as reparações na oficina, pois faço serviço de eletrónica e reparo algumas coisas em automóveis a nivel de eletrónica (centralinas, quadrantes, chaves/imobilizadores e outros modulos eletrónicos). Neste caso é bom saber como funciona o resto da mecánica para ter noção do que a eletrónica faz nos automóveis.

Offline Sls a GPL

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #18 em: 25 de Abril de 2019, 23:33 pm »
Realmente o que seria de esperar era o comportamento ao contrário, dificuldade a fazer o movimento do motor quando faz escape, e se este estiver obstruído. Pois o ar dentro do motor não tem para onde ir.

Agora com o escape entupido, ai é natural o motor não pegar, e até ter ido abaixo sozinho.

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #19 em: 26 de Abril de 2019, 13:14 pm »
Boas amigos.
Já esta tudo montado e a funcionar.
Parece que não é comum este comportamento mas fica a dica para os caros colegas...
Já tirei fotos do core destruido, logo á noite ja coloco no fórum.
O carro pegou á segunda tentativa, o mecânico avisou que vai fazer mais fumo que o normal agora nos primeiros km, avisou para nao puxar pelo carro agira de inicio.

Offline andresilvac4

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #20 em: 26 de Abril de 2019, 14:05 pm »
Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
Cumprimentos

Offline Gonçalo

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #21 em: 26 de Abril de 2019, 17:35 pm »
aconteceu o mesmo no meu 1.5 dci e deixou de pegar também. Agora roda uns kms nas calmas e depois carrega no pedal que isso passa :laugh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #22 em: 26 de Abril de 2019, 19:56 pm »
Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
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Tiramos tudo e lavamos tudo, nada tem oleo...

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Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #23 em: 26 de Abril de 2019, 23:00 pm »
O mecânico aconselhou a trocar óleo e filtro, pois pode conter limalhas que não dão saúde ao motor... e trocamos, apesar de o óleo que la estava só ter  1300km... Jogar pelo seguro.
Obrigado a todos pelas dicas..

Offline kaluk

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Re: Megane II 1.5DCi 106cv (2007) desligou em andamento
« Responder #24 em: 27 de Abril de 2019, 10:40 am »
Sim e provável que tenhas enchido o intercooler de óleo e agora vai limpando (a minha andou a escurecer a traseira durante 1 semana ou 2 ainda por cima era cinza o que fazia com que se visse tudo na traseira umas boas limpezas depois ficou ok) agora é deixar andar ainda bem que não foi nada demais a nao ser o turbo agora é andar uns dias nas calmas ver se os níveis não baixam (óleo e água) e bons km...Já agora o turbo que colocaste era usado ou compraste reconstruído?
Cumprimentos

O turbo, foi trocado o core completo da borgwarner, pré-calibrado, depois foi afinado o wastgate para os valores de fabrica. Ou seja é como fosse um turbo novo.