Autor Tópico: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832  (Lida 3452 vezes)

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« em: 27 de Dezembro de 2018, 23:45 pm »
Boas,
como referi na minha apresentação sou proprietário de uma Scenic II 1.5 105cv k9k732

Acontece que tive a minha 1ª agonia na marca, como já gastei bastantes €€ por 2 vezes e o problema manteve-se sempre o mesmo! Estou a pensar em trocar o motor e não vou investir nem mais 1 cêntimo neste motor !

Visto que vou obtar por um motor usado agradecia que os entendido aconselhassem ou informassem o seguinte:

diferenças entre o k9k732 e o 832?

se são compatíveis ou que problemas poderei vir a ter com a alteração?

se alguém já fez essa alteração?

Já consultei a tabela de equivalências e penso que o 734 também poderia ser uma hipótese, se bem que esta mais difícil de encontrar!

Srs entendidos agradecia que se possível se manifestassem!!
Desde já muito obrigado

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #1 em: 29 de Dezembro de 2018, 00:05 am »
Boas amigo...
Infelizmente também já tive até a poucos meses uma megane 2 105cv com esse motor k9k732 que me fartei de gastar dinheiro e vendi por desconfiar que ia voltar a ter que gastar dinheiro novamente para resolver um problema que já devia estar tratado cheguei a conclusão que queria o carro Mas não com aquele motor e pus a venda e acabei por recuperar o que dei pela carrinha fiquei só a arder no trabalho que fiz no motor mas talvez tenha poupado um motor novo (ou não).
O 734 da directo (o mecânico disse me pelo menos) o 832 também da mas acho que já implica alterações eletrônicas...tudo depende se mantém a injeção anterior se e compatível etc... Deixa os experts falar eu também andei a pensar em fazer a mesma troca logo também me interessa se seriam de facto compatíveis
Cumprimentos

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #2 em: 29 de Dezembro de 2018, 13:27 pm »
E já agora que problemas foram esses?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2018, 15:50 pm »
Em 8 meses estava a preparar para levar a segunda junta da colaça sendo que da primeira vez além da junta comprei uma colaça nova (usada )que também ela foi toda retificada aliada parafusos novos tudo impec mas olha nada feito despachei a com pena minha porque adorava a carrinha mas não podia gastar mais dinheiro naquele motor e todos os motores já me fugiam ao orçamento com poucas ou nenhumas garantias preferi não arriscar mais

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #4 em: 31 de Dezembro de 2018, 12:01 pm »
Boas, Já comprei um 832, conferi bomba injetora é igual (siemens/continental k05_01), injectores tem a mesma referencia, troquei EGR do meu para o novo, alternador, compressor do AC, caixa vel, agora falta por correias novas e rezar para que tudo funcione  :smiley:

Mas não vejo assim nada de diferente a nível de motor de referencias de periféricos! Vamos ver o que vai dar  :cool:



Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #5 em: 01 de Janeiro de 2019, 15:14 pm »
Se não é indiscrição de que carro era e quanto te custou esse motor (presumo que completo).
Cumprimentos e um bom ano

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2019, 23:28 pm »
Boas Andre, era de uma scenic 3, acidentada com 74mil km. 1200€ com garantia e entrega, motor com turbo, Egr e injeção completa.
Não trazia caixa velocidades, nem compressor do AC e alternador, tive de trocar de um para o outro!

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2019, 16:00 pm »
Foi só por no sítio?
Não há problema com a caixa de velocidades que já tens?
 Vai de encontro ao preço dos 732 ou 734 que tinha visto a altura Boa sorte com o bicho parece um bom upgrade.
Cumprimentos e obrigado

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #8 em: 08 de Janeiro de 2019, 20:12 pm »
Boa tarde, após a troca de motor e todas as respectivas ligações já trabalha e anda!

Agora diferenças:

Sensor de temperatura da agua o conetor e diferente foi trocar do velho para o novo ficou resolvido!
Peça do apoio do motor que tapa a correia distribuição e diferente foi trocar do velho para o novo e ficou resolvido!
As velas  troquei as velhas que funciona a 12V as novas são 5V fiz a troca ficou resolvido!

Mais grave e o conetor e sensor da posição da árvore de cames e diferente embora que com algum receio troquei, serve mas ficou com erro P340! a respectiva árvore de cames tem uma peça que funciona no sensor e essa parte e diferente!
Ainda assim visto já ter tudo no sitio arrisquei e experimentei o carro pega bem e anda!
também experimentei desligar a dita ficha e o carro pega mas custa mais a pegar!!

Só não sei se ficar assim será prejudicial para o motor a longo prazo pelo que tenho investigado alguns praticamente e para o carro pegar não consigo arranjar informação bem esclarecedora em relação a isto!

Se houver opiniões ou conhecimento agradeço a dica de como contornar??
Seria possível atravez de programação corrigir este ponto de um modelo para o outro?

Quero evitar ter de desmontar tudo para trocar a árvore de cames!!


Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #9 em: 08 de Janeiro de 2019, 23:19 pm »
Em conversa com o meu mecânico na altura disse me que o sensor da árvore de cames era dado pela bomba injetora (alta pressão)  pelo menos no 732

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #10 em: 09 de Janeiro de 2019, 08:29 am »
Esse erro indica mal funcionamento no sensor.
O motor antigo não tem esse dito sensor que possas substituir esse?

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2019, 20:54 pm »
Boas André, e o sensor que esta na tampa das válvulas mesmo a esquerda do tubo metálico que vem do turbo!

Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2019, 21:11 pm »
Esse erro indica mal funcionamento no sensor.
O motor antigo não tem esse dito sensor que possas substituir esse?

Foi o que fiz, outra hipótese também podia ser cortar os fios e soldar para ficar com o conector novo, mas por ser mais fácil e pratico meti o sensor do motor velho que e "igual mas diferente"(as medidas são iguais)  :rolleyes:

Tipo: +- a Cam no 732 tem 1 pino e no 832 4 pinos com medidas diferentes!
esse pin quando gira passa no sensor e indica a posição da cam, se passar 4 vezes numa volta... gere o erro

A peça que gira com a árvore de cames atua no sensor e diferente dai acusar erro de mau funcionamento!

Só não sei ainda se será grave andar assim ou se o carro por vezes vai custar a pegar???





Offline hduro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Scenic II
Re: Troca de motor k9k732 vs 734 vs 832
« Responder #13 em: 30 de Janeiro de 2019, 21:57 pm »
Boas, vim só deixar o feedback final!

Passados 1000 km após a troca do motor concluo que 0 K9k832 é 99% compatível com 732.

Mesmo com o erro do sensor da cam, o carro pega sempre bem a 1a
Anda bem, puxa bem, os consumos estão na media,
por isso posso afirmar a quem tiver intenção de fazer a mesma troca que funciona!  :happy:

scenic II 2007 105cv motor 732 com motor 832 de scenic III de 2010 = impecável