Autor Tópico: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu  (Lida 221276 vezes)

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #30 em: 04 de Setembro de 2010, 00:26 am »
Artur; por curiosidade, experimentei as indicações do link que acaba de indicar. Eis os valores obtidos para a minha viatura:

2.3 (frente )2.1. (atrás), para uma condução/utilização normal

2.4(frente), 2.1 (atrás) para auto-estrada.

Mais uma série de valores distintos dos que me foram fornecidos por responsáveis da Renault.

Consegui contactar um condutor scenic que com uma viatura 1500/85cv, coloca 2.2(frente9 e 2.2. (atrás), conforme indicação da renault Gondomar. Pelos vistos, os pneus duram menos do que era costume antes de colocar estes valores.

E esta heim!!!!!
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #31 em: 04 de Setembro de 2010, 00:56 am »
tambem convem ler a parte que diz « valores meramente indicativos » em vez de optar por dizer «distintos» , pois onde diz valores indicativos diz tambem que deve consultar os valores de referencia do fabricante .

A duração dos pneus não tem só a ver com a pressão colocada , tem a ver com muitos outros factores tambem , desde abusos , alinhamentos , calibragens , numero de pessoas e carga que o carro utiliza , etc .
Nunca se pode comparar que o pneu do carro da pessoa A durou mais que o da pessoa B sem saber se as condições de utilização são as mesmas

E esta hein ?

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #32 em: 04 de Setembro de 2010, 11:16 am »
Bom dia.

As suas observações estão correctas, contudo, as dúvidas continuam na mente de várias pessoas, sejam elas ou não membros deste F´roum.

Pessoalmente, coloquei sempre estes valores 2.4 (frente, 2.1 (atrás), em estrada; 2.5 (frente) 2.2 (atrás) em auto-estrada. exceptuando um mês após a revisão, que circulei com os valores indicados na folha de controlos, indicados pelos responsáveis da Renault -Paredes. : 2.6 (frente), 2.2 (atrás).  Atendendo ao cuidado que tenho com a viatura no seu todo (motor, pneus, pintura, interiores, exteriores, etc...), os pneus, geralmente duram entre 50000 a 60000 KM, sempre da Michelin.

Já agora e se me permite, três questões:

-que viatura tem?

-que valores utiliza na pressão dos pneus?

-pode facultar uma foto mais nítida para substituir a foto 4JPG que colocam no primeiro Post relativo a pressões recomendadas..... ? Nesta foto, os valores para a Scenic II, não estão nítidos, sendo difícil, visualizá-los.

Um abraço.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #33 em: 04 de Setembro de 2010, 12:20 pm »
Ó Verdi.
O Artur tem muitas viaturas(pelo menos no Stand e nao só, digo eu...)



cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #34 em: 04 de Setembro de 2010, 12:29 pm »
Obrigado pela esclarecimento.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #35 em: 04 de Setembro de 2010, 21:59 pm »
Bom dia.

As suas observações estão correctas, contudo, as dúvidas continuam na mente de várias pessoas, sejam elas ou não membros deste F´roum.

Pessoalmente, coloquei sempre estes valores 2.4 (frente, 2.1 (atrás), em estrada; 2.5 (frente) 2.2 (atrás) em auto-estrada. exceptuando um mês após a revisão, que circulei com os valores indicados na folha de controlos, indicados pelos responsáveis da Renault -Paredes. : 2.6 (frente), 2.2 (atrás).  Atendendo ao cuidado que tenho com a viatura no seu todo (motor, pneus, pintura, interiores, exteriores, etc...), os pneus, geralmente duram entre 50000 a 60000 KM, sempre da Michelin.

Já agora e se me permite, três questões:

-que viatura tem?

-que valores utiliza na pressão dos pneus?

-pode facultar uma foto mais nítida para substituir a foto 4JPG que colocam no primeiro Post relativo a pressões recomendadas..... ? Nesta foto, os valores para a Scenic II, não estão nítidos, sendo difícil, visualizá-los.

Um abraço.

Conforme o Alvaro respondeu , tenho realmente muitas viaturas , desde automoveis a motas , teria que fazer uma lista enorme , pois mudo de viatura mais vezes do que muita gente muda de calças .
As pressões que utilizo são as indicadas nos manuais de construtor , normalmente acrescidas de 0,1 bar pois por norma uso muita auto estrada , mas claro isto é opinião pessoal .
Conforme será opinião pessoal todas as pressões que coloca aqui , opiniões essas que variam entre quem efectua o serviço . Cada um terá os seus motivos e razões para utiliza las .
Sugiro leitura atenta ao manual de instruções da viatura e guiar se por o que lá vem indicado se não quer guiar se por nenhuma outra .
Quanto a foto , logo que tenha tempo e disponibilidade , irei tentar substituir a mesma .

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #36 em: 05 de Setembro de 2010, 03:51 am »
Tal como mencionado no Manual esta explicito a cilindrada do carro, logo por baixo os pneus que o mesmo pode vir equipado e respectivas pressoes. Na porta do condutor, na lateral da mesma nao tem um autocolante com as indicações das pressoes do veiculo?

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #37 em: 05 de Setembro de 2010, 12:52 pm »
No caso de não encontrarem as pressões no carro (manuais, autocolante na porta ou tampão da gasolina) também podem usar o site da michelin.

Ao seleccionar o carro, modelo, etc, dá os pneus indicados e respectiva pressão.
http://www.michelin.pt/pt/front/affich.jsp?codeRubrique=22&lang=PT

Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #38 em: 05 de Setembro de 2010, 13:50 pm »
Pois é, eu pessoalmente sou daqueles que ando sempre um pouco confuso com a pressão adquada.

Agora tenho posto sempre na minha megas 2,4 à frente e atrás.

Será que estou a fazer mal?


Atrás é muito, o recomendado é 2.3 à frente, 2.0 atrás.

http://www.michelin.pt/pt/auto/auto_TS_resultCar.jsp?tyreSelectorType=car&marquePreSelected=RENAULT&marque=RENAULT&gamme=M%C3%A9gane&modele=M%C3%A9gane+ll+Estate&cylindree=1.5+dCi+100&annee=12/2004-0/0&saison=S

É o que está no manual também.

Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #39 em: 05 de Setembro de 2010, 14:03 pm »
Boa noite Black Phoenix.

Na mensagem em que apresentei valores de pressão dos penus, eram os que a Renault me aconselhou a usar diariamente.

Lembro-me que quando adquiri a viatura perguntei ao responsável pela oficina qual a pressão a colocar no carro; resposta. 2.4 (frente) e 2.1. (atrás). Segudno o mesmo, eram os valores a utilizar diariamente, utilização normal, sem ser em auto-estrada.

O mesmo discurso ocorreu quando em finais de 2009 efectuei a revisão e os responsáveis colocaram na folha de controlos a pressão 2.6 (frente) e 2.2. (atrás) para utilização normal (diária), não contemplando a pressão de auto-estrada.

Tendo em conta esta diferença de valores, decidi colocar a dúvida no fórum.

Caro Artur, relativamente ao número do chassis da minha viatura, o que constante no devido autocolante e livro é o seguinte: VF1 JMSE Já agora, consegue uma imagem mais mítida para substituir a foto 4 JPG que colocou no primeiro post em relação ao tema do tópico.


Obrigado pela atenção.

Cumprimentos.
Artur; por curiosidade, experimentei as indicações do link que acaba de indicar. Eis os valores obtidos para a minha viatura:

2.3 (frente )2.1. (atrás), para uma condução/utilização normal

2.4(frente), 2.1 (atrás) para auto-estrada.

Mais uma série de valores distintos dos que me foram fornecidos por responsáveis da Renault.

Consegui contactar um condutor scenic que com uma viatura 1500/85cv, coloca 2.2(frente9 e 2.2. (atrás), conforme indicação da renault Gondomar. Pelos vistos, os pneus duram menos do que era costume antes de colocar estes valores.

E esta heim!!!!!

Independentemente do que a Renault recomenda, o mecânico pode por no pneu a pressão que quiser.

Exemplos práticos:

Na altura em que o Megas cá de casa, ia ás revisões na marca, os pneus vinham sempre com 2.4 / 2.1 (as revisões foram feitas sempre no mesmo concessionário)

Na altura em que andava de Kangoo, fiz uma revisão num concessionário do distrito de Aveiro, em que TODOS os carros que por lá passavam, os pneus levavam com 2.0 / 2.0. 2.0 à frente numa Kangoo, é condenar os pneus à morte num piscar de olhos.

Já estive presente em revisões em que não vêem a pressão dos pneus, não sei se por esquecimento.

Em certos aspectos, o que os mecânicos me dizem passa-me bem ao lado, e a pressão dos pneus é uma dessa situações. Não há que complicar, basta seguir a pressão recomendada que está no manual, num autocolante na porta, no site da Michelin já exposto várias vezes neste tópico, ou nos jpg's no primeiro post.

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #40 em: 28 de Setembro de 2010, 10:34 am »
Caro Artur.

Quando for possível, por favor coloque uma foto mais nítida da foto JPG nº4 que colocou no primeiro post, relativa aos valores da pressão dos pneus para a Scenic II. De acordo com as características da minha viatura Renault Scenic II DCI 1500/105cv, pretendo visualizar os valores descritos na foto.

Como o manual da minha viatura está incompleto (comprei-o em 2ª mão), na semana passada desloquei-me à Renault Gondomar para obter (se possível), as folhas relativas à pressão dos pneus. Foram espectaculares, pois arranjaram cópia de uma manual relativamente às páginas necessárias mencionadas. Ao consultar as páginas alusivas à pressão dos pneus, reparei que para a minha viatura os valores são: utilização em estrada 2.2 (frente) e 2.0 (atrás) utilização em auto-estrada 2.4 (frente) e 2.1. (atrás). De acordo com os valores que mencionou no seu primeiro post e com os que acabo de mencionar (descritos nas páginas do manual), quais os que me aconselho aplicar nos pneus da minha viatura? O meu percurso diário é em estrada asfaltada a uma velocidade compreendida entre 60-70 Km/h e duas vezes por semana (cerca de 100 KM) em via rápida, percurso Porto - Espinho.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #41 em: 28 de Outubro de 2010, 17:11 pm »
anexos novamente inseridos com maior definiçao , disponiveis para download

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #42 em: 02 de Novembro de 2010, 08:57 am »
Caro Artur:

Agradeço a atenção e amabilidade em colocar neste tópico, fotos com melhor visibilidade.

Já agora uma questão: qual a opinião dos participantes neste Fórum, relativamente à utilização do nitrogénio nos pneus?

Obrigado pela atenção dispensada.

Votos de continuação de um boa semana.

Atenciosamente

Luís
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #43 em: 02 de Novembro de 2010, 09:16 am »
Caro Artur:

Agradeço a atenção e amabilidade em colocar neste tópico, fotos com melhor visibilidade.

Já agora uma questão: qual a opinião dos participantes neste Fórum, relativamente à utilização do nitrogénio nos pneus?

Obrigado pela atenção dispensada.

Votos de continuação de um boa semana.

Atenciosamente

Luís


Em 1º lugar, as fotos com melhor "visibilidade" serão colocadas logo que haja disponibilidade para isso.
Em 2º lugar, já existe um tópico onde o assunto nitrogénio, vulgo azoto, nos pneus é abordado: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=1486.0

cumps
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Verdi

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
  • Mensagens: 160
Re: Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu
« Responder #44 em: 02 de Novembro de 2010, 09:26 am »
Boas.

O que pretendia dizer era: "melhor resolução", comparativamente com as primeiras que foram colocadas neste Tópico.

Um abraço.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006