Autor Tópico: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som  (Lida 18927 vezes)

Offline begincaos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Arredores Lisboa
  • Mensagens: 31
    • PT FÓRUM
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #15 em: 20 de Agosto de 2014, 00:41 am »
Boas, pela descrição é esse. Mas apenas um reparo. No meu que eu fiz, não comprei, tive de colocar um fio para a corrente, caso contrário não reconhece no visor o "AUX".
mas se o teu rádio for igual ao meu é o da ficha amarela e colocado no amplificador.
Eu posso colocar aqui umas fotos do cabo, rádio e o fios na posição correcta, mas neste momento estou de férias perto do Gerês e a net aqui não há por wireless e a de banda larga que estou a usar é limitada. assim que possível posso colocar.
Begincaos

Offline BrunoLoose

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 9
  • Garagem : Laguna II ph II Break 2.0 Dci 150Cv
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #16 em: 22 de Agosto de 2014, 09:27 am »
Fico a aguardar essas imagens então companheiro. e obrigado pela ajuda!  :grin:

Offline BrunoLoose

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 9
  • Garagem : Laguna II ph II Break 2.0 Dci 150Cv
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #17 em: 22 de Agosto de 2014, 09:48 am »
Só mais uma questão se souberes/souberem ajudar, no meus caso, se eu comprar o cabo já feito, terei de arranjar esse tal cabo para a corrente??

Abraços e obrigado!

Offline Danaiteraider

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Espace IV 2.0 175 cv
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #18 em: 02 de Dezembro de 2014, 15:18 pm »
Olá.

Não sei se já está resolvida a questão, mas fiquei com a ideia de que o cabo do ebay tem uma ficha ISO diferente da usada no DIY aqui explicado.

Já agora se ainda for a tempo de ver as tais fotos... que também ando nessa luta agora.

Obrigado.

Offline toze1965

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Mensagens: 28
  • Garagem : LAGUNA 2 PHASE 2 6-2005
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #19 em: 11 de Dezembro de 2014, 08:14 am »
Olá viva.
Este tópico vem mesmo a calhar, também mandei vir esse cabo do ebay, mas tem ficha verde.

A minha pergunta é : onde ligo o cabo ? no amplificador ou no radio ?

Obrigado

Xmarine

  • Visitante
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #20 em: 11 de Dezembro de 2014, 10:50 am »
Essa pergunta é estranha... nenhum cabasse tem amplificador.

Sent from my BMW using a rubish engine!


Offline toze1965

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Mensagens: 28
  • Garagem : LAGUNA 2 PHASE 2 6-2005
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #21 em: 11 de Dezembro de 2014, 16:49 pm »
Bom...  :embarrassed:agora é que me tramaste, então o que é aquela unidade que está no porta luvas ?

Estou a falar de um CNC do laguna 2006 com gps.

Então onde ligo o cabo ?

Obrigado

Xmarine

  • Visitante
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #22 em: 11 de Dezembro de 2014, 17:02 pm »
O que está no porta luvas é  precisamente o radio! O que está na frente é o carregador de CD e interface com o condutor.

Isso liga no radio.

Sent from my BMW using a rubish engine!

Offline toze1965

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Mensagens: 28
  • Garagem : LAGUNA 2 PHASE 2 6-2005
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #23 em: 11 de Dezembro de 2014, 17:56 pm »
Ok muito obrigado.

o teu nickname  era a alcunha de um bom amigo que tive de Arruda e que infelizmente faleceu de moto. fizeste-me recordar bons momentos que tive com ele. obrigado

fica bem estique La Pisse .

Xmarine

  • Visitante
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #24 em: 12 de Dezembro de 2014, 00:51 am »
Lamento a tua perda. Infelizmente são coisas da vida...

Em relação ao meu nick... a história é um pouco menos trágica. É uma brincadeira de uns quantos administradores do forum que, pela qualidade dos nicks que alteraram a algumas pessoas, nota-se que têm demasiado tempo livre e que são uma cambada de malandros!

Offline toze1965

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: lisboa
  • Mensagens: 28
  • Garagem : LAGUNA 2 PHASE 2 6-2005
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #25 em: 12 de Dezembro de 2014, 07:20 am »
Ok, fica bem e obrigado pela ajuda.
Feliz Natal

Offline wulfric

  • Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Paço-de-Arcos
  • Mensagens: 167
  • Batráquios.
  • Garagem : A4 B5 1.9
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #26 em: 18 de Setembro de 2022, 15:37 pm »
Boas,

Pegando neste tópico e tentando aplicar o mesmo no meu carro, há 2 pontos a esclarecer:

As ligações indicadas no post inicial, e toda a complexidade que implica para uma finalidade tão simples.

Enfim, vamos por pontos.

1) embora a informação na internet seja relativamente escassa, e a pouca existente já é algo datada, temos que considerar que saíram vários modelos do Cabasse nos Laguna's mas que partilham igualmente a dinâmica de funcionamento nos Megane, Scénic, Espace. Neste caso em concreto, focamo-nos no rádio propriamente dito, que está no porta-luvas. É um EN 1225W, que, julgo ser algo genérico para o Laguna desta geração. No meu caso, é dotado de um módulo adicional Carminat e uma interface com capacidade para 6 CD's, tal e qual como o autor do tópico.
O conjunto todo são estes 4 módulos.



Na internet encontrei o manual de serviço desde rádio com o respectivo diagrama, que era o mais importante.
Coloquei a amarelo a parte que nos interessa, os pinos para a ficha mini-iso amarela, que nos vai permitir ter o AUX no rádio.
 


Passamos as ditas ligações para um papel, de forma a nos guiarmos de forma fácil.



É aqui que está a primeira interpretação errada - os canais são só dois a soldar no jack - o 2 e o 4. Os números 1 e 3 são massas ou negativos, não podem ser soldados juntamente aos canais 2 e 4.

2) Depois é pegar na ficha jack, olhar para as conexões e verificar se estão certas (pode dar-se o caso de alguns jack's terem o esquerdo com o direito trocados, mas julgo não ser relevante no resultado final).
Então, no final, terá que ser algo deste género (desculpem, foi feito sem skill no paint)



O diagrama inicial do post, embora esteja correcto, não é totalmente esclarecedor - importa salientar que as massas são três no total.

Antes de soldar, testei os fios para verificar se o som estava bom. No final, é só desfrutar.


Um abraço
Sonhei-te em cores que nem existem.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #27 em: 18 de Setembro de 2022, 22:52 pm »
Obrigado
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Karlosm_99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Laguna ph2
Re: Cabasse com cabo auxiliar, pouca qualidade som
« Responder #28 em: 24 de Março de 2024, 15:40 pm »
Boa tarde fiz a ligação como está nas imagem na 2 página e não ativou o aux, estive a ver na primeira página diz que o 12+ e na posição 6 fiquei na dúvida se e aí o meu erro.porque num lado diz que se liga no 5 e o outro no 6.agradecia uma ajuda.cumprimentos