Autor Tópico: RENAULT 12 - HISTORIA  (Lida 8752 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 12 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 20:08 pm »
Renault 12

O Renault 12 foi uma grande família automóvel produzido pelo fabricante francês Renault entre 1968 e 1980. Disponível como um sedan e station wagon, que também foi produzido sob licença em vários países em todo o mundo para o início do século 21.

Nos seus primeiros anos dos 12 recebeu elogios da imprensa européia para o seu espaçoso, confortável interior, o seu estilo, o seu desempenho e seu baixo consumo de combustível. No entanto, saíram pior na imprensa norte-americana: em um teste do modelo 1974, Road & Track foi crítico em relação à do motor de "indiscreto" ruído, chamado de pesado, não poder direcção "uma concepção falha grave". Eles também lhe deu "muito pobres marcas" para o sistema de ventilação.

Renault 12 de produção e vendas terminou na maior parte da Europa, em 1980, mas o modelo continuou a ser produzido e vendido pela Renault afiliados em todo o mundo. A última R12 foi produzido em 1999 na Turquia, enquanto romeno Dacia automobilística continuou produzindo R12-based automóveis até 2004 e ainda estava produzindo o baseado Gamma 12 pick-up, em 2006.

O projeto

Em 1965, a Renault começou a estudar um novo modelo para colmatar o fosso entre os 8 e os Renault Renault 16. As exigências para o Project 117 foram:
"O carro teve de ser econômico, não são muito sofisticadas. Tinha que ter um espaçoso interior, e um grande arranque, e um pequeno motor será suficiente. O carro teve de ser fácil de produzir, de modo que poderia ser feita em todo o mundo . Teve de ser fiáveis para mercados de exportação, e confortável o suficiente para a França. Deverá ser utilizado como base para diversas variações. "

O design do Renault 12 remonta à génese da Renault 16, na verdade, alguns desenhos conceito inicial R16 a R12 assemelham mais do que o último projeto do R16. No entanto, o R12 foi tecnicamente muito diferentes de ambos os R16 ou os pequenos Renault 4. Como todos os novos Renaults no momento em que o carro tinha roda da frente de carro, o R12, mas tinha uma estrutura muito diferente. O motor foi colocado longitudinalmente à frente das rodas dianteiras, enquanto ele estava por trás das rodas sobre o R4 e R16; o motor em si foi o ferro fundido CLEON unidade utilizada desde 1962 na Renault 8 / 10 (o tamanho do motor foi aumentada para 1289 cc para utilização no 12). A colocação do motor R12 permitiram a ter uma concepção muito simples da arte do selector que foi colocado sobre o piso do carro, e não no painel de instrumentos como com o R4 ou na coluna de direcção tal como acontece com o R16. O punho para operar o travão de mão foi colocado sob o painel. O R12 da suspensão diferente do R4 e R16 também, usando uma rígida (mas leve) eixo traseiro, por oposição a quatro rodas independentes suspensão.

Versões

Na altura do seu lançamento, em Outubro de 1969 no Paris Motor Show, o Renault 12 foi apenas disponível como um quatro portas berlina, em L e TL especificações, tanto dos que foram movidos por um motor 1289cc nominal de 40kW. O mais caro TL featured dois assentos reclináveis frente, em vez de um banco corrido frente, descansa braço das portas, luzes, no arranque e glovebox, uma janela traseira aquecida, e extra advertência luzes.

No entanto, em 1970, foram introduzidas duas novas variantes. Em primeiro lugar, a estação vagão foi lançado com o mesmo motor e caimento níveis, como no sedan. Além disso, o elevado desempenho Renault 12 Gordini foi introduzido modelo equipado com o todo-alumínio 1565 cc bloco a partir do TS R16 equipado com dois carburadores de duplo cilindro, uma reforçada cambota, uma velocidade cinco velocidades, travões disco ventilado nas rodas da frente e normal freios a disco nas rodas traseiras, e sintonizado suspensão. O Gordini foi capaz de atingir 185 km / h, e só foi vendida em azul com dupla White Stripes.

Em Outubro de 1972, o segmento mais R12 TS foi introduzido. Utilizava mesmo motor de 1289 cm ³ como em outros R12s, mas era equipado com um carburador duplo Weber potência que aumentou consideravelmente e levantou velocidade máxima de 150 km / h. Esteticamente, o carro foi distinguido de outros R12s especial Gordini pelo seu estilo de rodas, um cromo faixa ao longo da lateral do carro, e dois faróis extra. O TS também caracterizado integrada headrests, rev um balcão e uma temperatura de arrefecimento líquido bitola.

Em Outubro de 1973, o R12 TR apareceu. Este modelo slotted entre a TL e TS, e teve transmissão automática como padrão.

O conjunto foi facelifted em 1975 com uma nova grelha, luzes traseiras e painel de instrumentos.

América do Norte

O mercado americano-Renault 12 entrou em três remates linhas: 12, 12L, e 12TL, variando de preço a partir de uma barata E.U. $ 2975 para um pricy E.U. $ 3448. Era um carro maior do que a maioria dos seus concorrentes, eo dianteiro longitudinal wheel layout contrastou com a maioria. O motor, um todo-R16 alumínio 1,6 L (1647 cc) unidade que produzia 65 cv (49 kW), era específico para os E.U. mercado. Foi actualizado em 1975 com hemisférica cabeça e uma maior compressão rácio de 72 cv (54 kW).

América do Sul

No Brasil, uma versão do 12 foi vendido como o Ford Corcel e, posteriormente, o Ford Del Rey, na Ford do Brasil adquiriu a fábrica e os direitos para construir o carro da Renault no final dos anos 1960. O Corcel era, na verdade, lançado no Brasil antes da Renault 12 foi lançado na França.

O Renault 12 foi muito popular na Argentina e na Colômbia, durante a década de 70 e 80's. Na Argentina, a versão local sendo feita na fábrica da Renault Argentina na província de Córdoba. Na Colômbia, este carro sendo feita na fábrica da Renault em Medellín SOFASA cidade entre 1973 e 1981.






« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 20:23 pm por laguna1994 »
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:11 pm »
muitos dos que aqui andam pelo forum não são deste tempo

Offline t_goncas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Penafiel
  • Mensagens: 2
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2009, 13:51 pm »
O meu primeiro carro foi um R12 1.3 GTL.. Grandes Saudades que tenho dele!!

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - são paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #3 em: 02 de Novembro de 2009, 17:05 pm »
aqui na minha zona que conheça so há uma station wagon azul, mas já com muitos maus tratos dado que os (3) filhos tiraram a carta e começaram a andar com ela  :shocked: :shocked: é só moças e riscos  :sad:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 17:16 pm por laguna1994 »
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #4 em: 02 de Novembro de 2009, 19:23 pm »
faço ideia o estado lolol

Offline nelsonjrgomes

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #5 em: 02 de Novembro de 2009, 23:53 pm »
O que eu me lembro, tendo pouco mais de 5 anos, das viagens intermináveis Barreiro - Miranda do Douro, quando ainda nem haviam as IP3 e IP5, no banco de trás de um R12...

Diga-se de passagem, foi tanque de guerra, pois até uns pilaretes em betão o meu pai lá transportou, para colocar na varanda da casa do Norte...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2009, 02:40 am »
O meu pai, conta que em 1979, numa das suas idas à Alemanha, foi num 12 berlina/carro em apenas um dia e para além do conforto do carro que referiu, diz que embora carregado até não caber mais uma caneta, o motor (suponho que o saudoso cléon de 1289cc) tinha uma força que era um espectáculo.  :cool:

Offline vmps

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Mensagens: 490
  • Don't dream t... Be it
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2009, 09:24 am »
Oh tempo volta para trás...

Agora é só fios e electrónica, também verdade seja dita, que algumas caem muito bem, apesar de por vezes darem cada dor de cabeça...

Mas seria bom se as marcas começassem apostar mais na fiabilidade .

Cumps

Offline k4p4

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 152
Re: RENAULT 12 - HISTORIA
« Responder #8 em: 05 de Fevereiro de 2010, 00:04 am »
o meu cota teve 2 ainda me lembro um verde e um igual a primeira foto  :grin: