Autor Tópico: Renting  (Lida 13135 vezes)

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Renting
« em: 25 de Abril de 2017, 22:25 pm »
procurei o forum, e nao deparei com este topico em lado nenhum, por isso aqui vai!

sei que há outras opções ao renting que até há pouco tempo era para empresas mas agora tambem abrange particulares, como é o caso do renting por 4 anos / 80.000km e com toda a papelada, documentação e assistencia tecnica incluidas por prestações bastantes atractivas (a renault é a que mais serviços inclui) para alem de poder mudar de carro novo todos os 4 anos e nao ter o trabalho / preocupação de ter de vender o carro usado ao fim do contracto (não encontro nunhum carro usado pelo preço que pagaria ao fim de 4 anos no exemplo do Nissan Cashqai)

sem falar do leasing ou a credito, quem aqui no forum já optou pelo renting de uma viatura nova? como foi sua experiencia junto da empresa de renting? quais entraves deparou ou que foi surpreendido com clausulas escondidas entre as linhas do contracto? teve despesas adicionais para o seguro de vida? ultrapassou os km indicados e o que isso implicou?

está meu banco a me atiçar para renting automovel por prestações baixas mas é pena não ser Renault - mas até que gosto do Nissan Cashqai que está com promoção brutal (se for atravês da parceria com certos bancos >>> AQUI) e já que tenho em vista uns extra €€€ cada mês, estou a pensar investigar esta hipotese de dar meu velho renault em retoma e aderir ao renting de um carro novo lá para o fim do ano ou inicio do ano 2018 (enquanto o meu carro ainda dá uns trocos - isto é, se não aparecer uma enorme despesa inesperada até lá LOL).

o que me atrai sao as prestações baixas para tantos cavalos (110cv ao preço de um carro com 90cv) e do renting tratar de tudo e cobrir todas as despesas principais (bem, quase todas... há sempre um senão) e puder ter um carro de substituido em caso de imobilização / acidente / reparação demorada (suponho por um extra €€€ na clausula do contracto) mas basta respeitar a periodicidade das manutenções e manter carro limpo e longe de acidentes, claro!

há dias que ando a ler artigos sobre "leasing VS credito VS renting" e para minha situação, acho ser esta a melhor... porque detesto pedir emprestimos / não tenho empresa nem frota / 4 anos passam num instante quando o carro é novo e não dá problemas ainda!

agora que venham lá vossos pros & contras, opiniões e exemplos sff ;)
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, 23:33 pm por clio2000 »

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renting
« Responder #1 em: 26 de Abril de 2017, 08:10 am »
Na altura que fiz um renting era um pouco diferente. 3 anos e 150mil km, com manutenção, pneus, seguro, etc. O valor aí era um pouco alto, cerca de 750eur. Mas no nosso caso tinha de ser porque faziamos mesmo muitos km e as vezes para reduzir, até se alugava carros para outras viagens.
Na parte do valor venal, é sempre muito mais agradável que um carro usado, mas como os meus rentings eram pagos pela empresa, nunca me preocupei com essa parte. No final do contrato entregava o carro e siga.

A vantagem do renting é mesmo essa... estás a pagar a utilização do carro com a manutenção e em muitos casos, seguros, IUC, etc.

Trabalhei também com algumas empresas como a Leaseplan, ALD (entre outras) e tenho ainda o meu pai a trabalhar com algumas delas na Volvo.

Aqui no Forum o predas também tem tido renting (pago pela empresa). Quando andou a ver os carros para o seu plafond, a renault era a que não conseguia ser competitiva.

Através de um contacto meu, ele até conseguia um Volvo V40 2.0Diesel de 120cv mais barato que um Renault 1.5 110cv. E o motor é mesmo muito mais agradável.

Falas bem na parte do quase todas as despesas. Tens de ver bem todas as clausulas dos contratos, até porque eles as vezes cortam-se em certos gastos na manutenção. Já cheguei a ter uma dessas empresas a ser avisada que o meu carro precisava de pastilhas e eles recusaram a troca. Só depois de uma reclamação é que autorizaram. E eu só soube porque conhecia as pessoas na oficina... porque outros nem sequer sabem disso.


Offline Sonas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 33
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose Edition 1.5 110cv
Re: Renting
« Responder #2 em: 26 de Abril de 2017, 11:15 am »
Boas.
Eu não fiz renting mas o meu primo optou por isso é até agora 0 problemas.

Sim convém ver as despesas todas iniciais pois ele só se apercebeu disso quase ao assinar o renting:)

Outra coisa que deves pedir é uma simulação sem pneus incluídos e explico porquê!

No caso dele a prestação baixou 45€/mas e visto que não trocas de pneus todos os anos ele estaria a dar 500€ (+/-) a mais por algo que não usufrui... por isso poupas esses trocos para outras coisas.

Pergunta que de certeza eles têm opção sem pneus.
De resto ele está satisfeito (fez com citroen) e até agora 0 problemas, é só meter gasóleo e andar.

Sent from my SM-G930F using Tapatalk


Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Renting
« Responder #3 em: 26 de Abril de 2017, 12:58 pm »
obrigada @Lipe pelo feedback... mesmo que não tenha empresa para pôr lá as despesas ;)

ok @Sonas, vou investigar prestações sem essa clausula, porque de facto por ano nao se gastam 4 pneus

basicamente só pago a gasolina, a via verde e.... para multas, como é ? pago eu ou faço contas com arrendatario?

Offline Sonas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 33
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose Edition 1.5 110cv
Re: Renting
« Responder #4 em: 26 de Abril de 2017, 13:39 pm »
Pois as multas não sei, mas de certeza que chegam a empresa de Renting (pois o carro não está em teu nome) e reenviam para ti!

Sim via verde e gasolinas e' ctg :)

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Renting
« Responder #5 em: 26 de Abril de 2017, 17:34 pm »
Um colega meu com a mercedes (não sei se é mesmo com eles ou não) cobram +50€ de "tratamento" do processo que consiste em informar as autoridades de quem é o arrendatário (ou qualquer coisa assim)...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renting
« Responder #6 em: 26 de Abril de 2017, 18:30 pm »
Que roubalheira só para fazerem a obrigação deles se não quiserem arcar com a despesa da multa.
Os contratos sem pneus, depois obrigam quando da entrega do veículo, estes venham com pneus de uma lista de marcas autorizadas pela empresa de renting

Offline overlord

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Mensagens: 268
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: Renting
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2017, 23:03 pm »
Que roubalheira só para fazerem a obrigação deles se não quiserem arcar com a despesa da multa.
Os contratos sem pneus, depois obrigam quando da entrega do veículo, estes venham com pneus de uma lista de marcas autorizadas pela empresa de renting

Só um aparte a empresa só é multada se nao identificar o condutor isto porque uma empresa não conduz o carro é uma pessoa, mas se não identificar um condutor eles levam com uma multa especifica de 120€ por não identificar o condutor. por isso eu cagava nessa parte de pagar 50€ para trataemento de multas no contrato. eles são obrigados por lei a faze-lo

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Renting
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2017, 11:03 am »
Até podes cagar no assunto, mas se isso vier incluído na tua fatura do renting, só podes é protestar
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Renting
« Responder #9 em: 27 de Abril de 2017, 11:51 am »
Ainda há outra coisa.

Quando entregas o carro, este tem de estar imaculado. No dia da devolução, o carro vai ser revisto e orçamentado a reparação para que esteja tal como novo e apresentam-te a conta.

Depois tens de ter ainda em atenção outra coisa. Só podes fazer 80.000 kms/ano. Se ultrapassar pagas a peso de ouro esses kms a mais. Mas se fores a ver 80 mil kms em 4 anos são no maximo 20 mil/ano. Eu acho pouco! Especialmente para um carro a gasoleo.

Agora deixa-me ver.

Um carro desses novo deve rondar os 29 mil euros. No Standvirtual andam a pedir por um carro similar de 2014 17.000€ com garantia. Quer dizer que quem vendeu deve ter recebido 14 a 15 mil euros.


Ou seja um carro desses custa 29.000 (compra) - 15.000 (venda)= 14.000€ + 144 (iuc) x4 + manutenção + seguro

Resumindo 4 anos de carros custar-te-á 14. 573€ + manutenção + seguros

Renting

349€ x 48 meses= 16.752€

Se incluir seguro + IUC + manutenção + despesas que se inventam por tudo e por nada. Fica ela por ela desde que não te apresentem uma conta calada no final quando entregas o carro (devido às pequenas mossas ou riscos).

A minha opinião é: A meu ver o renting só trás GRANDES vantagens para quem consiga abater iva.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renting
« Responder #10 em: 27 de Abril de 2017, 14:02 pm »
já nem me estava a lembrar dessa rike1.

O carro do meu colega tinha um efeito novo na mala (de um poste de iluminação) e o carro teve de ser reparado antes para não haver problemas.

A dos km, sempre foi pago a peso de ouro, daí em algumas situações, irmos a rent a cars alugar um carro para algumas viagens por espanha. Os 150mil já eram bastante complicados de gerir em Portugal, quando mais com umas viagens até Espanha (Zaragoza).

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Renting
« Responder #11 em: 27 de Abril de 2017, 19:05 pm »
obrigada pelo feedback detalhado @rike - nao tenho empresa para abater iva
sim, tudo depende como será estado do carro na entrega ao fim de 4 anos

pelas tuas contas há  diferença* de 2.000€ entre novo e usado
essa "manutenção + seguro" estam incluidos nas prestações (mas quais?)
claro no final, podem "descobrir" coisas pequenas e pedir notas grandes
quanto aos kilometros por ano, não me vejo a fazer mais de 40.000 km

novo na Nissan varia entre 22 e 26mil com 29mil para extras e jantes 18" topo gama etc...
Localrent pela Nissan é 350€ x 48Meses = 16.800€ + inesperados* = 19.000€ pronto, 20K (seja moça ou kms)

no standvirtual o mesmo Qashqai usado, vale uns 20.000€ do ano 2014 mas com 120.000 Km
mais apto a ter problemas de mecanica após 4 anos e esses kms que um novinho em folha... e mais:
(tenho ir buscar a Leiria ou em Lisboa num stand que não tenho confiança e nao sei historial carro)

a diferen$a entre novo e usado (não encontrei concessionario autorizado) é um bom argumento de renting
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 07:47 am por clio2000 »

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renting
« Responder #12 em: 27 de Abril de 2017, 19:51 pm »
Existem vários tipos de contratos de renting.
Tens uns que cobrem as manutenções programadas (revisões e troca de material de desgaste associado a essa revisão) + seguro + iuc + pneus + avarias... isto irá sempre aumentar bastante o valor da prestação.
Outros contratos incluem só as manutenções programadas + iuc, depois as restantes despesas são para ti.

No caso de um renting para particular, convém ver mesmo todas as condições do contrato para não te sair bem mais caro.

Enviei-te uma PM com uns links e um guia de renting, para dares uma vista de olhos.
Está no site da leaseplan, se é que já não o viste.

Publicamente deixo ainda este das FAQ's da Locarent
http://www.locarent.pt/LoadablePage.aspx?pagid=80




Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Renting
« Responder #13 em: 27 de Abril de 2017, 23:48 pm »
Sim recebi e li mas nao lista todos os servicos ou revela as entre linhas
Nada como investigar junto deles quando for oportuno com um Q&A

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Renting
« Responder #14 em: 28 de Abril de 2017, 14:25 pm »
bolas, só de ler o Portal de Queixas sobre a LeasePlan fico com um pé atrás sobre Renting
as tais entre-linhas e vir a descobrir que a manutenção ou garantia no contracto não cobre certas despesas

EXEMPLOS:

http://portaldaqueixa.com/mercado-automovel/leaseplan-insistencia-em-coagir-o-cliente-em-pagar-algo-indevido

http://portaldaqueixa.com/mercado-automovel/leaseplan-transtornos-por-reparacao-na-garantia

http://portaldaqueixa.com/mercado-automovel/leaseplan-portugal-garantia
« Última modificação: 28 de Abril de 2017, 14:31 pm por clio2000 »