Autor Tópico: Chapa do construtor  (Lida 13194 vezes)

Offline MarcoLucas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira, Portugal
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Clio 4
Chapa do construtor
« em: 18 de Março de 2021, 13:52 pm »
Boas tardes,
Obti recentemente um clio 4 tce, que no seu estado geral está tudo OK, surpresa a minha quando foi à inspeção do mesmo e não passei.
Ou seja tava tudo bem com o carro, mas faltava a dita "chapa do construtor" foi me informado com alguma alegria do inspecionador, que tava tudo bem mas ia ter que pagar um "bilhete" para arranjar essa tal chapa. Foi me dito pelo mesmo e também pela Renault que liguei após a inspeção, que este autocolante de 150€ "pode sair com as lavagens"
Agora pergunto eu, esse autocolante foi mesmo feito para roubar os clientes? Autocolantes das batatas fritas duram muito mais e não custam esse valor nem de perto.
Gostaria de saber se existe algum resolução para este problema sem ser extorsão do meu dinheiro.
Pelas opções que tive até agora parece que não.

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Chapa do construtor
« Responder #1 em: 18 de Março de 2021, 17:08 pm »
Boas, tens mesmo de ir a uma renault oficial para te fazerem o autocolante, e pagas 1º e só depois é que eles mandam fazer a frança.

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Chapa do construtor
« Responder #2 em: 18 de Março de 2021, 22:41 pm »
Passei pelo mesmo no ano passado, infelizmente não há muitas hipóteses... E sim, é simplesmente um autocolante e fica numa zona onde apanha com água. É uma tontice, mas é como as coisas são...

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Chapa do construtor
« Responder #3 em: 19 de Março de 2021, 20:08 pm »
Já ouvi dizer que a coisa é cara, sim. E só mesmo na marca. Isso do sair com lavagens é que é estranho... Nos vários anos que levo de carros e com várias marcas(uns a ser lavados mais vezes que outros), nunca tal me aconteceu!

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Chapa do construtor
« Responder #4 em: 19 de Março de 2021, 21:07 pm »
A justificação deles é essa, devido à posição onde o autocolante se encontra (na cova da porta, onde passa água da chuva ou nas lavagens). Ainda assim, aqueles autocolantes tendem a estar tão bem colados que dificilmente saem com água...

Mas resumindo isto tudo:
1º A chapa nem devia ser um autocolante, e a ser um autocolante, devia estar colocado numa zona onde não apanhasse com água.
2º É vergonhoso cobrar 150€ por um autocolante com meia dúzia de informação impressa.
3º O numero de casos em que a chapa do construtor não está presente é gigante... Quando me aconteceu, a senhora na Renault confirmou que são dezenas/centenas de carros por mês a perder na inspecção por causa disto. A renault diz que é impossivel o carro sair da fabrica sem a chapa (questões legais etc), então a única explicação lógica é a de que de facto acabam por cair com o tempo... Não faria então sentido deixar de usar um autocolante, ou mudar a posição do mesmo? Não... cobrar 150€ aos clientes é que é de génio.

 :laugh:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Chapa do construtor
« Responder #5 em: 22 de Março de 2021, 13:40 pm »
Efectivamente já vi alguns a desaparecerem... depois de trabalhos de repintura...

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Chapa do construtor
« Responder #6 em: 24 de Março de 2021, 00:39 am »
conheço muito bem esses autocolantes que eles chamam... tem um nome label vin number.... e isso nunca sai com a agua.. a cola é bem forte e para a tirares fica toda rasgada.. agora se o carro sofreu alguma pintura quem a fez tirou e cagou nisso...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Chapa do construtor
« Responder #7 em: 25 de Março de 2021, 06:59 am »
Tenho um carro com 21 anos e ainda tem o dito autocolante, das duas uma, ou foi mesmo retirado, ou então a qualidade do autocolante caiu muito....

Offline Joseanascimento

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Captur
Re: Chapa do construtor
« Responder #8 em: 07 de Maio de 2021, 02:16 am »
Boa noite,
Comprei um Renault Captur em 2018 no stand da Renault na Caetano no Barreiro, nunca tive problemas com o veículo.
Contudo, este ano o veículo foi fazer a inspeção obrigatória (2021) foi detetado que a chapa de construtor onde se situa a identificação do veículo está danificada e uma parte desapareceu e dificulta a sua visualização e confirmação dos dados nela existentes.
Essa não conformidade ficou registada na ficha de inspeção, logo esta falha terá de ser retificada até à data da próxima inspeção.
Fui ao concecionário onde efetuei a compra do veículo e expliquei o sucedido, e apresentaram-me quase 200€ a pagar por um autocolante idêntico ao que está danificado ao qual chamam chapa do construtor.
Recusei-me a pagar esse valor que acredito ser vergonhoso, visto que se trata de um autocolante e que eu acredito não ser por culpa minha que o mesmo se encontra danificado, porque em primeiro lugar o carro maioritariamente circula com uma pessoa e não se usa os bancos traseiros , não sendo necessário utilizar as portas e dado que o mesmo se encontra colado em uma zona onde se aloja muito pó e por onde passa água da chuva e a Renault de Setúbal não se responsabiliza e diz que é obrigada a colocar o autocolante no mesmo sítio.
Entendo que não é da minha responsabilidade visto que à data da inspeção, a viatura ainda se encontrava dentro da garantia e o local onde dizem ser obrigatória a colagem do autocolante (chapa do construtor) não me parece ser o mais adequado para colocar o referido autocolante. Se fosse uma chapa como o nome indica...
 

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Chapa do construtor
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2021, 08:30 am »
Boas,
        Bem podes bater o pé mas trata lá de pagar e meter a "chapa oval" no sitio dela porque senão ainda vais ter mais problemas. Eu compreendo que seja aborrecido mas o mal é sempre teu.

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Chapa do construtor
« Responder #10 em: 21 de Outubro de 2022, 16:53 pm »
Desculpem abrir o topico.

Recentemente adquiri um Clio 4 de 2019 num Stand, e passados uns dias descobri que nao tinha a chapa autocolante.
O vendedor mandou  vir da Renault e ontem fui lá para ele a colar.

Será preciso eu fazer mais alguma coisa?
Li noutros foruns que eu teria a que ir ao IMTT...(fazer nao sei o quê...)

Cumprimentos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline NotThisMind

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 83
  • Garagem : Clio II 1.5 dci
Re: Chapa do construtor
« Responder #11 em: 20 de Novembro de 2022, 19:39 pm »
Acabei de ler este tópico e não pude deixar de comentar a perguntar se isto é tanga?

Então seguindo pela documentação da renault, existe 4 localizações pelo menos para verificar o VIN do carro, e só por ter um autocolante rasgado que deve ser muito valioso, a inspecção é chumbada? Mas tamos a brincar ou quê ?

Localização das várias opções para o dito número num Renault Clio IV .

Option n1 : It is located on a sticker which is located on the door, driver side.
Option n2 : If you open the hood, it will be on the front of the engine.
Option n3 : Just behind the driver side wipers.
Option n4 : On the driver's door, look at the hinges on the edge.

E agora chegamos aqui a Portugal e reprovamos por 1 dos sitios não estar "visível" ou "danificado" ? Porque acham que existem várias localizações para cada modelo/carro/etc ?
Só deveria ser razão de chumbo se a parte metálica / chapa dessas localizações estivesse danificada e não fosse possível comprovar o nr. de chassis do carro.

Agora, qualquer um pode imprimir um autocolante parecido com VIN diferente, quem garante que está correto dessa forma?

Acho completamente ridículo o que acabei de ler.

Offline lynx09

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixezelo - V.N.Gaia - Portugal
  • Mensagens: 20
Re: Chapa do construtor
« Responder #12 em: 15 de Janeiro de 2023, 18:22 pm »
Se é o que penso, no meu está no cimo do tablier, virada para o exterior do lado do condutor. Clio III Tce fase 2.
CLIO III 1.2 TCE 100 CV
BLANC, BLANC ET BLANC!!! C`EST FINI!!!

Offline mariojmmachado

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 23
Re: Chapa do construtor
« Responder #13 em: 15 de Janeiro de 2023, 20:14 pm »
Já me aconteceu! Mais de 6 meses de espera devido à pandemia e 150€.
Como saiu? Nem sei se alguma vez o teve!
Após colocada no lugar, poucos dias depois, começou a perder a cor.
Entretanto coloquei uma película autocolante, para proteger.
Quando fez os 4 anos, foi à primeira inspeção e nem abriram a porta onde se encontra o autocolante.

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Chapa do construtor
« Responder #14 em: 16 de Janeiro de 2023, 19:39 pm »
Se é o que penso, no meu está no cimo do tablier, virada para o exterior do lado do condutor. Clio III Tce fase 2.

Certo, tens o VIN ai e o CLIO IV também... só que também tem de haver o autocolante na porta traseira (pelo menos nos CLIO IV).