Autor Tópico: Gasóleo a retornar para o depósito  (Lida 886 vezes)

Offline BrunoSFM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 9
  • Garagem : Renault Megane 2 Break
Gasóleo a retornar para o depósito
« em: 15 de Janeiro de 2023, 08:16 am »
Bom dia caros amigos,

Estou com um problema que me tem andado a fritar a cabeça.

A minha Megane 2 de 2004 tem custado muito a pegar, algo está a deixar entrar ar para o circuito do combustível ou a deixar retornar para o depósito.

Mal desligo o motor, passado uns segundos dá para ver o gasóleo a retornar pelo tubo que liga do filtro de combustível até ao depósito, ao acontecer isso, fica quase impossível liga-lá novamente pois não tem gasóleo nenhum por ali, e como a Megane tem o Butão de start, não da para prolongar o arranque e como apenas fica a tentar arrancar por uns segundos, que não é o suficiente para puxar o gasóleo todo que retornou, quando para volta tudo para trás, normalmente fica mais fácil de pegar se tiver alguém a ajudar na bomba manual a puxar o gasóleo.

O filtro de combustível foi trocado a 2 semanas atrás, já me falaram para ver a valvula de anti-retorno, mas fico na dúvida onde fica a mesma, pelo menos nos tubos não tem nada, só se for embutida no filtro ou na bomba de alta pressão.

Já estive a ver por alto os tubos e parece estar tudo OK sem fugas, poderá ser (como um colega me disse) os encaixes rápidos da Renault que ligam ao filtro? Isto porque também só vejo o combustível a retornar desse tubo que vai desde o filtro de combustível até à bomba manual, penso que nem chega a retornar ao depósito, não tenho a certeza.

(aqui está um vídeo a mostrar eu a puxar o gasóleo e ele a retornar passado alguns segundos)

Offline mariojmmachado

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 23
Re: Gasóleo a retornar para o depósito
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2023, 11:42 am »
Bom dia! Não poderá estar relacionado com o filtro de gasóleo? O do meu carro foi trocado na última revisão e o antigo estava com uma pequena fuga no retentor. A única coisa que eu sentia em determinadas rotações, era o carro aos "soluços", de uma forma muito suave.
Cheirava a gasóleo, mas nunca dei com a fuga... Nem com a fuga, nem com o filtro! Já vai no 3° e só desta vez percebi que está na cave da roda.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Gasóleo a retornar para o depósito
« Responder #2 em: 17 de Janeiro de 2023, 11:41 am »
ve esses tubos onde está a pera.. tem tendencia a rasgar com os anos... podes ter uma entrada de ar por ai..

Offline BrunoSFM

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 9
  • Garagem : Renault Megane 2 Break
Re: Gasóleo a retornar para o depósito
« Responder #3 em: 17 de Janeiro de 2023, 20:41 pm »
Vou ver se compro outro filtro de combustível novo, mas de marca diferente e vejo como fica.
Com o passar dos dias anda pior, só consigo ligar a carrinha após sangrar os injetores (desapertar todos, dsr ao arranque e apertar tudo).
Reparei também que apartir da bomba manual não retorna mais nada, mas como me disseram, a bomba manual tem também uma Válvula anti retorno que parece estar a funcionar bem, portanto o problema é provavelmente no tubo que vai da pera da bomba manual até ao filtro de combustível.

Uma questão que já me ando a perguntar a algum tempo, mas os tubinhos de retorno que saiem dos injetores podem ser a causa de entrar ar? Digo isto pois ele estão bem ressequidos, basta apertar um bocado de algum deles e começa a sair bocados de bolinhas de gasoleo pelos tubos 😅 a questão é se poderá realmente ser esse problema,  isto pois eles já estão assim a bastante tempo e antes não dava estes problemas, sempre custou algum tempo a pegar, mas julguava que era do sensor de posição da árvore de cames, mas pode ser esses tubinhos que estão a piorar e a deixar entrar ar? Já me disseram que não fazia diferença nenhuma por ser de retorno do gasoleo, mas agora fico a pensar nisso. Alguém me tira essa dúvida?
Cumprimentos.