Autor Tópico: 24 horas de Le Mans  (Lida 25553 vezes)

Offline Rui

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24 horas de Le Mans
« em: 08 de Junho de 2011, 10:48 am »
Hoje apetece-me falar desta mítica prova. E isto a pretexto dos 20 anos da vitória de um Mazda na prova. Apesar de tanto a Nissan como a Toyota terem tentado semelhante feito, apenas a Mazda surge como representante do país do sol nascente a ter conseguido alcançar a vitória.
O Mazda 787B dominou a prova em 1991, mas no ano seguinte foi pura e simplesmente banido.
E porquê?
Voltamos à velha história de um construtor ter aparecido com algo quase imbatível, e que os outros não conseguiam combater, logo toca de banir da competição. A principal caracteristica deste Mazda era o motor Wankel de 4 rotores de 2600 cc com cerca de 900 cv. Foi este tipo de motor o grande responsável pela vitória e pelo fim precoce do 787B nesta prova, pois foi banido de qualquer competição da FIA.



In velocidadeonline
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Hiroshima (Japão), 20 Maio 2011. O ano de 2011 marca o 20º aniversário da vitória alcançada
pela Mazda na mais emblemática corrida de resistência do Mundo, as 24 Horas de Le Mans.
Em 1991 a Mazda tornou-se no primeiro e único construtor japonês a ganhar a prova. Como
forma de celebrar este aniversário e a convite da organização do evento, o Automobile Club de
LOuest (ACO), o Mazda 787B irá fazer uma demonstração no Sábado (dia 11 de Junho) no
Circuito de la Sarthe, em Le Mans (França), momentos antes do arranque de mais uma edição
da mítica corrida de resistência.
A 79ª edição das 24 Horas de Le Mans tem início marcado para as 15 horas locais desse
Sábado, terminando exactamente à mesma hora no dia seguinte. A Mazda planeou a
demonstração do 787B de competição no Circuito de la Sarthe às 12h30 do dia 11 de Junho.
Paralelamente, o 787B irá também tomar parte no tradicional ‘Desfile de Pilotos’ no centro da
cidade de Le Mans, na 6ª Feira, 10 de Junho.
O Mazda 787B foi especialmente restaurado e testado para a demonstração em Le Mans
o Mazda 787B tornou-se no primeiro e único automóvel japonês, e também o único equipado
com um motor rotativo, a vencer as 24 Horas de Le Mans. Desenvolvido em parceria entre a
Mazda e a Mazdaspeed, a equipa responsável pelo programa de competição da Mazda, o
787B teve o chassis desenhado a pensar no regulamento técnico do Grupo C e tinha um motor
rotativo de quatro rotores, capaz de debitar 700cv. Devido às alterações no regulamento, o ano
de 1991 foi o último em que este tipo de motores pôde participar nas 24 Horas de Le Mans. Na
última oportunidade, depois de 17 anos de esforço, a Mazda finalmente realizou o sonho de
vencer à geral em Le Mans. Esta vitória não foi só da Mazda, mas também o resultado de
muitos anos de um árduo trabalho da Mazdaspeed, pilotos, fornecedores e todas as restantes
entidades envolvidas.
Takashi Yamanouchi, Director Representativo, Presidente do Conselho, Presidente e CEO da
Mazda, afirmou que “a Mazda foi fundada com o desejo de ‘nunca fugir de um desafio’. Este
espírito mantém unidos todos os empregados do Grupo Mazda a nível mundial e inspira-nos a
alcançar os objectivos que traçámos para nós próprios. Há exactamente 50 anos, em 1961, a
Mazda começava a desenvolver o motor rotativo. O caminho desde esse arranque até à nossa
vitória em 1991, em Le Mans, e agora para o nosso programa de desenvolvimento da
TECNOLOGIA SKYACTIV, foi construído sobre o nosso espírito de desafio. 2011 está previsto
ser outro ano marcante para todo o Grupo Mazda, assim que arrancarmos com a nossa era
SKYACTIV, com a apresentação da próxima geração de veículos.â€
Desde 1991 que o Mazda 787B vencedor tem estado maioritariamente em exposição no
Museu da Mazda em Hiroshima, Japão. Na preparação para a demonstração de Le Mans, a
Mazda efectuou um cuidado trabalho de restauro, tornando de novo e pela primeira vez desde
o triunfo em 1991 possível a condução do 787B. O trabalho foi efectuado pelos actuais
empregados da Mazda que participaram no original projecto “Le Mans Challengeâ€, juntamente
com engenheiros da empresa filial de engenharia, a Mazda ET. O recondicionado 787B foi
testado por um dos principais pilotos da Mazda e o nível de performance foi confirmado pelos
antigos pilotos da Mazda, Yoshimi Katayama, Takashi Yorino e Yojiro Terada na Pista de
Testes da Mazda em Mine, na zona oeste do Japão.
Nas celebrações do 20º aniversário, vários membros da equipa da Mazda de 1991 vão
também regressar a Le Mans. O piloto vencedor em 1991, o britânico Johnny Herbert, vai ter a
companhia de outros pilotos da Mazda de 1991, o irlandês David Kennedy, o belga Pierre
Dieudonné e outros membros da equipa.



Se quiserem saber mais sobre o motor Wankel é aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Wankel.

Agora voltando ao assunto, aqui ficam alguns videos. Som alto, que o barulho deste motor é absolutamente espectacular.

Mazda 787b Mine Circuit (High Volume!)


787B 4rotor Start and Rev video


マツダ 787Bã€èµ°ã‚‹ï¼...美祢テストコース


Mazda 787Bレストア作業 ï¼Mazda 787B Restoration


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Offline Black Phoenix

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #1 em: 08 de Junho de 2011, 11:00 am »
Eu ate publicava aqui qualquer coisa sobre a Renault, mas não tenho tempo agora para traduzir de inglês para português (sim o google translator é algo que abomino tendo em conta as calitradas e trocas de sentido das frases, logo traduzo eu mesmo).

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #2 em: 08 de Junho de 2011, 11:06 am »
A ideia deste tópico é podermos falar das 24 horas de Le Mans em geral, portanto todas as contribuições, não importa a marca ou pilotos, serão sempre bem-vindas. :smiley:
Mazda foi apenas o pretexto para o início.
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Offline Caçoilauto

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #3 em: 08 de Junho de 2011, 11:32 am »
dasss  fil*s da p*t** dos nipónicos que a trabalhar  vai lá vai.... Conseguem ser uns segundos mais rápidos do que eu a reconstruir.


No entanto é de assinalar que retirar peças e desenha-las por sobreposição é de artistas..... Azeiteiros .....

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Offline Black Phoenix

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #4 em: 08 de Junho de 2011, 11:44 am »
dasss  fil*s da p*t** dos nipónicos que a trabalhar  vai lá vai.... Conseguem ser uns segundos mais rápidos do que eu a reconstruir.


No entanto é de assinalar que retirar peças e desenha-las por sobreposição é de artistas..... Azeiteiros .....

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Não fazem nada que os chineses não façam há anos... A copiar não há como eles!

Offline Lipe

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #5 em: 08 de Junho de 2011, 13:20 pm »
Sempre achei piada aos rotativos wankel, foi sem duvida o assunto de aulas de mecânica mais interessante para mim :)

Motor muito rotativo, com muito pouca força nas baixas rpm. Alias, nota-se, ele tem de fazer curvas em 1º para não perder rotação.

Já os famosos RX-7 e RX-8 são apenas de 2 rotores e 1300cc. Conseguem debitar (de origem) 300cv (225 nas versões atmosféricas do Rx-7), quanto mais quando são puxados.

No entanto são motores bastante rapidos e fiáveis, daí terem ganho sem grandes problemas a prova, mas como o Rui diz, algo que é muito superior aos outros, é banido...

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #6 em: 08 de Junho de 2011, 13:25 pm »
Outra caracteristica engraçada, é que este tipo de motor não permite o efeito "travar com o motor".
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MRC

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #7 em: 08 de Junho de 2011, 13:39 pm »
Já eu nunca achei piada a esse tipo de motores... Que nem os japoneses (com tanta fama de perfeccionismo nos motores têm) são capazes de evitar o que de negativo têm.

Bebem gasolina como V8's (eficiência baixa)
     "     Ã³leo como tudo
"Baixas", é tipo assas de mosquito, é mentira
Muita potencia pouco binário
Desgaste elevado, em alguns casos, pior que 2T.
Portanto, pouco fiáveis

Sinceramente acho que é tecnologia que a Mazda devia de abandonar e seguir para outra.

Offline tvaz

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #8 em: 08 de Junho de 2011, 14:09 pm »
Este Mazda tira-me do sério...

Offline Black Phoenix

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #9 em: 08 de Junho de 2011, 14:25 pm »
Já eu nunca achei piada a esse tipo de motores... Que nem os japoneses (com tanta fama de perfeccionismo nos motores têm) são capazes de evitar o que de negativo têm.

Bebem gasolina como V8's (eficiência baixa)
     "     Ã³leo como tudo
"Baixas", é tipo assas de mosquito, é mentira
Muita potencia pouco binário
Desgaste elevado, em alguns casos, pior que 2T.
Portanto, pouco fiáveis

Sinceramente acho que é tecnologia que a Mazda devia de abandonar e seguir para outra.

Motores que turbinados ficam umas bestas autenticas. São motores que devem ser cuidados, pois não e qualquer mecanico que mexe em rotores! Quanto a falta de fiabilidade, e relativo. E também é o único motor (segundo li uma vez num site de noticias) que pode aceitar alimentação a base de hidrogénio sem qualquer alteração na mecânica.

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #10 em: 08 de Junho de 2011, 14:41 pm »
Já eu nunca achei piada a esse tipo de motores... Que nem os japoneses (com tanta fama de perfeccionismo nos motores têm) são capazes de evitar o que de negativo têm.

Bebem gasolina como V8's (eficiência baixa)
     "     Ã³leo como tudo
"Baixas", é tipo assas de mosquito, é mentira
Muita potencia pouco binário
Desgaste elevado, em alguns casos, pior que 2T.
Portanto, pouco fiáveis

Sinceramente acho que é tecnologia que a Mazda devia de abandonar e seguir para outra.

Falas apenas nos pontos negativos.
No entanto são motores, que como são mais compactos permitem centros de gravidade mais favoráveis. Isto é de extrema importância em competição. Menos peças móveis e por consequência menos vibrações e para a mesma cilindrada os valores de potência e binário são superiores (apesar das curvas de potência e binário serem algo estranhas).
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MRC

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #11 em: 08 de Junho de 2011, 14:51 pm »
Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? :|

Márcio, turbinados sim tens razão... E o desgaste desses também é a modos de... "Turbinado"!

Rui, só falei nos pontos negativos, porque sinceramente os positivos estão em menor número que até me esqueci deles. Mas sim, para a competição até servem... A FIA é que não parece lá muito interessada.

Offline Black Phoenix

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #12 em: 08 de Junho de 2011, 14:55 pm »
Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? :|

Márcio, turbinados sim tens razão... E o desgaste desses também é a modos de... "Turbinado"!

Rui, só falei nos pontos negativos, porque sinceramente os positivos estão em menor número que até me esqueci deles. Mas sim, para a competição até servem... A FIA é que não parece lá muito interessada.
Deves ter a mania que és importante... :laugh:

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #13 em: 08 de Junho de 2011, 14:57 pm »
A FIA é que não parece lá muito interessada.

E não está muito interessada mesmo, pois é uma tecnologia dominada por muito poucos e quem a domina consegue obter estes reultados. Logo, és o maior mas com pouco peso na (má)FIA, és banido.

Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? :|

Este comentário é que era escusado.
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MRC

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #14 em: 08 de Junho de 2011, 15:04 pm »
A FIA é que não parece lá muito interessada.

E não está muito interessada mesmo, pois é uma tecnologia dominada por muito poucos e quem a domina consegue obter estes reultados. Logo, és o maior mas com pouco peso na (má)FIA, és banido.

Porra, catane!! Mas isto agora é logo aos pares cada vez que debito algo? :|

Este comentário é que era escusado.

Qualquer marca domina a tecnologia... Basta haver vontade de investir. Acho que não é por ai.

Não sei se sabes, mas a Citroen nos anos 70, teve um GS com um motor Wankel... Apesar de ter sido um fracasso, devido aos pontos negativos destes motores, e ao seu preço puxadote em relação à restante gama do GS. É uma tecnologia tão pouco eficiente à partida, que tirando a Mazda (que a aperfeiçoou bastante) mais nenhuma construtora de automóveis, teima em fazer daquilo, padrão!