Autor Tópico: 24 horas de Le Mans  (Lida 25562 vezes)

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #15 em: 08 de Junho de 2011, 15:30 pm »
Esse GS com motor wankel foi um flop por causa do choque petrolifero de 1973, acabando por seguir o exemplo do mítico SM com motor Maserati. Mercedes, Nissan e outros ainda tiveram algumas experiências com essa tipo de motor mas nessa altura a marca que mais investiu foi a NSU com o RO 80. Tinha um wankel pequeno com cento e tal cavalitos. A NSU mais tarde acabou por ser absorvida pela VW e grande parte das ideias deste carro passaram para as primeiras gerações do VW Passat e Audi 80.
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Offline Lipe

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #16 em: 08 de Junho de 2011, 15:35 pm »
interessante... para mim até era tecnologia que deveria ser ainda mais explorada.

pena que seja só a mazda a faze-lo.

A da citroen foi um fracasso pois foi há imensos anos e depois como todos nós sabemos, não existe melhor que os japoneses a fazer motores  :laugh:

Existem de facto alguns factores menos favoráveis no tipo de motor, mas depois de andares num, acredita que nunca mais te lembras deles, só queres é manter as RPM o mais alto possível e usufruir do carro, pois como o Rui diz, com estes motores existe uma redução acentuada do peso, enquanto outros tem de ter motores V6 ou V8 de eficácia baixa como se disse anteriormente. :)

Não se pode esquecer que basta este motor pequenito de 1300cc para competir com motores acima dos 3600cc.

Venham os wankel, como o meu prof. dizia

MRC

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #17 em: 08 de Junho de 2011, 15:39 pm »
Não foi só por isso que fracassou, senão por isso...

Tal como disse atrás, era mais caro que a restante gama e para não falar dos defeitos daquele tipo de motor, falo da falta de mão de obra especializada... Isso do choque petrolífero de 1973 em praticamente nada interferiu no fracasso do GS. Tal como o SM que ai referes, não foi pelo choque petrolífero, senão pela falta de fiabilidade do motor, devido aos engenheiros que projectaram aquele V6 a partir do V8 Maserati, simplesmente "cortando" um par de cilindros. Correias de distribuição naqueles carros mudam-se de 10 em 10mil, para minimizar o risco de mandar o motor para as couves.

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #18 em: 08 de Junho de 2011, 16:03 pm »
Já agora, se quiserem informações sobre as 24 horas de Le Mans, podem ir ao site oficial (em francês e inglês) ou se não se entenderem com linguas estrangeiras, existe um site na nossa lingua: http://www.lemansportugal.com/
É um projecto de uma série de apaixonados pelo fenómeno das 24 horas, que durante muito tempo opinavam no site do Autosport e que em 2009 decidiram avançar para este novo projecto.
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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #19 em: 08 de Junho de 2011, 16:14 pm »
O único Renault a vencer as 24 horas de Le Mans, no ano de 1978:
Renault Alpine A442 V6, pilotado por  Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud.
Projecto sem continuidade após esta vitória, pois a Renault apontou os seus esforços para a Fórmula 1.

renault pironi jaussaud


24H du Mans - Le Mans 1978 - Renault Alpine A442B onboard
« Última modificação: 08 de Junho de 2011, 16:19 pm por Rui »
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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #20 em: 08 de Junho de 2011, 16:29 pm »
Já tava na altura de retornar...

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #21 em: 08 de Junho de 2011, 16:44 pm »
Duvido que a Renault o faça. O envolvimento na Fórmula 1 ficou reduzido ao fornecimento de motores. Na equipa de F1 apenas sobra o Nome. Estão envolvidos na GP2 como fornecedores de todos os motores, diversos trofeus monomarca pela Europa, Formula Renault 3.5...
Mas ao que parece em 2012 vai ser o ano do regresso do Mundial de Sport Protótipos, baseado no regulamento das 24 horas de Le Mans, com várias provas entre as quais esta e as 12 horas de Sebring (EUA).
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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #22 em: 10 de Junho de 2011, 08:32 am »
In Autosport:
Citar
24 Horas de Le Mans: Primeira linha da grelha para a Audi, Lamy em terceiro

 Todos dizem que não interessa muito, o que importa é a corrida, mas a verdade é que a derradeira sessão de qualificação para as 24 horas de Le Mans deste ano foi disputada ao ponto de existirem nada mais nada menos que seis carros separados apenas por 0.534s. A pole ficou na posse da Audi que reservou para si a primeira linha da grelha de partida. O melhor tempo foi realizado pelos homens do Audi R18 TDI Nº 2 de Fassler/Lotterer/Treluyer, com um registo de 3m25.738s, na frente dos seus colegas de equipa Bernhard/Dumas/Rockenfeller, que ficaram apenas a 61 milésimos. Terceiro posto para o melhor dos Peugeot, o de Pedro Lamy (Lamy/Bourdais/Pagenaud), 0.272 mais lentos que o autor da pole.


 A Oak Racing de Tiago Monteiro/Moreau/Ragues colocou o Pescarolo-Judd na 11ª posição, duas posições acima da Quifel ASM Team, com Miguel Amaral/Pla/Hughes a levarem o Zytek ao 13º posto, com pretensões de o colocarem entre os dez primeiros na corrida.


Os melhores da LMP2 foram os homens da Signatech ORECA-Nissan,
Mailleux/Ordonez/Ayaricom o 14º posto, enquanto nesta categoria as coisas voltaram a não correr nada bem à Level 5 de João Barbosa que se quedou com a última posição na categoria, muito longe dos lugares da frente.


Grande corrida que se espera nos GTE Pro, entre os dois BMW e o Ferrari da AF Corse, sendo que pouco mais atrás estarão os Corvette e Porsche. A pole sobrou para o BMW M3 de Farfus/Muller/Werner, enquanto o Ferrari de Fisichella/Bruni/Vilander qualificou-se logo a seguir, a menos de meio segundo. Terceiro posto para o segundo BMW M3, de Priaulx/Muller/Hand. Por fim, 15ª posição na categoria para Kauffman/Waltrip e o português Rui Águas no Ferrari da AF Corse.


Quando Lamy esteve em pista,conseguiu melhorar ligeiramente o tempo, mas esteve a maior parte do tempo em configuração de corrida, com o depósito de combustível cheio e turnos longos. Tiago Monteiro chegou a ter o seu carro no topo da tabela dos carros a gasolina, mas o seu carro revelou ser menos competitivo que o Pescarolo 'oficial' e que os Lola-Toyota da Rebellion.


A Quifel ASM Team conseguiu cumprir o objetivo de fazer um tempo inferior a 3m38s, mas o carro vai sempre continuar mais lento que a concorrência direta. João Barbosa, que não conseguiu fazer nenhuma volta à tarde devido à paragem do Lola da Level 5 Motorsports com falta de combustível (por erro de cálculo da equipa), só andou à noite, mas acabou por ser o seu colega Christophe Bouchut a fazer um tempo abaixo dos 3m50s. O piloto do Porto afirmou que existem alguns problemas de entrosamento entre os membros americanos da equipa e os ajudantes ingleses contratados para a prova.


Pos. Categoria Equipa Carro Tempo
1 LM P1 AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 TDI 3m25.961
2 LM P1 PEUGEOT SPORT TOTAL Peugeot 908 3m26.156
3 LM P1 PEUGEOT SPORT TOTAL Peugeot 908 3m26.272
4 LM P1 AUDI SPORT NORTH AMERICA Audi R18 TDI 3m27.602
5 LM P1 AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 TDI 3m27.697
6 LM P1 TEAM PEUGEOT TOTAL Peugeot 908 3m28.739
7 LM P1 TEAM ORECA MATMUT Peugeot 908 HDi FAP 3m30.828
8 LM P1 PESCAROLO TEAM Pescarolo-Judd 3m33.066
9 LM P1 REBELLION RACING Lola B10/60-Toyota 3m33.982
10 LM P1 REBELLION RACING Lola B10/60-Toyota 3m34.892
11 LM P1 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd 3m34.933
12 LM P1 KRONOS RACING Lola-Aston Martin 3m36.551
13 LM P1 QUIFEL ASM TEAM Zytek 09SC 3m37.393
14 LM P2 SIGNATECH-NISSAN Oreca 03-Nissan 3m41.458
15 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd 3m41.908
16 LM P2 TEAM ORECA MATMUT Oreca 03-Nissan 3m43.098
17 LM P2 PECOM RACING Lola B11/40-Judd BMW 3m43.223
18 LM P2 STRAKKA RACING HPD ARX-01d 3m45.041
19 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-BMW 3m45.297
20 LM P2 GREAVES MOTORSPORT Zytek-Nissan 3m45.982
21 LM P1 ASTON MARTIN RACING Aston Martin AMR-One 3m46.450
22 LM P1 ASTON MARTIN RACING Aston Martin AMR-One 3m48.355
23 LM P2 EXTREME LIMITE AMPARIS Norma M200P-Judd BMW 3m48.420
24 LM P2 RACE PERFORMANCE Oreca 03-Judd BMW 3m48.603
25 LM P2 OAK RACING OAK Pescarolo-Judd BMW 3m48.665
26 LM P2 RML HPD ARX-01d 3m48.765
27 LM P1 HOPE RACING Oreca Swiss Hy Tech-Hybrid 3m50.495
28 LM P2 LEVEL 5 MOTORSPORT Lola Coupé-HPD 3m57.072
29 GTE PRO AF CORSE Ferrari 458 Italia 3m58.040
30 GTE PRO BMW MOTORSPORT BMW M3 GT 3m59.426
31 GTE PRO HANKOOK TEAM FARNBACHER Ferrari 458 Italia 3m59.519
32 GTE PRO TEAM FELBERMAYR PROTON Porsche 997 GT3 RSR 3m59.662
33 GTE PRO CORVETTE RACING Corvette C6 ZR1 4m00.087
34 GTE PRO JMW MOTORSPORT Ferrari 458 Italia 4m00.890
35 GTE PRO JOTA Aston Martin V8 Vantage 4m00.921
36 GTE PRO LUXURY RACING Ferrari 458 Italia 4m01.015
37 GTE PRO LUXURY RACING Ferrari 458 Italia 4m01.176
38 GTE PRO BMW MOTORSPORT BMW M3 GT 4m01.190
39 GTE PRO CORVETTE RACING Corvette C6 ZR1 4m01.626
40 GTE PRO AF CORSE Ferrari 458 Italia 4m02.216
41 GTE AM AF CORSE SRL Ferrari F430 4m02.539
42 GTE PRO FLYING LIZARD MOTORSPORT Porsche 997 GT3 RSR 4m03.128
43 GTE PRO PROSPEED COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m03.521
44 GTE AM PROTON COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m03.532
45 GTE PRO TEAM FELBERMAYR PROTON Porsche 997 GT3 RSR 4m03.613
46 GTE AM FLYING LIZARD MOTORSPORT Porsche 997 GT3 RSR 4m05.440
47 GTE AM GULF AMR MIDDLE EAST Aston Martin V8 Vantage 4m05.522
48 GTE PRO IMSA PERFORMANCE MATMUT Porsche 997 GT3 RSR 4m06.438
49 GTE AM JMB RACING Ferrari F430 4m06.513
50 GTE AM CRS RACING Ferrari F430 4m07.236
51 GTE AM LARBRE COMPETITION Porsche 997 GT3 RSR 4m07.261
52 GTE AM ROBERTSON RACING LLC Ford GT Doran 4m08.208
53 GTE AM KROHN RACING Ferrari F430 4m08.388
54 GTE PRO LOTUS JETALLIANCE Lotus Evora 4m12.569
55 GTE AM LARBRE COMPETITION Corvette C6 ZR1 4m26.036
56 GTE PRO LOTUS JETALLIANCE Lotus Evora Pas de chrono


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Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #23 em: 10 de Junho de 2011, 08:38 am »
Mesma fonte:

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ACO revela detalhes do Campeonato do Mundo de Endurance
 Revelado uma semana antes no conselho mundial da FIA, o Campeonato do Mundo de Endurance foi confirmado para 2012 como organização conjunta da FIA e do Automobile Club de l'Ouest (ACO), a partir da atual Intercontinental Le Mans Cup.

O Mundial de Endurance será disputado em seis provas, duas na América do Norte (12 Horas de Sebring e Petit Le Mans), duas na Europa (24 Horas de Le Mans e uma prova a confirmar, muito provavelmente Spa) e duas na Ásia (China e Japão). Os direitos televisivos serão partilhados entre as duas entidades organizadoras, enquanto os regulamentos técnicos deverão permanecer inalterados até ao final de 2013, divididos entre categorias de protótipos (LMP1 e LMP2) e de GT (GTE Pro e GTE Am).

Ao contrário da ILMC, o Mundial de Endurance terá um título de campeão para pilotos, juntamente com um para os construtores, mais uma Taça do Mundo para a classe GTE Pro, um troféu para a melhor equipa LMP2, outro para a melhor equipa GTE Am e mais um para a melhor equipa privada. Serão atribuídos pontos aos dez primeiros por cada classe.
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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #24 em: 10 de Junho de 2011, 13:22 pm »
Jean Todt ,  presidente da FIA,  dara o "Depart" sabado 11 de junho as 15 h

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #25 em: 11 de Junho de 2011, 17:39 pm »
Esqueci-me de referir que a prova é transmitida no Euro Sport.

Outra opção é esta:http://www.soccertvlive.net/watch/68404/1/watch-24-hours-of-le-mans-:-the-race.html

Ver Peugeot: http://www.dailymotion.com/sas/peugeot-24h-du-mans

Ver Audi: http://tv.audi.com/#/01
« Última modificação: 11 de Junho de 2011, 17:43 pm por Rui »
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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #26 em: 12 de Junho de 2011, 00:40 am »
Update:

A Audi, uma das favoritas ao título das 24 Horas de Le Mans, na França, não está com sorte na prova deste ano. Agora à noite, o alemão Mike Rockenfeller, campeão da edição passada, perdeu a direção do carro e sofreu um grande impacto contra o muro de proteção. O carro número 1 da Audi Sport Team Joest ficou totalmente destruído. Pela manhã, o escocês Allan McNish destruiu seu protótipo.

Mike Rockenfeller Horrific Crash 2011 Le Mans 24 Hours


Allan McNish Huge Crash 2011 Le Mans 24 Hours


Offline Black Phoenix

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #27 em: 12 de Junho de 2011, 01:09 am »
Este é bem mais impressionante!

crash audit 2 Rockenfeller

Offline orpheus

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #28 em: 12 de Junho de 2011, 01:17 am »
Estive a ver os vídeos do Renault que venceu a prova no grandioso ano de 78... acho muito estranho ninguém ter aqui vindo falar no absolutamente fantástico aspirar do turbo muito porque afinal este fórum tem o nome que tem.
 Ora bem, T.P.C, ir ao youtube ver os vídeos dos Renault F1 Turbo principalmente ás mãos do grande Senna e então depois falemos em verdadeiros motores de corrida, depois podemos então falar em todos os malabarismos que a FIA tem enjeitado para fazer parecer digamos, menos mal, as marcas fetiche, falemos então da "lenha" que os alemães levam quando toca a competir a sério e falemos então da luta que se tem travado para não deixar que a Formula 1 agora dê o passo esperado para os motores Turbo 4 cilindros uma vez que a economia e as baixas emissões são o exemplo a seguir, os Italinanos do cavalinho "pastante" dizem que não faz sentido uma vez que eles nunca construíram motores de 4 cilindros, tem uma certa piada uma vez que essa premissa nunca foi escusa para a Renault construir motores verdadeiramente assombrosos que igualmente não faziam parte "do seu menu", relembro que quando a Renault apareceu com os "vertiginosos" V6 Turbo na F1 foi obrigada a reduzir a cilindrada de 3000 para 1500, o que na verdade não foi suficiente para a impedir de ganhar... são coisas...
Se a Renault entrar nas 24h é para lamber aquilo, só tenho pena é que a tácita comercial da mesma seja de constante ataque ao sector médio baixo automóvel e descure completamente o alto... mas isto sou eu a pensar para comigo mesmo...

Offline Rui

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Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #29 em: 12 de Junho de 2011, 09:54 am »
Estive a ver os vídeos do Renault que venceu a prova no grandioso ano de 78... acho muito estranho ninguém ter aqui vindo falar no absolutamente fantástico aspirar do turbo muito porque afinal este fórum tem o nome que tem.
 Ora bem, T.P.C, ir ao youtube ver os vídeos dos Renault F1 Turbo principalmente ás mãos do grande Senna e então depois falemos em verdadeiros motores de corrida, depois podemos então falar em todos os malabarismos que a FIA tem enjeitado para fazer parecer digamos, menos mal, as marcas fetiche, falemos então da "lenha" que os alemães levam quando toca a competir a sério e falemos então da luta que se tem travado para não deixar que a Formula 1 agora dê o passo esperado para os motores Turbo 4 cilindros uma vez que a economia e as baixas emissões são o exemplo a seguir, os Italinanos do cavalinho "pastante" dizem que não faz sentido uma vez que eles nunca construíram motores de 4 cilindros, tem uma certa piada uma vez que essa premissa nunca foi escusa para a Renault construir motores verdadeiramente assombrosos que igualmente não faziam parte "do seu menu", relembro que quando a Renault apareceu com os "vertiginosos" V6 Turbo na F1 foi obrigada a reduzir a cilindrada de 3000 para 1500, o que na verdade não foi suficiente para a impedir de ganhar... são coisas...
Se a Renault entrar nas 24h é para lamber aquilo, só tenho pena é que a tácita comercial da mesma seja de constante ataque ao sector médio baixo automóvel e descure completamente o alto... mas isto sou eu a pensar para comigo mesmo...

Apenas 1 reparo: A Renault quando resolveu aventurar-se na Fórmula 1, não foi obrigada a reduzir a cilindrada para 1500 cc. Esse valor já estava previsto há bastante tempo no regulamento. O que a Renault teve, foi a ousadia de com um "motorzinho", combater o dominio nesse campo habitualmente repartido entre os Ferrari e todos os outros que corriam com os Ford Cosworth DFV.
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