Autor Tópico: Ponteiro temperatura e sofagem  (Lida 10414 vezes)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #15 em: 03 de Fevereiro de 2017, 20:21 pm »
Se a  água no vaso de expansão é bem provavel que seja água da chuva.

No meu laguna acumulava água nas portas. O furo que está debaixo da porta estava completamente tapado pela borracha.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro de 2017, 12:44 pm »
e a por, põe agua destilada e não agua da torneira ;)
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2017, 12:44 pm por Tony da Buzina »

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #17 em: 04 de Fevereiro de 2017, 19:09 pm »
Já descobri o barulho da água a andar, era mesmo a grelha à frente do vidro que tinha a saída entupida! Felizmente não tinha nada haver.

Entretanto acabei por não reabastecer no depósito da água do radiador porque hoje já estava normal!! Estranho, no outro dia estava para aí a meio! Podia ser por estar morno no outro dia e hoje o carro estar frio, não sei. Podia ter água no circuito no outro dia, não sei se é assim que funciona..

Offline filipee36

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Renault Clio 1.2 16V Previlège
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #18 em: 29 de Janeiro de 2021, 01:17 am »
Peço desculpa por vir 'desenterrar o tópico, mas é o indicado para o problema em questão.

Estou com um problema num clio 2 1.5dci por causa da temperatura... estiver a ler vários tópicos mas não encontro nada em concreto para a minha duvida. Entretanto vi este
Se me conseguirem ajudar... 0:))

Fiz a alteração do sensor de temperatura, porque pelo o que li podia ser esse o problema e não do próprio termostato (ficava sempre 2 barras, ja foi para as 4 umas vezes mas não me lembro à quanto tempo não torna a acontecer... ) lol
a chauffage vem quente passado 8 minutos +/-  independentemente da sua temperatura [ligando uma ficha obd2 dá me indicação que não passa dos 45° +/- quase sempre quando estão essas 2 barras e posso andar kms e mesmo assim tenho quente]  também verifiquei os tubos  como falaram...
De qualquer das maneiras optei por mudar o sensor e por incrível após ter mudado, no CB não me aparece barra nenhuma (como se estivesse desligada a ficha ao sensor)...deixei o carro a trabalhar 10 minutos (ligando a ficha obd2 foi ate aos 45/47°) mas depois desliguei o... nao cheguei a verificar se subia mais a temperatura...também não dava qualquer sinal no CB...

Antes, com o sensor antigo, passado um pouco (depois de arrancar) aparecia as 2 barras.
Posto isto...o que poderá estar a acontecer?
 Já pensei que o sensor pode não ser o bom para o termóstato que está la....ou ate mesmo um fusivel...  :huh: :huh:

Info- Tirei o líquido pela pequenina tampinha do termostato, para mudar o sensor...coloquei o liquido, verifiquei até voltar a sair pela tampinha, fechei tudo e meti a fundo a chauffage a quente (os tais 10 minutos a trabalhar o carro) mas não vi barras nenhumas no cb...

Obrigado

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ponteiro temperatura e sofagem
« Responder #19 em: 29 de Janeiro de 2021, 08:22 am »
Tens que ter em conta 2 coisas, o sensor de temperatura indica a temperatura do liquido, com base numa resistência (ohms), ou seja, o sensor tem que ser da mesma escala de resistência do original para bater certo depois.
Alem disso a ficha deve ser de 2 pinos, um que indica o maximo de temperatura e outro a variação de resistência, se a ficha ficar mal colocada dá barraca, apesar da ficha só ter uma posição para encaixar. Basta o sensor não ser indicado para esse motor para poder haver alterações nas fichas por exemplo.
Um teste que podes fazer, é com o multimetro ver se há variação da resistência dos pinos da ficha do sensor em relação à massa  à medida que a temperatura sobe.

Em segundo, o termostato, que ao abrir e fechar faz com que a agua passe pelo radiador. Isso só deve acontecer quando o motor já está a temperatura normal de trabalho, por isso a melhor forma de confirmar, é ver se o tubo que vai ao radiador aquece só quando o motor atinge a temperatura ideal ou pelo contrário começa a aquecer ao mesmo tempo que o motor.  Ai nesse caso, o termostato está avariado em aberto, e ai nunca vai atingir a temperatura ideal e manter-se assim.

Nota, os motor dci demoram algum tempo a aquecer, 10 minutos pode não ser o suficiente.