Autor Tópico: estalinhos no volante  (Lida 42314 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: estalinhos no volante
« Responder #75 em: 01 de Agosto de 2012, 00:00 am »
não acredito nessa hipotese , o rotativo parte por uso ou por má montagem . O "brincar" com os braços ( o que duvido , quando muito acerta los e isso faz se antes de prender a caixa a coluna por norma ) é o mesmo que andar a rodar o volante , portanto , será uso

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: estalinhos no volante
« Responder #76 em: 01 de Agosto de 2012, 03:21 am »
Alem do mais, quando se desmonta a caixa da direcção deve-se deixar a direcção trancada com a posição das rodas o mais a direito possível, para quando voltar a montar ter a certeza que depois a direcção fica centrada com o volante, é que o volante tem voltas contas tanto para a esquerda como para a direita (não sei se me fiz entender....) pelo menos foi assim que fiz quando mudei a embraiagem.

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: estalinhos no volante
« Responder #77 em: 01 de Agosto de 2012, 07:59 am »
O que tem voltas contadas é a caixa e não propriamente o volante, por isso o que tem de ser centrado é a caixa, claro que o volante também convém estar centrado mas mudar uma caixa de direção e conseguir manter o volante centrado,pago pra ver... Com o número de voltas certo,como dizes, é outra coisa, mas isso é na caixa e não no volante.

Quanto á fita, ao que eu me referia quanto a "brincar" com os braços dum lado pro outro não era propriamente ao acerta-los era mesmo ao puxa pra um lado pra enfiar o terminal no sitio e puxa pro outro pra enfiar o outro terminal no outro lado, e já depois disso, ao roda pra um lado pra meter uma cobertura da cava da roda, depois roda pro outro... E se é certo que no fundo é como se estivesse a rodar o volante lá dentro , portanto a usa-lo também é certo que é um uso bastante "intensivo" com o volante a dar as 5 voltas num instante e a parar abruptamente no final do curso da caixa.

Pode até nem ser dai e ter sido só coincidência, mas que esse tipo de tratamento (que não faço idéia se lhe foi dado ou não) não lhe dá saúde isso penso que não...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: estalinhos no volante
« Responder #78 em: 01 de Agosto de 2012, 10:03 am »
Ah.... se pagas para ver,  estás feito lol vais mesmo ter que pagar, eu quando mudei a embraiagem do clio, desmontei o charrion a onde a caixa esta montada, e tanto o volante como depois a caixa, quando foram montados estavam na posição inicial, exactamente na mesma posição em que foi retirado, e eu sou amador..... Não acredito que um profissional vá desmontar a fita do airbag a um carro só para poder ter o volante solto, para realizar essa operação, alias, o que iria dificultar a operação de remoção da caixa, porque ela tem um parafuso para desapertar num sitio muito fido dido e que só fica em posição de desapertar quando o volante está numa determinada posição, e se a direcção não estiver trancada, acredito que a operação de apertar/desapertar esse tal parafuso se torne uma verdadeira aventura.
Quando me referi às voltas contadas do volante, referia-me às voltas da fita do airbag, que tem se não estou em erro, mais ou menos  2 voltas para a esquerda e 2 voltas para a direita.

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: estalinhos no volante
« Responder #79 em: 01 de Agosto de 2012, 11:07 am »
sls esse é um problema critico do clio  a partir de 2001 não? O meu também esta a fazer mas melhorou quando apertei os parafusos da coluna de direcção.. Disseram-me para apertar a porca que está na regulação em altura. O meu está a estalar quando se pressiona o volante em cima com uma mão e em baixo com a outra.. Não sei se será o mesmo que os outros carros...

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: estalinhos no volante
« Responder #80 em: 04 de Agosto de 2012, 18:48 pm »
SLS, uma coisa é mudar uma caixa de direcção outra é tira-la do sitio e voltar a monta-la... Isso deixa-se tudo na mesma, não mexeste em terminais nem nada portanto vai ao sitio exactamente na mesma posição. Agora trocar uma caixa por outra, que era o que se falava aqui e do que eu falei, implica trocar terminais e por mais que se conte as voltas de rosca que os terminais devem dar (como muitos fazem, e não está propriamente mal...), não acredito que alguém deixe o volante centrado.


Quanto ao resto, de desmontar a fita para fazer esse trabalho... Não percebi... Onde é que eu disse algo de parecido :huh:  Aliás, o que eu disse até vai mais ou menos ao encontro do que tu dizes que se deve fazer, ou seja, trancar a direcção.... O que eu disse é que o facto de andar a rodar a direcção dum lado para o outro directamente pelos braços de direcção ou pelas rodas pode causar estragos na fita por o volante rodar em conjunto e a uma velocidade imensa parando abruptamente no final do curso da direcção, portanto se deixarem a direcção trancada isso já não vai acontecer...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: estalinhos no volante
« Responder #81 em: 05 de Agosto de 2012, 01:09 am »
Vê este DIY - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9197.msg164248#msg164248, como poderás ver, foi quase a mesma coisa que substituir a caixa de direcção, se forem tomados os cuidados necessários, não acontecem acidentes de percurso, e só mesmo um mecânico da treta é que não toma os devidos cuidados, para evitar danos colaterais.
Como referiste , andar a rodar a direcção a partir das rodas, para montar isto e aquilo, e como disseste, "(...)O que eu disse é que o facto de andar a rodar a direcção dum lado para o outro directamente pelos braços de direcção ou pelas rodas pode causar estragos na fita por o volante rodar em conjunto e a uma velocidade imensa parando abruptamente no final do curso da direcção(...)" já experimentaste fazê-lo?? Digo-te por experiência própria, é preciso muita força para que aconteça o que descreveste , e alias quando se fazem estas reparações, não se tem os pneus montados, por isso acho muito difícil isso acontecer, da forma como dizes.
Como o artur disse, a fita parte pelo uso.
O que pode ser feito é uma analise a fita para ver se ela se estragou pelo uso normal ou se aconteceu alguma coisa anormal, que a tenha danificado, por exemplo rodar o volante para um dos lados , mais voltas que aquelas que a fita permite.

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: estalinhos no volante
« Responder #82 em: 05 de Agosto de 2012, 18:50 pm »
Foi depois desse DIY que o volante te ficou direito?!?!?  :huh:  Volto a dizer, pagava pra ver isso... E nem foi preciso alinhar direcção nem nada, aposto...
Quanto a rodar a direcção directamente pelos braços ou rodas (não tens as rodas postas mas o disco também serve...), se já o fiz e se sei a força que preciso para o fazer, digamos que já o terei feito duas ou três vezes  :assobio: :assobio: [size=78%] [/size]



Entretanto estamos a desviar-nos do tópico que se calhar até já está resolvido e não tivemos feedback... Eu dei a minha opinião e não me convencem que é assim tão descabida quanto isso, não afirmo com certeza que tenha sido isso que aconteceu, mas é o meu palpite...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: estalinhos no volante
« Responder #83 em: 05 de Agosto de 2012, 19:17 pm »
Diz no final do vídeo, se não me engano, que depois é necessário alinhar a direcção, e sim, o volante ficou na mesma posição que estava antes de ser desmontado, e o alinhamento nem estava assim tão mau quanto isso, dó foi necessário tomar alguns cuidados, mais nada, ah... tu dizes que já fizeste 2 ou 3 vezes, eu já perdi a conta....
Mas mantenho a minha opinião, acho muito difícil que tenha sido  a troca da direcção que tenha causado a rotura da fita, se tiver sido feita como deve de ser. E é isso que o user tem que ver, se a fita partiu por uma utilização normal, se por uma utilização anormal, tirar conclusões precipitadas,  não vai ajudar o user em nada.

Offline naines

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga, Portugal
  • Mensagens: 39
Re: estalinhos no volante
« Responder #84 em: 06 de Agosto de 2012, 18:31 pm »
Boa pessoal,

o problema ainda não está resolvido...

resolvi para já, desmontar os plásticos por baixo das manetes e verifiquei (acho eu), que o tal aro está fora do sitio...
não sei se fora do sitio ou se é a condição de fita partida...

alguém pode dar uma opinião?
no caso de ser o aro fora do sitio como posso desmontar o volante?!



Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: estalinhos no volante
« Responder #85 em: 06 de Agosto de 2012, 19:22 pm »
retiras o air bag , depois retiras o volante com uma TX50

Offline nelson texas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: ponte de sor
  • Mensagens: 4
  • Garagem : renault megane breek 2
Re: estalinhos no volante
« Responder #86 em: 13 de Agosto de 2012, 16:47 pm »
boas...na minha megane por acaso tambem faz esse barulho no volante ao virar,e a luz do airbag tambem anda acesa,mas nao fazia caso porke eu e minha mulher temos tamanhos diferentes e ai andamos sempre a pochar o banco para frente ou para traz,e uma vez perguntei na oficina porque a luz do airbag andava sempre acesa,e diceram que era por causa de pochar o banco,mas ainda nao  fazia esse barulho no volante,agora ja sei k tenho k preparar a carteira,e a minah ja faz esse barulho a tempao 

Offline brooklyn_bounce

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Mensagens: 1129
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
Re: estalinhos no volante
« Responder #87 em: 13 de Agosto de 2012, 17:27 pm »
Epah, a luz acesa até podia / pode mesmo ser dos fio debaixo do banco e ai a solução até é bem mais simples, mas é pra resolver à mesma, não é pra deixar andar... No dia em que eventualmente precisares dos airbags e eles não dispararem porque não te deste ao trabalho de desligar umas fichas e voltar a liga-las debaixo do banco é capaz de ser chato, ou não?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: estalinhos no volante
« Responder #88 em: 14 de Agosto de 2012, 05:41 am »

Alem do mais na inspecção dá direito a chumbo!!, se tiveres a luz acesa.
 

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: estalinhos no volante
« Responder #89 em: 15 de Agosto de 2012, 23:10 pm »
à segunda sls pelo menos aqui nos açores passa na primeira vez e na segunda vez chumba...