Autor Tópico: RLink 2 e Android 9.0 Pie  (Lida 3859 vezes)

Offline GoMo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Espace Initiale Paris
RLink 2 e Android 9.0 Pie
« em: 23 de Maio de 2019, 11:10 am »
Caríssimos,

Descrevendo muito sinteticamente o meu problema, espero que me consigam dar uma ajuda / conselho, de forma a que consiga resolver isto sem "escalar" o problema para aq Renault e, portanto, ficar sem carro durante 1 ou 2 dias.

Ora, fui ontem buscar uma Espace Initiale Paris de 12/2015. Poucos kms (nacionais, garantidos e assistidos na marca), 3 anos de garantia total, excelente preço = grande negócio (acho eu).

Papelada tratada, briefing do carro e do showoff das luzes, massagens e tal, tudo fino... até chegar o pairing Bluetooth do telefone. Não experimentei logo as chamadas e o media, mas fez bem a ligação e assumi que estivesse tudo ok. Assino tudo, passou bem e votos de boa sorte, faço-me à estrada. Ligo, arranco, olho para o ecrã... tudo preto. Nem ecrã, nem as luzinhas do comando RLink. Paro, meto em R, volto 5 metros atrás e digo "temos um probleminha". Nem câmara, nem sons de estacionamento... nada

O técnico viu, tentou fazer reset (os tipos da Carnext estão pouco habituados a Espaces) e nada. Fiquei de lá ir hoje. E bem disposto que eu estava :angry:

Entretanto, vi na net como fazer o reset (carregar no power uns segundos - se bem que o que parece ter-lhe "dado vida" fosse ficar a carregar no botão do comando?) DESLIGUEI O BLUETOOTH e voilá. Volta à vida.

Ligo o Bluetooth, emparelha, funciona durante uns segundos. Ligo o AC no auto, para experimentar o climatizador, e começa a bombar uma gélida e agradável brisa no máximo (estava bastante calor no parking) e soube-me pela vida. Dito isto, saio do parque do escritório e... o ecrã bloqueia quando tentava por o spotify a tocar. Desta vez não desliga, mas fica bloqueado no relógio e nenhum botão reage. E como devo ter atirado pedras à cruz, não só o AC continua no máximo (sem que o consiga desligar), como fica - acreditem, porque isto nem inventado - o Andre Sardet a tocar a sua musica "gosto de ti" (ou lá como é) sem que eu possa MUDAR o radio. Pior. A seguir vem um grande exito dos igualmente inenarráveis Polo Norte. Deve ser para condizer com o AC no máximo até casa. A RFM dá isto (!)

A julgar por ontem, já sei que deixar o carro no stand vai dar no mesmo. Eventualmente, vão levá-lo à Renault e deixar-me sem carro 1 ou 2 dias.

Vou tentar resolver eu próprio. Descobri que se não ligar o bluetooth, aquilo funciona perfeitamente. Não vos sei agora precisar a versão do Rlink, mas o site da Renault diz - a partir do meu VIN - que não são necessárias atualizações. Mas também diz que o meu telefone, um Nokia 7Plus só tem Android 8.1.

2 + 2 = 4 e o Rlink não se deve estar a emparelhar com o Android 9.0 Pie (a versão mais recente). Será este o problema? Já aconteceu a algum de vós? Há alguma truque para dar a volta à questão? Valerá a pena atualizar para outra versão do Rlink? Não acham um bocado dramático o sistema do carro bloquear completamente (e perder funções importantes) só por causa de um problema de compatibilidade bluetooth?

Desde já o meu obrigado!
 










Offline RenUser

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 66
Re: RLink 2 e Android 9.0 Pie
« Responder #1 em: 23 de Maio de 2019, 12:12 pm »
Experimenta com outro smartphone Android para tirar a duvida.

Verifica também qual a versão do RLink que tens e qual a ultima...

É o R-Link 1? Se sim, a versão mais recente é de 02/2019 v11.344

Se for R-Link 2: 8.0.32.30x

Cumps.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: RLink 2 e Android 9.0 Pie
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2019, 10:49 am »
Boas eu tenho o R-link 2  e android pie e funciona tudo bem. a minha versao do r-link é 2.2.19.300.

ja foste aqui ver

https://easyconnect.renault.pt/software-upgrade/r-link2

Offline GoMo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Espace Initiale Paris
Re: RLink 2 e Android 9.0 Pie
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2019, 21:57 pm »
Boa noite. Obrigado a ambos. O meu é um RLink 2. O meu telefone é um Nokia 7 plus.

O easyconnect diz que não preciso de mais atualizações. A mimha versão é a 2.2.15.703 e pelo que sei (vi noutros fóruns) há uma versão mas recente para o meu carro (I.e. calculo que haja pequenas variações de hardware ao longo do tempo, logo diferentes versões de update?). A atualização tem de ser feita na marca ou posso fazê-la eu mesmo?

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: RLink 2 e Android 9.0 Pie
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2019, 22:27 pm »
Sorry pelas versões que referi acima, existem varias variantes.

No teu caso a versão mais recente, teoricamente, é esta: 2.2.19.300

Ve este link: https://www.gps-rlink.com/r-link-2/update-software/

Cumps.