Autor Tópico: Cabelagem da mala partida! Mégane II  (Lida 16749 vezes)

Offline Caetano2692

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 7
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #15 em: 04 de Março de 2012, 00:51 am »
Obrigado!  :happy:

Offline splash

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #16 em: 26 de Agosto de 2013, 15:42 pm »
qual o tipo de fio compatível? qual o diâmetro do fio?

sabem-me indicar se este é compatível: http://www.clickplus.pt/p38831

obrigado

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #17 em: 26 de Agosto de 2013, 20:23 pm »
existe mais que uma medida de fios nesse passa fios

Offline splash

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #18 em: 26 de Agosto de 2013, 21:12 pm »
sim artur, no meu caso (já estive a ver) penso que são 4tamanhos.

6 finos todos idênticos mas alguns com cores diferentes (penso que sejam estes que partem mais facilmente e os quais pretendo substituir pelo fio que indiquei acima)
1 um pouco mais grosso que os anteriores (talvez seja boa ideia tb substituir este)
2 mais grossos que penso que não terão problema

No meu caso o fio ainda não partiu o plástico (só deve ter o cobre partido) por isso é que funciona as vezes. Por exemplo hoje fui lá para ver os fios e abri a mala pelo botão, depois mexi nos fios e deixou de abrir.

Já limpei o botão e deitei wd-40 para o caso de estar oxidado, mas estava totalmente limpo.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 02:50 am por rodinhas »

Xmarine

  • Visitante
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #19 em: 27 de Agosto de 2013, 21:44 pm »
Tens de dar uns puxões nos fios. o que tiver o cobre partido vai saltar com facilidade.  Normalmente são os fios pretos fininhos

Vou responder aqui ao que falaste noutro tópico que fala sobre o mesmo.

Não te aconselho a meter uniões por um motivo. Que é o motivo pelo qual os fios partem.

Esses fios são subdimensionados para a quantidade de corrente electrica que passam. Então eles aquecem e ao aquecerem vão oxidar o cobre dentro do revestimento. Ficam assim frágeis e com as aberturas da mala, acaba por partir e por dentro do revestimento....

Vais perceber isso quando descarnares um fio desses, o cobre está todo preto!

Uma reparação bem feita é passar um fio novo por dentro da borracha e soldar ao fio partido por forma a que as uniões soldadas fiquem dentro da porta e dentro da carroçaria em zonas onde os fios não mexam.

Com o cobre oxidado, vais ter de raspar para o soldar. Porque o "preto" não passa corrente. Ou seja, se metesses os terminais cravados, pode não funcionar bem ou deixar de funcionar ao fim de algum tempo.

Offline splash

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #20 em: 27 de Agosto de 2013, 23:54 pm »
Thanks pela ajuda incansável  :grin:

Bem agora fiquei a pensar no caso, eu estava a pensar no seguinte material:

_http://www.clickplus.pt/p38831
_http://www.clickplus.pt/p59756
_http://www.clickplus.pt/p37320

Embora ainda não saiba se o fio é adequado. Se usar um fio mais grosso (supostamente mais resistente) será que não da asneira?

Tanto quiseram poupar no fio que agora os problemas são bastante incómodos, ainda eu só abria e fechava a mala 4 vezes por semena e nem era nas horas da maior calor, o que será de quem a usa diariamente  :laugh:

Xmarine

  • Visitante
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #21 em: 27 de Agosto de 2013, 23:56 pm »
Não ha problema nenhum de usares mais grosso. Desde que não uses cabo de bateria...

Mas também nao convém ser muito mais grosso senão não o consegues enfiar na borracha

(salvo seja... que raio de expressão disse eu.... :) )

Offline splash

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #22 em: 28 de Agosto de 2013, 14:58 pm »
Ok, obrigado..

vou tentar ver se me arranjo com aquilo  :smiley:

eu falei na grossura do fio, pois como aquilo passa uma corrente/potência (ou o que seja) muita baixa pensei que um fio mais grosso pudesse dissipar toda a corrente e depois não chegar nenhuma aos componentes da mala.

Offline gpmxman

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 3
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #23 em: 17 de Novembro de 2016, 17:45 pm »
Boa tarde.
Desculpem estar a re-abrir o tópico mas gostaria que me dissessem, se fosse possível qual é a cor do cabo que alimenta a luz de 3º stop. Há diferenças nos cabos para respectivos setores (luz de matrícula, stop, 3º stop, etc) ou são todos iguais?
É que, segundo o que vi e tenho lido, a reparação parece algo não muito complicada e poupam-se uns €€..

Agradeço a ajuda desde já.
Obrigado.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #24 em: 17 de Novembro de 2016, 18:36 pm »
As cores dos fio pode mudar, nem sempre correspondem ao que está nos esquemas.
O melhor é veres quais são os fios que vão ao 3 stop e verificar quais são as suas cores, além disso podem haver vários fios com a mesma cor na mesma ficha mas com funções diferentes.

Offline Adore

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 24
Re: Cabelagem da mala partida! Mégane II
« Responder #25 em: 10 de Dezembro de 2021, 10:57 am »
Boas malta,
Desculpem desenterrar um tópico antigo, mas preciso da vossa ajuda!
Também tenho uma carrinha Megane(2006), e estou com o mesmo problema. Já tentei reparar uma vez, devido ao problema/dificuldade constante em abrir a mala, mas a reparação não terá sido feita em condições!
A folga que consegui dar ao cabo para "desviar" a borracha não foi grande. Um dos cabos está oxidado e provavelmente voltou a partir numa das pontas soldadas.
Nestes casos, quando o cabo oxida, é apenas na zona em que dobra, ou a oxidação pode ser mais extensa?
É possível dar uma folga maior ao cabo para substituir uma parte mais extensa do cabo(tentar apanhar uma parte não oxidada para soldar)?
O que tenho de desmontar para ter maior folga? (estive a tentar aceder às fotos colocadas mas já não estão disponíveis)

Obrigado