Autor Tópico: [DIY] - CLIO III - Retirar Para Choques Frontal  (Lida 28129 vezes)

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
[DIY] - CLIO III - Retirar Para Choques Frontal
« em: 18 de Abril de 2010, 01:08 am »
Aqui fica o começo de um DIY feito por mim de como retirar o para choques frontal de um clio III. Começa mas não acaba porque fiquei sem bateria no telemovel e nao consegui acabar as fotografias, mas assim que possivel, disponibilizo as restantes fotografias.

Então em 1º lugar vamos retirar os parafusos que se encontram á frente das cavas das rodas, por baixo do carro, que são dois, com chave torx tamanho 20. Retirados estes 2 parafusos de cada lado, puxar o guarda lamas como ilustrado na foto.



Ir soltando até chegar á uniao do para choques com o guarda lamas. Puxar um pouco e localizar o parafuso que se vê na foto (desculpem a qualidade)


Desapertar esse parafuso com uma chave de roquete (creio ser tamanho 7 ou 8, nao posso percisar).

Seguidamente retirar 3 parafusos que se encontram por baixo do carro, a meio, que seguram o para-choques á protecção inferior do carro bem como ao chassi, sendo estes tambem parafusos para chave de roquete ou chave torx, tanto uma como a outra, contudo sao tamanhos superiores. (fotos a completar)

Abrir o capot e retirar uns apoios plasticos que tem em cada ponta, bastando rodar cada 1 um pouco com uma moeda de 1 cêntimo por exemplo, e depois puxar o centro que rodámos totalmente para cima que o apoio sai sem dificuldade.
Retirar os restantes 4 parafusos com chave de roquete (novamente tamanho 7 ou 8). (fotos a completar)

Seguidamente ir a cada guarda lamas e ir puxando com jeitinho o para choques, soltando os apoios laterais do para choques que o segura aos guarda lamas além do parafuso anteriormente solto. (fotos a completar)

Após isto, ter em atenção que o parachoques do carro está solto e não o deixar cair ao chão  :tongue:

Quem tenha farois de nevoeiro, nao se esqueça que os mesmos estão ligados, atenção á cablagem  :wink:

Como dito postarei as restantes fotos assim que me for possivel, basta o tempo ajudar que já as tiro  :grin:

Alguma duvida, questionem!

Bem,
Após o ensinamento do mestre coolwater, aventurei-me a retirar o para-choques do meu clio III e decidi retribuir o favor fazendo uma especie de foto report, para completar este DIY.
Básicamente que só precisam de uma chave torx 20 e um roquete com a chave no tamanho 10.


A) Vamos retirar os parafusos abaixo com a chave torx



B) Retirados estes 2 parafusos de cada lado, puxar o guarda lamas como ilustrado na foto.



C) Ir soltando até chegar á uniao do para choques com o guarda lamas. Puxar um pouco e localizar os parafuso que se vê na fotos . Não esquecer de tirar a mola abaixo. 




Desapertar esses parafusos com uma chave de roquete 10mm


D) Retirar os 2 parafusos que se encontram por baixo do carro, a meio, que seguram o para-choques á protecção inferior do carro bem como ao chassi, sendo estes também parafusos para chave de roquete  10mm ou poderão utilizar a chave torx (não sei é o tamanho).




E) Abrir o capot e retirar uns apoios plasticos que tem em cada ponta (assinalado a vermelho), bastando rodar cada 1 um pouco e depois puxar o centro que rodámos totalmente para cima que o apoio sai sem dificuldade.



F) Retirar os restantes 2 parafusos com chave de roquete 10mm



G) Seguidamente ir a cada guarda lamas e ir puxando o para-choques não com muita força, soltando assim os apoios laterais que o segura aos guarda lamas além do parafuso anteriormente solto.
(nesta fase já não consegui tirar foto)

Após esta fase atenção que o para-choques está solto e se não têm cuidado ele cai!!!


H) para quem tem farois de nevoeiro, já sabem tem de desligar a ficha amarela do lado do condutor.

Resultado Final:






(algumas semelhanças na explicação do coolwater não são qualquer coincidencia, dado que usei grande parte da descrição dele. Como tinha referido, vim apenas completar e não criar novo  :wink:)
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, 21:19 pm por energyprivilege »
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

MRC

  • Visitante
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #1 em: 18 de Abril de 2010, 01:10 am »
Um diy que ainda me vai dar jeito!

Well done!  :wink:

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2010, 01:24 am »
Muito parecido, mas mesmo muito parecido com o retirar do Choques Frontal do Modus :)

Bom trabalho coolwater  :cool:
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2010, 02:28 am »
Ainda não está completo, estão aqui umas luzes apenas... Há por aí alguem no forum a quem eu já expliquei no dia do encontro como se faz, e ele ficou com cara de "vais partir isso tudo  :shocked: " ahahahah
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline _BG_

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Mensagens: 197
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2010, 02:32 am »
Ainda não está completo, estão aqui umas luzes apenas... Há por aí alguem no forum a quem eu já expliquei no dia do encontro como se faz, e ele ficou com cara de "vais partir isso tudo  :shocked: " ahahahah

Pois, eu fiz essa cara da primeira vez que desmontei o Choques do Modus... Só pensava, ai que ainda parto esta porcaria toda, mas no final lá correu tudo bem :grin:
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2010, 02:34 am »
Não é dificil desde que saibas onde está tudo  :tongue:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2010, 01:35 am »
Bem,
Após o ensinamento do mestre coolwater, aventurei-me a retirar o para-choques do meu clio III e decidi retribuir o favor fazendo uma especie de foto report, para completar este DIY.
Básicamente que só precisam de uma chave torx 20 e um roquete com a chave no tamanho 10.


A) Vamos retirar os parafusos abaixo com a chave torx



B) Retirados estes 2 parafusos de cada lado, puxar o guarda lamas como ilustrado na foto.



C) Ir soltando até chegar á uniao do para choques com o guarda lamas. Puxar um pouco e localizar os parafuso que se vê na fotos . Não esquecer de tirar a mola abaixo. 




Desapertar esses parafusos com uma chave de roquete 10mm


D) Retirar os 2 parafusos que se encontram por baixo do carro, a meio, que seguram o para-choques á protecção inferior do carro bem como ao chassi, sendo estes também parafusos para chave de roquete  10mm ou poderão utilizar a chave torx (não sei é o tamanho).




E) Abrir o capot e retirar uns apoios plasticos que tem em cada ponta (assinalado a vermelho), bastando rodar cada 1 um pouco e depois puxar o centro que rodámos totalmente para cima que o apoio sai sem dificuldade.



F) Retirar os restantes 2 parafusos com chave de roquete 10mm



G) Seguidamente ir a cada guarda lamas e ir puxando o para-choques não com muita força, soltando assim os apoios laterais que o segura aos guarda lamas além do parafuso anteriormente solto.
(nesta fase já não consegui tirar foto)

Após esta fase atenção que o para-choques está solto e se não têm cuidado ele cai!!!


H) para quem tem farois de nevoeiro, já sabem tem de desligar a ficha amarela do lado do condutor.

Resultado Final:






(algumas semelhanças na explicação do coolwater não são qualquer coincidencia, dado que usei grande parte da descrição dele. Como tinha referido, vim apenas completar e não criar novo  :wink:)

Xmarine

  • Visitante
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2010, 01:45 am »
Pensava que se tirava a martelada :grin:

Ora, excelente tópico!

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2010, 01:46 am »
Pensava que se tirava a martelada :grin:

Ora, excelente tópico!

Isso é o do depx... lolol

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #9 em: 20 de Julho de 2010, 09:29 am »
Não tira nada à martelada...LOL
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2010, 00:21 am »
Ui muito bom mesmo, parabens pelo complemento  :grin:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #11 em: 21 de Julho de 2010, 00:33 am »
Pahh, só fiz o que me ensinaste, lolol  :grin:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] Retirar Para Choques Frontal Clio III
« Responder #12 em: 21 de Julho de 2010, 00:34 am »
Mesmo assim  :tongue:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline JoaoPatrx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 22
  • Renault Clio III 1.5 dci 105cv
Re: [DIY] - CLIO III - Retirar Para Choques Frontal
« Responder #13 em: 29 de Dezembro de 2012, 12:39 pm »
Boas,

Estou a fazer esta operação ao meu e já está tudo fora mas preciso de sacar o suporte do guarda-lamas que neste momento está preso por uma daquelas molas de plástico que se vê na 1ª foto da alínea C) do DIY. Como é que se tira essa mola? É à força?

Cps

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: [DIY] - CLIO III - Retirar Para Choques Frontal
« Responder #14 em: 29 de Dezembro de 2012, 12:44 pm »
Chave de fendas no buraco, força pra baixo e vai rodando para ela se ir desencaixando ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...