Autor Tópico: Novos TCE  (Lida 6047 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Novos TCE
« em: 05 de Julho de 2010, 15:21 pm »


OS FUTUROS MOTORES TCe, ENTRE 90 A 115 CV, COM LANÇAMENTO PREVISTO PARA 2012.

Os motores a gasolina estão cada vez mais atractivos, tanto em prazer de condução, como em consumos e em matéria ambiental, de que é exemplo a actual geração Renault TCe. Mas, a médio prazo, os motores têm mesmo de obedecer a determinados pressupostos (as normas Euro 5 e Euro 6), sendo que a futura gama de motores TCe da Renault antecipará essa evolução. Com lançamento agendado para 2012, representarão 85% do volume de motorizações a gasolina da Renault em 2015. Esta gama de motores “modulares” de 0,9 a 1,2 litros de cilindrada, serão propostos em versões de 3 e 4 cilindros, com níveis de potência entre os 65 kw a 85 kw (90 a 115 cavalos). Vários modelos dotados destes motores emitirão menos de 100 gramas de CO2 por quilómetro percorrido.

Isto apareceu no Facebook da Renault no fim-de-semana.
Como de costume só falam da potência, valores de binário nada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rpfc

  • Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Mensagens: 3307
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
Re: Novos TCE
« Responder #1 em: 05 de Julho de 2010, 16:34 pm »
deviam estar a trabalhar... era nos electricos.. :)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Novos TCE
« Responder #2 em: 05 de Julho de 2010, 16:45 pm »
deviam estar a trabalhar... era nos electricos.. :)

Por um lado tens razão, mas eles também necessitam de evoluir constantemente os motores convencionais, devido a normas anti-poluição cada vez mais apertadas.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

  • Visitante
Re: Novos TCE
« Responder #3 em: 05 de Julho de 2010, 17:24 pm »
Também vi essa notícia na Renault do Facebook...

Parece-me muito bem, mas espero que não comecem com a moda dos 3 cilindros acima dos 0.9 litros.

« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 20:28 pm por MRC »

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: Novos TCE
« Responder #4 em: 05 de Julho de 2010, 19:59 pm »
Também vi essa notícia na Renault do Facebook...

Parece-me muito bem, mas espero que comecem com a moda dos 3 cilindros acima dos 0.9 litros.

Porque dizes isso? Eu acho os motores 3cil. muito desagradáveis, emitem muita trepidação enquanto funcionam.

MRC

  • Visitante
Re: Novos TCE
« Responder #5 em: 05 de Julho de 2010, 20:30 pm »
Esquece lá Tiago... Faltou-me o "não".

Também não gosto nada de motores de 3 cilindros.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Novos TCE
« Responder #6 em: 05 de Julho de 2010, 20:35 pm »
Os motores a gasolina foram esquecidos com o boom dos diesel.

Mas agora marcas como a renault estão a pegar novamente nos motores a gasolina deixando-os ainda mais agradaveis, menos poluentes e com consumos bastante aceitaveis.

Para já, com a experiencia que tenho com o meu TCE, venham mais motores destes  :wink:

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: Novos TCE
« Responder #7 em: 06 de Julho de 2010, 00:28 am »
Esquece lá Tiago... Faltou-me o "não".

Também não gosto nada de motores de 3 cilindros.

Ah bom! Estamos em sintonia! :afro:

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Novos TCE
« Responder #8 em: 06 de Julho de 2010, 08:12 am »
Por mim não existiam fosse em que motor fosse seja 1.0 ou 1.8 etc. :smiley:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Novos TCE
« Responder #9 em: 06 de Julho de 2010, 08:31 am »
Não vou fazer a defesa dos 3 cilindros.
Entre o início de 1999 e meio do ano 2001 tive um Opel Corsa 1.0 12v de 3 cilindros, com o qual fiz 100.000 km (vivia longe do bules).
Era um pouco estranho o trabalhar dele, pois como é um 3 cilindros só fazia 1,5 explosoes por cada rotação da cambota, vibrava é certo mas com 2 veios de equilibrio que rodavam em sentido contrário á cambota as mesmas eram reduzidas, mas não eliminadas.
A grande vantagem, sem qualquer duvida, eram os consumos. Mesmo a espremer o gajo ao máximo (esta é para rir num carro que fazia 0 - 100 km/h em quase 20 s), nunca consumiu mais que 5,5 l/100.
Passaram mais de 10 anos, acham que a Renault não consegue melhorar algo que já existe noutros construtores? Eu acho que sim, apesar de não ser adepto deste tipo de motor, certamente há mercado para ele.
A juntar a isto há ainda outro factor. A cilindrada unitária, para uma melhor eficiência energética deve ter um valor acima de 300 cc. Isto foi-me dito por um individuo que trabalha no departamento de motores da VW na Alemanha. Portanto face a isto, motor de 3 cilindros provavelmente só até cilindradas próximas dos 1200 cc.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: Novos TCE
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2010, 10:45 am »
Não vou fazer a defesa dos 3 cilindros.
Entre o início de 1999 e meio do ano 2001 tive um Opel Corsa 1.0 12v de 3 cilindros, com o qual fiz 100.000 km (vivia longe do bules).
Era um pouco estranho o trabalhar dele, pois como é um 3 cilindros só fazia 1,5 explosoes por cada rotação da cambota, vibrava é certo mas com 2 veios de equilibrio que rodavam em sentido contrário á cambota as mesmas eram reduzidas, mas não eliminadas.
A grande vantagem, sem qualquer duvida, eram os consumos. Mesmo a espremer o gajo ao máximo (esta é para rir num carro que fazia 0 - 100 km/h em quase 20 s), nunca consumiu mais que 5,5 l/100.
Passaram mais de 10 anos, acham que a Renault não consegue melhorar algo que já existe noutros construtores? Eu acho que sim, apesar de não ser adepto deste tipo de motor, certamente há mercado para ele.
A juntar a isto há ainda outro factor. A cilindrada unitária, para uma melhor eficiência energética deve ter um valor acima de 300 cc. Isto foi-me dito por um individuo que trabalha no departamento de motores da VW na Alemanha. Portanto face a isto, motor de 3 cilindros provavelmente só até cilindradas próximas dos 1200 cc.

A minha experiência de tricilindricos vem essencialmente de motores a gasóleo, mas em todos há uma coisa comum, vibram bastante e o ruído também é desagradável. Os a gasolina mantém estas características, embora sejam mais suaves.

Quanto à eficiência e economia, não duvido que estes motores sejam essenciais.