Autor Tópico: [Indicador] Gasolina  (Lida 1586 vezes)

Offline iscao

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 20
  • Garagem : clio 4 tce 90cv
[Indicador] Gasolina
« em: 06 de Janeiro de 2021, 09:37 am »
Bom dia a todos,

Tenho um clio 4 de 2013 em que lhe foi metido um kit de GPL.  O carro anda a GPL porém liga a gasolina e só quando atinge det. temperatura é que passa para gás.
Tenho que ter sempre gasolina no deposito precisamente para os mínimos indispensáveis e como não gosto de arriscar ando quase sempre com meio depósito.

Acontece que o carro assume que estou sempre a utilizar gasolina e o ponteiro vai sempre descendo (apesar de não estar a gastar). O instalador diz que o carro assume isso mas que não é verdade porém não sabe como resolver esse problema.

Já testei várias vezes e a verdade é essa. O carro assume que está a andar a gasolina e o ponteiro vai descendo, pois faço as minhas contas e quando o ponteiro bate no fundo vou meter alguns litros e o ponteiro fica precisamente onde calculei que estaria que seria a meio do depósito.

Alguém já partilhou desta situação? Como resolver?

Cumpts


Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #1 em: 06 de Janeiro de 2021, 12:07 pm »
não conheço o sistema do gpl mas de certeza que tens um manometro do tanque do gaz... isso cheira me que ficou mal ligado alguma coisa.... isso é a mesma coisa que um hibrido ires a eletrico e o ponteira da gota descer... alguma coisa está mal..

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #2 em: 06 de Janeiro de 2021, 12:07 pm »
Nos quadrantes mais antigos, acontece algo semelhante, ou seja, o ponteiro não desce, mas quando andas com menos de 1/4 de deposito, acende a luz da reserva.
Esse tipo de erros é normal e não causa problema algum. a forma de solucionar isso é fazer um reset ao cb.
Ficas a carregar no botão do cb, em sempre a carregar  ligas a ignição sem por o carro a trabalhar. O quadrante entra em modo de teste e deve acender as luzes todas ou quase todas, e os ponteiros a mexer sozinhos, se carregares no botão do cb, deve mostrar alguns menus diferentes, como o consumo instantâneo,  erros, numero de litros dentro do deposito, etc.
Com o quadrante em modo de teste, carregas no botão de reset de km, ele deve voltar ao normal e o ponteiro do combustível deve passar à posição normal e indicar a quantidade que tens no deposito.
Não é defeito, é feitio  :laugh: :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #3 em: 06 de Janeiro de 2021, 12:13 pm »
Não, ganzado75, o problema é que quando a instalação vem de origem, há uma ligação ao quadrante que assinala a comutação entre os dois sistemas e o quadrante faz os cálculos normais.  Quando se faz uma instalação a gpl, os kits não trazem as ligações necessárias para ligar ao quadrante pois normalmente isso é exclusivo da marca quando vem de origem.
Como é óbvio o calculador faz os cálculos como se andasse a gasolina, no cb indica as medias e o consumo instantâneo a gasolina. Os que vêm de origem não indicam nem media nem consumo instantâneo, nem de gasolina nem de gás.

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #4 em: 06 de Janeiro de 2021, 12:15 pm »
obrigado pelo info.. não sabia disso.. mas não existe emuladores que resolvam isso ?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #5 em: 06 de Janeiro de 2021, 12:20 pm »
Pode haver, mas custa sempre alguns €€. A questão é justifica-se?
Há calculadores de gpl que supostamente ligam-se à porta obd do carro e conseguem comunicar com os calculadores do carro, mas são notoriamente mais caros que os básicos. quem coloca pretende normalmente o que seja economicamente mais vantajoso.
Que diferença faz as esquisitices do quadrante se já sabemos que ele faz isso?
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2021, 12:20 pm por Sls a GPL »

Offline iscao

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 20
  • Garagem : clio 4 tce 90cv
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #6 em: 06 de Janeiro de 2021, 16:16 pm »
Já meti o kit gpl à cerca de 5 anos.. É da Prins e foi instalado em VN Gaia. Tenho o manómetro do gás mas o problema aqui é o manómetro da gasolina..

Este problema não é grave no entanto tenho que andar sempre a fazer contas de cabeça para ver se realmente existe gasolina ou não no tanque.. O problema é que às vezes as contas não batem certo e portanto fico mal.. Já tenho alguns jericans na garagem  :laugh: :laugh:

A questão de resolver este "bug" era mais para evitar andar sempre a fazer contas e correr o risco de ficar mesmo sem gota...confiar no quadrante basicamente.

Pelo que falam dos emuladores...isso é software inserido ou alguma peça? Resolve então o problema e a agulha do carro realmente dá leituras correctas quanto ao nivel de combustível?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #7 em: 06 de Janeiro de 2021, 23:02 pm »
Já experimentaste fazer o que eu disse?

Offline iscao

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 20
  • Garagem : clio 4 tce 90cv
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2021, 09:36 am »
Nos quadrantes mais antigos, acontece algo semelhante, ou seja, o ponteiro não desce, mas quando andas com menos de 1/4 de deposito, acende a luz da reserva.
Esse tipo de erros é normal e não causa problema algum. a forma de solucionar isso é fazer um reset ao cb.
Ficas a carregar no botão do cb, em sempre a carregar  ligas a ignição sem por o carro a trabalhar. O quadrante entra em modo de teste e deve acender as luzes todas ou quase todas, e os ponteiros a mexer sozinhos, se carregares no botão do cb, deve mostrar alguns menus diferentes, como o consumo instantâneo,  erros, numero de litros dentro do deposito, etc.
Com o quadrante em modo de teste, carregas no botão de reset de km, ele deve voltar ao normal e o ponteiro do combustível deve passar à posição normal e indicar a quantidade que tens no deposito.
Não é defeito, é feitio  :laugh: :laugh:

viva
Vou tentar hoje pois ontem já não deu, no entanto quando dizes carregar no botão do cp que botão te referes? é que no meu tens 2 botes na manete do limpa vidros e navegas pelos menus através deles. Não existe nenhum botão em especifico nem para fazer o reset dos km

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Indicador] Gasolina
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2021, 13:54 pm »
Na ponta da manete deves ter um botão que faz mudar os km para os km parciais, a media de combustível, instantâneo, etc
No próprio quadrante deves ter um botão que põe os km parciais a zero.
Estas novas gerações deve ser diferente, mas o principio deve ser mais ou menos o mesmo.