E porque razão e que de cada vez que se tira a cabeça, e-se obrigado a retificar a mesma?
Não e suposto a junta da cabeça sair simplesmente e por uma nova e aplicar?
Tudo bem, acredito que o material tenha sofrido deformação devido a quantidade de aperto que uma cabeça tem de levar (qualquer coisa como 120NM +45º +15º +45º) mas mesmo assim a junta deveria simplesmente "moldar-se a forma", se é que me entendem?
Quando ocorre um "esquentamento " da cabeça de motor queimando a junta nos sitios de passagem de compressão deixa marcas e deformações essas deformações deverão ser corrigidas através do faceamento de forma a garantir a estanqueidade dos corpos ( cabeça de motor / junta / bloco)
Juntas de Motor – Falhas Possíveis
Existem muitos sinais que uma junta de motor pode revelar sobre um qualquer mal funcionamento do motor ou falha de manutenção do mesmo.
Devem ser sempre seguidas as recomendações do construtor sobre a manutenção das juntas de motor.
Uma pequena fuga que não seja reparada, agravar-se-á progressivamente, afectando outras funções do motor e, eventualmente, levará a uma falha grave do mesmo com custos de reparação elevados.
Omissão do Reaperto
Consequência – Dependendo do tipo de material e construção da junta do motor, algumas juntas assentam ligeiramente quando expostas ao calor e vibração. Se os parafusos da cabeça não são apertados novamente depois de um período de funcionamento do motor, o aperto é reduzido e a fuga dá-se.
Sinais na junta – Devido ao movimento da junta do motor dá-se a quebra dos ilhós devido à redução da força de aperto.
Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores no que toca ao reaperto dos parafusos da cabeça do motor depois de determinada quilometragem.
Sobreaquecimento
Consequência – O sobreaquecimento do motor causa danos na junta do motor devido ao endurecimento dos materiais das superfícies externas. A perda de elasticidade impede a junta de seguir a cabeça e o bloco dos cilindros à medida que estes se expandem e contraem, dando lugar a fuga de líquido.
Sinais na junta – O material das faces da junta do motor endurece e carboniza-se. Rachas na superfície são evidentes. Os ilhós ficam descoloridos.
Recomendações – Manter o sistema de arrefecimento em bom estado. Substituir a junta do motor se esta sofreu um sobreaquecimento. Uma reparação planeada é melhor que uma falha não prevista.
Parafusos Insuficientemente Apertados
Consequência – A fuga de líquido ocorre nas primeiras horas de utilização de uma junta nestas condições
Sinais na junta – As faces da junta não terão nenhumas marcas de pressão. A espessura da junta permanecerá quase igual à de uma nova junta não comprimida.
Recomendações – Seguir sempre as recomendações dos construtores na substituição e aperto dos parafusos da cabeça, particularmente o ajuste do torque e a sequência de aperto. Assegure que as roscas não estejam danificadas e que os buracos dos parafusos estejam desimpedidos. Quando um parafuso é apertado, cerca de 80% do torque aplicado é usado para ultrapassar a fricção. Os restantes 20% providenciam a tensão do parafuso. É por isso muito importante saber e seguir as recomendações dos fabricantes no que toca à lubrificação dos parafusos da cabeça do motor. Atenção que alguns fabricantes inserem um revestimento prévio nos parafusos e, por isso, recomendam a sua instalação num meio “seco”. Os parafusos da cabeça nunca devem ser reutilizados.
Combustão Anormal
Consequência – A detonação e pré-ignição aumentam as temperaturas localizadas na câmara de combustão, queimando a junta. A juntar a isto, a pressão excessiva dos cilindros contrariam a pressão de ajuste da junta.
Sinais na junta – O material da junta é queimado, frequentemente entre os cilindros ou num local aonde a detonação ou pré-ignição acontece. As descolorações em redor dos ilhós são indício de temperaturas elevadas, sendo evidentes pistas de fuga do gás de combustão.
Recomendações – Manter o sistema de ignição em bom estado. Assegurar que as velas de ignição têm a adequada taxa de queima e distância do eléctrodo. Usar o grau adequado de combustível recomendado para o motor, e verificar a taxa de compressão se tiverem sido realizadas grandes verificações mecânicas.
Acabamento da Superfície
Para assegurar uma boa selagem, o acabamento da cabeça do motor tem de ser tido em consideração. Um acabamento muito suave fará com que a junta se deslize entre as superfícies de junção, resultando em falha. Um acabamento muito áspero impedirá a junta de alcançar o contacto certo de ajuste.
Distorção
As juntas de motor são desenhadas para selar superfícies planas. Cabeças e blocos de motor distorcidos, impedirão uma adequada performance da junta do motor. Verificar sempre que as superfícies estejam dentro das especificações dos construtores, particularmente em componentes de alumínio.
Impurezas
As juntas e componentes devem ser cuidadosamente limpos antes de serem montados. Qualquer substância estranha apanhada entre as superfícies que se unem irá impedir uma boa performance de selagem.
Selante
Se uma substância selante é considerada necessária, evite excesso desse material. Selante excessivo pode bloquear locais de passagem e provocar o bloqueamento hidráulico de parafusos.
Danos
Uma junta é um componente delicado e facilmente danificável. Verificar sempre a junta antes da montagem e nunca instalar uma que tenha sido dobrada. Nunca reutilizar uma junta de motor.