Existem os mais variados óleos de motor que satisfazem as mais variadas especificações. Aqui encontrará o que significam as especificações mais importantes para óleos de motor.
ACEA: As diferentes aplicações dos óleos de motor descrevem-se através de letras com a classificação europeia ACEA (Associação dos Construtores Europeus Automóvel)
A para motores a gasolina de veículos ligeiros
B para motores Diesel de veículos ligeiros e comerciais
C para veículos ligeiros com filtros de partículas Diesel
API: As classes API (American Petroleum Institute) classificam os óleos de motor de acordo com as exigências americanas e critérios de qualidade exigidos. A classificação corrente API para óleos de motor a gasolina é a SM. Actualmente os veículos ligeiros a Diesel não estão classificados com a norma API.
API:As letras agarradas a norma api dizem-nos 2 coisas, a primeira letra corresponde ao tipo de combustivel utilizado no motor, S para gasolina e C para diesel, a segunda letra diz-nos em quantos testes o oleo passou, por em um SM passou em todos os testes "e mais um" que um oleo SL, quanto mais alta for a 2ª letra mais testes o oleo conseguiu superar. A mesma coisa para o diesel, mas temos que ter em conta que a letra dos gasolina esta mais avançada que a dos diesel, por em uma das letras mais altas "um dos melhores oleos" para motores a gasolina e um SM em quanto para o diesel ja e um CF
SAE: A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as propriedades de viscosidade (fluidez) de um lubrificante a diferentes temperaturas. Assim, um óleo de motor SAE 0W-30 descreve com o primeiro número a fluidez “fina” a baixas temperaturas. Quanto mais baixo for o número, melhor pode fluir o óleo de motor a baixas temperaturas e assim chegar mais rapidamente aos pontos de lubrificação importantes do motor. O segundo número identifica a fluidez a altas temperaturas.
SAE A norma SAE (Society of Automotive Engineers) descreve através de um conjunto de números, as temperaturas de funcionamento a que um oleo deve funcionar, havendo 2 tipos de oleo, os mono graduados e os mais recentes, multigraduados. os monograduados ja quase nao são usados, sao aplicados para maquinas tipo industrial "compressores de ar etc" com um tipo de trabalho muito especifico.
os multi graduados tem uma maior amplitude termica de funcionamento.
Basicamente os numeros antes do W diz-nos a temperatura minima a que um oleo pode trabalhar" valor esse que tem que ser visto numa tabela, quanto maior e o numero mais proximo e do zero a temp minima de funcionamento, o W quer dizer winter "inverno", e os numeros que vem depois do W são a temperatura ambiente maxima admissivel no local onde o motor vai funcionar.
Motores a Gasolina
A1: Categoria de óleos de motor que permitem economia de combustível “Fuel economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (HTHS, < 3,5 mPas). As classes de viscosidade recomendadas são XW-30 e XW-20.
A2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
A3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade com utilização mais severa do que A2. Supera A2 no respeitante ao “Noack” (perdas por evaporação), limpeza dos pistões e estabilidade à oxidação.
A5: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade. Cumpre ACEA A3 mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5% em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
Motores a Diesel
B1: Categoria de óleos de motor com economia de combustível “Fuel-economy” de extrema baixa viscosidade “High Temperature High Shear” (corresponde a A1).
B2: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de motor de baixa viscosidade.
B3: Categoria de óleos de motor convencionais e óleos de baixa viscosidade. Supera ACEA B2 no respeitante ao desgaste, limpeza dos pistões e estabilidade da viscosidade em condições elevadas de fuligem.
B4: Nova categoria para motores Diesel com injecção directa.
B5: Similar ao ACEA B4, mas com inferior viscosidade HTHS. Num motor de teste tem que ser comprovada uma economia de combustível ≥ 2,5%, em comparação com um óleo 15W-40 de referência.
C1: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com rebaixado HTHS.
C2: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 2,9 mPas.
C3: Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,8%. Com HTHS > 3,5 mPas.
C4: Introduzida em 02/2007. Para veículos ligeiros a Diesel com filtros de partículas. Máximo teor de cinzas sulfatadas 0,5%. Com HTHS ≥ 3,5 mPas.
Deixo aqui uma tabela para poderem ver as temperaturas dos diferentes tipos de oleo
A viscosidade nada tem a ver com estes 2 numeros. E verdade que um 15w40 a partida e mais viscoso que um 5w40, mas isso é algo que vem por acrescimo. A viscosidade tem que ser vista numa tabela própria, variando de marca para marca como por ex:
ESSO Superflo SL 10W-40 134 18.1 150
Agip SUPER SL 10W-40 100 14.6 152
O esso 10w40 tem uma viscosidade de 150 a 40º e de 18.1 a 100º de temperatura, com um indice de viscosidade de 134, enquanto o agip tambem 10w40 é um pouco mais viscoso a 40º, tendo um valor de 152, mas muito mais fino a 100º, tendo um valor de 14.6, tendo assim o indice de viscosidade mais baixo.