Como cá em casa é a primeira vez que existe carro a gasóleo e logo com FAP (mégane III GT Line), caso acenda a luz o manual diz para andarmos a uma velocidade de 40km/h no mínimo durante 100km sem parar, caso se pare o carro é possível que tenhamos de voltar a fazer do início mas neste caso não é preciso preocupar-nos com o óleo quando dizes que tem que estar a meio o nível ou convém na mesma??
em andamento , não há cuidados especiais a ter
Que grande pincel!!! até assusta. Se tiver o oleo até ao maximo alvora porque??
supostamente pode alterar o nivel com os residuos do filtro e/ ou misturar gasoleo para ajuda da queima dos mesmos
No teu caso isso aconteceu por estar á muito parada ou por andar pouco/cidade?
possivelmente por andar pouco e devagar
So tenho que te dar os parabéns Artur, só gostava de alguém que tivesse uma Foca e percebesse 50% de Faps, como tu percebes, e ainda explicas tudo a pormenor, é neste tipo de explicações que se destinge uma pessoa que sabe da arte, de outros que são papagaios e ouvem conversas de café e depois vem por chorrilhadas de disparates nos fóruns.....Mais uma duvida Artur, esse sistema, utiliza algum tipo de liquido especial (cerina, Eolys, etc.?) ou para a queima dos resíduos utiliza apenas o óleo e por isso tem que ser substituído?Abraço
obrigado miguel, aquilo que sei, aprendi a ler e a ver e talvez por esse simples facto, tento no minimo explicar e ajudar a que saibam algo mais tambem, mas o pouco interesse demonstrado em aprender, leva me muitas vezes a ficar calado e talvez por isso muitas vezes se procura algo tecnico num forum e não há, pois quem sabe anda calado que "falar" para o boneco não vale a pena. Indo a tua questão, este tipo de fap, a regeneração do mesmo é feita atraves de oleo de motor e aquecimento, nada mais. Já nos meganes III a titulo de exemplo , ( nos lagunas III ainda não sei mas hei de pesquisar ) teem um injector , o tal 5º injector , que alem do oleo de motor é utilizado gasoleo para ajudar a queima, dai nos sistemas de fap da renault ser IMPRETERÍVEL a substituição do oleo, alem das propriedades alteradas no caso da laguna II devido ao excesso de temperatura , no caso do megane III o mesmo é contaminado com gasoleo . Alerto tambem para quando se faz este tipo de regeneração , o mesmo deve ser efetuado no exterior ou pelo menos , com a traseira do veiculo para o exterior , pois o cheiro é desagradavel e mesmo o cheiro que provem debaixo do carro tambem e o enorme calor que se vai fazer sentir a volta do carro . Acrescento ainda que o motor irá fazer um bom bocado de esforço para este tipo de regeneração e ira ter que aguentar temperaturas elevadissimas ( dai o circuito de agua está em medição constante de temperatura ) , portanto aconselha se a cuidados redobrados e verificação de todo o circuito de refrigeração antes de ser efectuado . O ar condicionado tem obrigatoriamente tambem que estar na posição OFF sob pena de ficar danificado
Ora bem, pelo factos que apresentas, o sistema de FAP da Renault parece ser bem melhor do que os outros carros da concorrência, estou a ver que se for feita um bom tratamento no carro nomeadamente um bom oleo sempre em bom tempo e de vez em quando um desentupimento da AE resolvem bem o problema.Agradeço a tua explicação super detalhada e com muito boas dicas, eu acho que até nao seria ma ideia abrir uma secção do forum dedicada a Filtros de partículas.Ah e já agora, muitos bons quilómetros com a Laguna!Um Abraço
sim, o oleo utilizado deve ser sempre , no caso da renault , com baixas emissões de enxofre e outros para prevenir o entupimento do fap
aproveito para acrescentar ainda que desde que a luz andou acesa , o consumo aumentou e ao relantim notava se o motor a tremer muito mais, enviando para dentro do habitaculo algum desconforto . neste momento , o consumo baixou cerca de 1 litro aos 100 ( andava com media de 8,2 lts em cidade está nos 7,2lts ) a tremideira desapareceu e tem um trabalhar mais suave . a viscosidade do oleo não é problema, o problema é o oleo cumprir os requisitos dos baixos teores . As normas renault sugerem acea 3/4 para motores com fap ( o elf 10w40 cumpre , o 5w40 cumpre , etc ) mas preferencialmente deve ser utilizado o cumpra a norma renault rn720 e essa norma apenas está inscrita no solaris dpf 5w30 ( e existem outros 5w30 da elf )
uma operação destas na marca para esta carrinha é contabilizar : - 7,2 lts de solaris dpf - filtro de oleo - pelo menos 1 hora de mão de obra fazendo contas a 28€ / litro de oleo , dá cerca de 200€ de oleo , mais 20€ de filtro , mais 40€ mão de obra , a seguir soma se o iva , contas por baixo , 320€
BoasAmigo Artur,peço desculpa por estar a invadir o tópico da sua bonita carrinha,mas como já vi que é uma pessoa que tem muitos conhecimentos e tenho lido o que escreveu sobre o FAP gostaria do o questionar acerca de algumas duvidas.Tenho uma Laguna 3 2.0 175cv de 2008 e a mesma tem FAP,mas vai agora fazer um ano que a comprei e veio já com a revisão feita,e a minha duvida é se é necessária alguma intervenção especifica á mesma ou mudando o oleo do motor e os filtros fica resolvido?Para já é a minha maior duvida pois é a primeira vez que tenho um carro com este sistema e comprei-o tambem sem saber o minimo acerca do mesmo,pois não quero vir a ter nenhuma surpresa desagradavel pois sempre tive muito cuidado com os meus carros para evitar problemas.Obrigado pela atenção e abraço a todos.
cuidados a ter oleo especifico 5W30 esticar lhe as "pernas" de vez em quando
Hoje surgiu-me uma duvida à cerca da FAP, no livro do mégane III não fala como fazer mas no do clio III diz que devemos ir a uma velocidade acima dos 40km/h durante uma hora ou fazer 100km, a minha questão é se temos de ir sempre a uma velocidade constante ou podemos variar, ou seja, um exemplo temos de ir sempre a 100km/h sem nenhuma paragem ou podemos andar entre os 100 e os 200 e sem parar??
Carlos, na altura experimentei, não sei se correcto ou incorrectamente, fazer 40 kms seguidos estabilizados nas 3000rpms e depois fiz 40kms a um ritmo mais elevado, não resolveu