Autor Tópico: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992 (ou melhor 2000)...  (Lida 84854 vezes)

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #75 em: 03 de Julho de 2011, 21:53 pm »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry:

As razões para esta medida são tudo menos por causa da poluição...

Offline Amilcar Rocha

  • Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 867
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #76 em: 03 de Julho de 2011, 21:54 pm »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry:
Os carros antigos certificados não necessitam de ser alterados, mas tem de ser considerados históricos.

Offline luism_monteiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 74
    • http://carrosusadosparavenda.blogspot.com/
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #77 em: 03 de Julho de 2011, 22:03 pm »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry:
Os carros antigos certificados não necessitam de ser alterados, mas tem de ser considerados históricos.
Sim, eu sei. Mas, por exemplo, tenho um 2CV de 1988, com 23 anos. Se morasse em Lisboa, nunca iria fazer sentido gastar 660 euros para passado menos de 2 anos tirar tudo para o certificar como clássico. Neste caso, teria que ter o carro fora de Lisboa ou então não pegar nele durante quase 2 anos!
Não acredito que haja muita gente que vá gastar 660 euros em carros que valem praí 100 ou 200 euros!
E já agora, desculpem a ignorância, mas é possivel pôr catalisadores neste tipo de carros, antigos e com carburador?

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #78 em: 03 de Julho de 2011, 22:05 pm »
é possível meter catalisador em qualquer carro.

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #79 em: 05 de Julho de 2011, 16:56 pm »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry:

As razões para esta medida são tudo menos por causa da poluição...

Então quais são?

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #80 em: 05 de Julho de 2011, 17:12 pm »
Se morasse em Lisboa, nunca iria fazer sentido gastar 660 euros para passado menos de 2 anos tirar tudo para o certificar como clássico.

Não sei detalhes da lei mas pergunto-me se para quem mora em Lx não haverá uma excepção que permita a essa pessoa sair com o carro de lx e voltar para casa com ele, havendo só impedimento de circular.

... muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!

Não têm dinheiro para equipar o carro mas têm dinheiro para ir de lx de carro evitando assim os transportes publicos? Se não houvesse alternativa ainda se compreendia essa afirmação agora com alternativas mais baratas argumentar que não têm dinheiro para equipar o carro não faz muito sentido.

Esta é uma lei que já existe, com mais ou menos alterações, em muitas cidades. Em Londres queres andar de carro paga taxa, e conforme o carro polui mais ou menos assim se paga mais ou menos taxa. Se calhar era preferível assim. Ao menos pagavam todos já não havia tanto sentimento de injustiça em que uns pagam outros não.

O único defeito que eu vejo na lei é não haver estacionamentos dignos de nota às portas de Lisboa. Isso é que esta mal. Devia haver condições para tal. Mas em acontecendo isso certamente que a proibição será alargada.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #81 em: 29 de Setembro de 2011, 23:37 pm »
é possível meter catalisador em qualquer carro.

Tenho ideia que só em carros de injecção é possível adicionar o catalisador... não estou a ver nenhum carro a carburador com catalisador.

Mas o meu comentário neste tópico é somente para saber se há novidades em relação a este assunto. Vagueando pela net, só vejo noticias de Maio e Junho a falar que se vai debater esta proposta... ainda não vi nada de concreto se esta lei foi realmente aprovada, se há excepções... alguém sabe de alguma coisa?

Xmarine

  • Visitante
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #82 em: 30 de Setembro de 2011, 00:10 am »
Ora então já sei que não posso entrar em Lisboa com os meus "velhotes"!
No entanto até concordo com esta medida, uma vez que os problemas de poluição existem! :angel:
Mas não nos podemos esquecer que temos muito boa gente que não tem carros mais recentes porque não podem e essas mesmas pessoas não tem dinheiro para pagar os ditos 600 euros mais 60 euros pelo catalizador!
E depois ainda temos outro problema, é que com catalizador, nenhum carro pode ser certificado como veiculo antigo, o que me parece que gastar dinheiro nessas circunstancias é um disparate!
E já agora, era bom que vissem que há por muito carrinho recente a deitar os "bofes" pelos escapes e continuam a andar por aí... :angry:

As razões para esta medida são tudo menos por causa da poluição...

Então quais são?

Razões económicas. Arranjaram maneira de sacar mais algum...

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #83 em: 30 de Setembro de 2011, 00:15 am »
é possível meter catalisador em qualquer carro.

Tenho ideia que só em carros de injecção é possível adicionar o catalisador... não estou a ver nenhum carro a carburador com catalisador.

Mas o meu comentário neste tópico é somente para saber se há novidades em relação a este assunto. Vagueando pela net, só vejo noticias de Maio e Junho a falar que se vai debater esta proposta... ainda não vi nada de concreto se esta lei foi realmente aprovada, se há excepções... alguém sabe de alguma coisa?

Amanha ponho a foto da tabuleta que se encontra na Av. Fontes Pereira de Melo, antes da Rotunda do Marques...

Offline mferreira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém e Coruche.
  • Mensagens: 93
  • 1.7 TSE a GPL
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #84 em: 30 de Setembro de 2011, 09:06 am »
Só mais uma "acha" para a fogueira, porque é que em vez de inventam estas leis não seguem o exemplo de países "um pouco" mais evoluídos?

Vejam o caso de Londres em que se paga uma taxa para circular no centro da cidade, excepto se o veículo for a GPL  :evil:.

MF

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #85 em: 30 de Setembro de 2011, 10:54 am »
Não é este, e um de informação (fundo azul com letras brancas) mas e sempre precedido de uma placa para indicação da proibição. A mesma apenas é valida actualmente nos Dias Uteis das 8 as 20. Mas lendo o comunicado abaixo da CML...



Citar
Com a recente aprovação, em reunião de Câmara, de 18 de Abril, da proposta relativa às Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), têm sido divulgadas na imprensa, várias notícias sobre esta matéria que se entende necessário clarificar. Nomeadamente, alguns aspectos que se referem aos transportes públicos.

A proposta agora aprovada -  tendo em conta a situação do sector - e apesar das imposições decorrentes das directivas europeias em matéria de Qualidade do Ar, posteriormente transpostas para a legislação nacional, bem como o Programa de Execução do Plano de Melhoria da Qualidade do Ar, aprovado pelo Despacho 20763/2009, de 16 de Setembro, adoptou um conjunto de restrições menos exigentes em relação ao calendário de implementação inicialmente previsto e que foi discutido e concertado com todos os intervenientes.

Desde logo, porque a sua implementação ocorre em Julho de 2011 para a área mais crítica ao nível da qualidade do ar em Lisboa, contrariamente à data fixada de Janeiro de 2011 - no documento que esteve em discussão no âmbito da elaboração do programa de execução (2009) -, cuja área de intervenção abrangia a totalidade da cidade (Restrição a pré-Euro 1 para todos os veículos).

•    Os táxis estão isentos da 1.ª fase da interdição à circulação até Janeiro de 2012 (ZER Av. da Liberdade/Baixa);
•    Em Janeiro de 2012, a questão voltará a ser analisada e será objecto de nova proposta com vista a alargar à Cidade a Zona de Emissões Reduzidas e a que seja apenas permitida a circulação a todos os veículos que respeitem a norma Euro 1 ou superior.

A restrição a implementar em Janeiro de 2012 na cidade de Lisboa, na calendarização inicial estava prevista para Janeiro 2011.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2011, 10:56 am por Black Phoenix »

Offline tulicreme

  • Initiale Paris
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 348
  • Garagem : Renault Clio III dCi70
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #86 em: 30 de Setembro de 2011, 23:17 pm »
Obrigado! Quer então dizer que ainda tenho carro para mais uns tempos...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #87 em: 28 de Fevereiro de 2012, 16:39 pm »
Citação de: Publico
Carros anteriores a 1992 com novas restrições de circulação em Lisboa

28.02.2012 - 14:52 Por Inês Boaventura



Na Avenida da Liberdade e na Baixa os veículos anteriores a 1996 não vão poder circular (Joana Freitas)

 A Câmara Municipal de Lisboa quer proibir a circulação de veículos construídos antes de 1992, que hoje já não podem transitar na Avenida da Liberdade e na Baixa, em toda a área delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte-Sul, Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos da América. Esta segunda fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) deve entrar em vigor a 1 de Abril.

 Isto mesmo consta de uma proposta do vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, que vai ser discutida na reunião camarária de amanhã. Neste documento sublinha-se que "nos últimos anos, a cidade de Lisboa tem apresentado concentrações de partículas inaláveis superiores aos valores limite estabelecidos pela legislação nacional e comunitária para protecção da saúde humana, sobretudo nas zonas de maior tráfego". E acrescenta-se que "o tráfego automóvel é, actualmente, a principal causa da degradação da qualidade do ar na cidade".

A primeira fase da ZER entrou em vigor em Julho de 2011. Desde essa altura os veículos com data de fabrico anterior a 1992 (e que foram matriculados antes de Janeiro de 1993) estão impedidos de circular, aos dias úteis entre as 7h e as 21h, no eixo da Avenida da Liberdade/Baixa. Se a proposta de Fernando Nunes da Silva for aprovada pelo executivo, a partir de Abril as restrições de circulação automóvel nessa área serão alargadas aos veículos ligeiros construídos antes de Janeiro de 1996 e aos pesados construídos antes de Outubro desse mesmo ano.

Além disso, os limites da ZER vão ser ampliados: os veículos pesados e ligeiros que não cumprirem as normas de emissão Euro 1 ou superior (os tais com data de fabrico anterior a Janeiro de 1992) não poderão deslocar-se na zona delimitada pela Avenida de Ceuta, Eixo Norte/Sul, Avenida das Forças Armadas, Avenida dos Estados Unidos da América, Avenida Marechal António de Spínola, Avenida Santo Condestável e Avenida Infante D. Henrique. Isto aos dias úteis, entre as 7h e as 21h.

Essa proibição não se aplica nas chamadas "vias estruturantes" situadas no limite dessa zona nem aos "veículos de emergência, especiais e de pessoas com mobilidade condicionada", aos veículos históricos e aos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa.

Também amanhã a Câmara Municipal de Lisboa discute a celebração de um protocolo com a cooperativa de táxis Autocoope, que durante dois meses vai testar a utilização de dois veículos eléctricos na cidade. A autarquia pretende apoiar este projecto através da isenção das taxas de emissão de licenças e de publicidade, num valor total de cerca de 1054 euros, por considerar que este tipo de acção se reveste "de elevado interesse para a cidade".

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #88 em: 29 de Fevereiro de 2012, 03:21 am »
Se assim for, lá se vai mais um carro para andar em Lx.

96 porque raio?

O meu é de 94 e já tem catalizador... Em que é que se baseiam para fazer isso? O meu carro neste momento polui tanto, quanto um de 2002! Porquê 96? Até 99, não houve mudanças rigorosamente nenhumas!!

Clio I 1.2 -
Emissões de CO2 :

 142 g/Km



Renault Clio II 1.2 16v (motor ainda usado nos Clios III)
Emissões de CO2 :

 143 g/Km

vá... para não ser esquesito:
Renault Clio III 1.2 16v:
Emissões de CO2 :

 139 g/Km



5 gramas por Km de diferença para um Clio dos dias de hoje???? Mas estão a gozar comigo?? 5 GRAMAS???

Ainda por cima já tive oportunidade de andar com um Clio III com esta motorização durante alguns meses, e isto ainda por cima consome mais que o meu carro devido ao peso (entre outras várias, como largura de pneu e etc... Justificado!)

E vão dizer que um Clio III polui menos que um Clio I?? Mas o Clio I que consome menos, inventa gases ou quê??

Só para dizer que não mudo de carro, e que vou continuar a andar exactamente com os mesmos percursos! Ou seja em TODO o lado!!
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: Lisboa proíbe circulação de viaturas anteriores a 1992
« Responder #89 em: 29 de Fevereiro de 2012, 03:23 am »
Correcção: São 4 gramas de diferença de um Clio I, para um Clio III. Fiquei com o numero do Clio II na cabeça.

Cumprimentos
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]