Àrea Tecnica > Grupo Renault

Nova motorização TCE a caminho - 1.3TCE

(1/2) > >>

luisnogueira:
Nova motorização TCE a caminho!

Introduzido com o Scénic e Grand Scénic, e chegada a outros modelos no próximo ano, este motor tem mais binário e vai reduzir os consumos e emissões. Estará disponível com três níveis de potência e ligado a caixas manuais ou EDC.

A Renault apresentou um novo motor a gasolina, desenvolvido numa colaboração entre a Aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi) e a Daimler. O novo bloco Energy TCe, de 1.3 litros e com turbo, promete melhores prestações, com diminuição dos consumos e menos emissões, proporcionando uma condução mais agradável, assegura a marca. Este motor já equipa o Scénic e o Grand Scénic e em 2018 passará a equipar, progressivamente, outros modelos do fabricante gaulês.

“O nosso novo motor a gasolina resulta da experiência dos engenheiros da Renault, da Aliança e do nosso parceiro Daimler”, sublinhou Phillippe Brunet, Vice Presidente Global do Departamento de Motorização e Veículos Elétricos.


Submetida a mais de 40,000 horas de testes,  a nova motorização Energy TCe 140 oferece 35 Nm adicionais de binário máximo (comparativamente ao anterior Energy TCe 130), disponíveis entre as 1,500 e 3,500 rpm. O motor também poderá ser encontrado com outros dois níveis de potência: 115 cv e transmissão manual; 160 cv com opção pela caixa de velocidades manual ou a automática ‘EDC’.

Este novo propulsor incorpora inovações como um processo de revestimento dos cilindros adaptado a partir da técnica utilizada no motor do Nissan GT-R. As vantagens são a redução da fricção e otimização na transferência de calor, impactando positivamente a eficiência. Tem também uma pressão de injeção aumentada para 250 bar e o desenho da câmara de combustão foi alterado para otimizar a mistura combustível/ar.

Outra novidade é uma tecnologia de variação de tempo das válvulas, que se adapta consoante a carga do motor. O resultado é maior binário em baixas rotações e uma disponibilidade superior e mais linear nos regimes mais altos.

Fonte - http://www.turbo.pt/renault-estreia-novo-motor-gasolina/

MRC:
Isto sim, são boas noticias: Novo motor otto, e upsizing.

O de 160cv deve ser engraçado num Megane e melhor num Clio.

MaNeL:
A Renault já tinha dito que o downsizing não era a resposta para as emissões... Vamos ver que tal se porta este motor

MauroTM:
Boas notícias, é esperar para ver desempenhos que a serem bons nos veículos indicados no Clio ui ui :dance: :dance:

Lipe:
Em algumas marcas já se volta a falar do regresso de 2.0 e afins.

Ou mesmo como a Volvo nos diesel, 2.0 para o motor de entrada de 120cv.


Mas é bom ver as apostas nos motores a gasolina.
Se este se portar como os 1.2 TCe, não terão problemas.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa