Autor Tópico: Direção Renault Clio III  (Lida 2076 vezes)

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
Direção Renault Clio III
« em: 27 de Setembro de 2022, 11:11 am »
Olá a todos,

Renault Clio III de 2008, 1.2 Gasolina.

Tenho tido o carro parado porque não tenho precisado dele desde o ano passado (pandemia), mas antes de o meter na garagem fui fazer a revisão e onde levou um Triângulo da Suspensão do Lado Direito, o mecânico disse para quando fosse alinhar a direção alertar a pessoa para este facto.

Eu fui meter 2 pneus, alinhei a direção e disse precisamente que tinha levado o triângulo do lado direito, o rapaz disse Ok e lá alinhou.. Tranquilo, saí da oficina e meti-me na A1 e notei que não estava mesmo mesmo alinhado, o carro fugia ligeiramente para a direita. Entretanto como estava a 250Km de distância da oficina onde alinhei, não pude voltar lá.

Passados uns meses, como tinha que ir à inspeção e estava com receio que disessem algo, fui alinhar noutra oficina  e antes de o levar à inspeção. Nesta oficina o homem andou com o carro, tirou as rodas, apertou umas coisas e disse que já devia de estar bem, que havia umas porcas mal apertadas. A seguir passou na inspeção, ninguém disse nada mas notava à mesma o carro a fugir mais para a direita.

Supostamente a direção ficou alinhada na oficina, de acordo com a máquina e respetivo relatório, mas não sei se foi só azelhice ou se de facto estava mesmo alinhada.

Passados  6 meses, o carro continua mais parado, pelo menos a maior parte do tempo, mas no fim de semana passado fui dar uma volta com ele e notei que estava ainda pior, ou seja, parado parece que agravou a situação da direção (será possível?).

O volante não está direito, não gosto mas não seria preocupante, mas basta um ressalto qualquer para o volante ficar ainda mais torto (para a direita) e o carro fugir (ainda mais) para a direita..

A minha questão é onde levar o carro agora, a um mecânico para confirmar se está tudo bem com o triângulo ou a uma casa de alinhamento de direção para verem se está ou não alinhada e ou quem é que tem de ver isto?

Obrigado!

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Direção Renault Clio III
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2022, 12:32 pm »
devias era levar onde foste por o triangulo e dizer a ele que isso foge para a direita desde que meteu o triangulo... agora a questão é... será que mudou o triangulo ou apenas os sinoblocos.. ficou bem posto será que não estragou mais nada ao fazer isso... tens muita gente sapateira por ai...

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2022, 12:43 pm »
Obrigado pela resposta.

Bom, o mecânico que tratou do triângulo não é de todo 'sapateiro', tenho mesmo muita confiança nele e sei que é muito profissional, pode ter acontecido alguma coisa como em tudo na vida, é um facto. Mas não me enganou, isso tenho a certeza . Já depois é que não sei, entre alinhamentos e apertos de procas e não sei quê.. mas sim, o problema começou desde a mudança do triângulo.

Como não posso fazer ~250Km para ir ter novamente com ele, tenho medo de estragar algo ou desgastar os pneus de forma errada, terei de 'procurar' outro mecânico mais perto.

Offline Ganzado75

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
« Responder #3 em: 27 de Setembro de 2022, 13:38 pm »
mais uma razão para lá voltares e explicares a ele que desde que trocaste o triangulo e foste alinhar a direção que isso não ficou bom ele que veja o que se passa.. se é de confiança de certeza que não te deixa na mão pelo menos era o que eu fazia...

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #4 em: 27 de Setembro de 2022, 22:12 pm »
Tens a folha dos valores de alinhamento?
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2022, 09:06 am »
estão as 2 dentro do carro e agora não consigo estar perto dele  :sad:, mais 2 semanas e já as tenho.

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #6 em: 14 de Outubro de 2022, 11:59 am »
Se queres resolver o problema sem gastar muitos €€, primeiro deva-o a uma casa de alinhamento para perceberes ao certo onde está o problema. Entre medição de Caster, Camber e alinhamento, devem-te conseguir dizer qual o lado e a posição da roda que tem problema. A partir daí deverá ser mais fácil um mecânico diagnosticar qual é o problema. Com sorte tens apenas um alinhamento de rodas mal feito.

Offline almamater

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 08 de Novembro de 2022, 11:30 am »
Finalmente já tenho as folhas\relatórios dos dois alinhamentos de direção:

Quando mudei de Pneus, primeira:

Esta foi passados uns meses (o carro teve sempre parado praticamente):

Neste momento o volante continua torto e o carro a desviar-se sempre para a direita.

No entanto, hoje à tarde vou ver o mecânico (a mesma pessoa que trocou a barra) para ver se está com algum problema ou não, mas parece-me alguma borracha ou assim que possa estar mais ressequida.. não faço ideia.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #8 em: 08 de Novembro de 2022, 20:57 pm »
as imagens não dão para abrir
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline NotThisMind

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio II 1.5 dci
« Responder #9 em: 20 de Novembro de 2022, 20:02 pm »
Sempre conseguiste resolver o problema?
De onde és? Se fores do Norte conheço 2/3 casas que te alinham isso em condições, incluíndo cambre que não sei se esse carro leva alinhamento ou é fixo...