Autor Tópico: [Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv] Problemas com óleo estragado P253F  (Lida 1362 vezes)

Offline ricmam

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv
Boa tarde a todos,

Antes de mais queria dizer que sou novo neste fórum, e estou a entrar para pedir a vossa ajuda e comentários relativamente ao problema que tenho tido na minha viatura.
Já tive outras viaturas Renault antes e, de uma forma geral, era um cliente satisfeito, apesar de ter tido alguns problemas em alguns deles.

Neste caso tenho um Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv, Bose Edition de 2019. Comprei devido a necessitar de uma viatura de 7 lugares, pois tenho 4 filhos, o mais novo com 6 meses. Comprei em Dezembro do ano passado na Matriz Auto em Aveiro.

Antes de mais, para quem renaults com este motor 1.7 Blue Dci, o que acham? Estás satisfeitos de uma forma geral?

Mas bem, indo ao tópico que me traz aqui. Como disse, comprei o carro em Dez-22 com cerca de 67.000kms, e neste momento tem 85.000kms.
Na venda disseram-me que tinha sido efetuada a revisão (não tenho comprovativo disso).
Em Maio apareceu um erro que acendia a luz de alerta do motor e dizia "Mandar verificar antipoluição". Na oficina Renault disseram-me que era o óleo oxidado, e que precisava de mudar. Como não havia registo da revisão completa anterior, fez revisão completa de óleo e todos os filtros. Pensei que estava resolvido e que seria a Matriz Auto a não ter feito a revisão antes de entregar o carro.
Em Agosto, antes de ir de férias, o erro voltou. Voltei à Renault, a mesma coisa, óleo oxidado e precisava de mudar óleo e filtro. Na altura não tinha feito sequer 8.000kms desde a mudança anterior. Explicaram-me que era um problema de regeneração, que tinha a ver com o eprcurso percorrido, que o carro não andava o suficiente para fazer regeneração, etc. Mudou óleo e filtro.
Esta semana em Outubro, 2 meses depois da última mudança e mais 7.000 ou 8.000kms, volta o mesmo erro. Entretanto comprei um leitor OBDII Bluetooth e consigo ler os erros, e é o código P253F.
Voltando à oficina Renault disseram a mesma coisa. Claro que desta vez não aceitei a explicação, pois a pessoa compra um carro e não tem que andar todos os dias em AE. POde ser um carro de cidade. Aliás, há uitas viaturas destas como TVDE em Lisboa, Porto, Algarve, etc. e fazem percursos pequenos, há semáforos, rotundas, etc. Com isto abri um caso na Renault POrtugal e está a ser analisado. Entretanto mudei novamente óleo e filtro para poder andar sem problema até que seja resolvido. Isto porque, o óleo, apesar de ter 2 meses e poucos kms (menos de 8.000kms) estava completamente preto.

Já alguém se deparou com este problema? Que explicação vos deram? Que solução encontraram?
Agradeço a quem puder ajudar a clarificar esta situação.

(peço desculpa, mas não estou a conseguir anexar 2 imagens que tenho com os erros)

Obrigado e bom fim de semana,
RIcardo Marques

Offline ricmam

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv
Re: [Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv] Problemas com óleo estragado P253F
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2023, 09:27 am »
Para complementar, tanto a Renault, como a Matriz Auto, onde comprei a viatura me respondem o mesmo:

"Este tipo de situações é recorrente em viatura a diesel equipadas com filtros de partículas e sistemas de adblue. A má qualidade do óleo, que leva a viatura a pedir a substituição, deve-se ao facto de a viatura fazer maioritariamente viagens curtas, o que interrompe o processo de regeneração e o combustível é diluído para o sistema de lubrificação. São questões que não podem ser imputadas à garantia uma vez que são causadas pelo uso da viatura”

Alguém tem alguma sugestão para resolver este problema, ou agora há viatura que não podem ser usadas para um condução mais citadina, têm que obrigatoriamente fazer kms de auto-estrada todos os dias?

Obrigado

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: [Grand Scénic 1.7 Blue Dci 150cv] Problemas com óleo estragado P253F
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2023, 12:18 pm »
Bom dia, pelo que ouvi por aí e salvo melhor opinião esses motores se não forem á estrada uma vez por semana ''adormecem'' e fazem isso.