Autor Tópico: Problemas AC  (Lida 1685 vezes)

Offline Ruiaraujo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Espace
Problemas AC
« em: 17 de Junho de 2019, 10:51 am »
Bom dia.

Tenho uma Renault espace de 99 e tenho um problema com o AC que me está a tirar o sono.


Quando ando sozinho na carrinha e em plano, sem forçar muito o motor, o AC funciona normalmente. Quando ando com mais de quatro passageiros mais bagagem e forço ou pouquinho mais o motor, por exemplo se tenho que fazer uma pequena subida, a temperatura do motor sobe ao máximo e sou obrigado a parar o carro e deixaro motor arrefecer.


Alguma ideia sobre qual será o problema?



Obrigado

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Problemas AC
« Responder #1 em: 17 de Junho de 2019, 11:11 am »
Temperatura do AC e do motor são coisas completamente diferentes e não têm correlação.
Em relação a quebras de potência de AC pode ser um compressor a passar-se, uma fuga ou falta de gás (entre outros...)
Em relação a sobreaquecimento do motor em carga pode ter a junta da cabeça com problemas, um termóstato bloqueado, um sistema de refrigeração não purgado corretamente ou a bomba de água passada (entre outros...)

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Problemas AC
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2019, 12:26 pm »
A Espace é uma 2.2 ?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Problemas AC
« Responder #3 em: 17 de Junho de 2019, 16:18 pm »
Exatamente Ac é uma coisa temperatura do motor é  outra...poderás é ter aí um problema no motor que está disfarçado e não aparece sempre, quando se liga o compressor do AC para este funcionar retira potência ao motor...potencia essa que te faz falta quando tens o carro cheio, a falta dessa potência leva a pisares mais o acelerador como tal forças o motor ao máximo e esse problema aparece...aliás em teoria com o AC ligado até ajuda a arrefecer o motor pois a ventoinha do radiador dispara logo para ajudar a arrefecer o gás e o radiador do líquido de refrigeração do motor também apanha com esse ar ...parece me uma clara falha na junta da colaça ou até uma fissura na cabeça do motor ...o líquido de refrigeração não desaparece do depósito ?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Problemas AC
« Responder #4 em: 17 de Junho de 2019, 17:18 pm »
Por acaso um carro com o AC ligado até aquece bem mais porque o permutador do AC está á frente do radiador do líquido de refrigeração, lançando calor sobre aquele. As ventoinhas puxam o ar quente para trás para dentro do compartimento motor que depois, consoante o isolamento da baía do motor, mantém aquela zona mais quente (ou não).
Mas em termos de aquecimento do motor, controlamos isso pela temperatura do líquido de refrigeração, e se a temperatura sobe a níveis muito altos é porque há algum problema com o circuito de refrigeração e o termóstato não regular: ou a bomba de água não consegue manter um débito elevado para passar o máximo de fluído possível pelo radiador no mais curto espaço de tempo, ou a capacidade do radiador está reduzida (sujidade elevada/excesso de acumulação de detritos no  miolo exterior / canais internos bloqueados) ou existe outro problema associado á junta da cabeça (passagem de gases de escape para o circuito de refrigeração), ou circuito está comprometido (calcário, lodos, resíduos que elevam a resistência á passagem)...
« Última modificação: 19 de Setembro de 2019, 09:35 am por Sls a GPL »

Offline Ruiaraujo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Espace
Re: Problemas AC
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2019, 11:43 am »
Boas a Renault é uma 2.2.

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Problemas AC
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2019, 12:58 pm »
Não circules com o carro assim, porque vais mandar o motor para o galheiro, se não mandaste já.

Offline Ruiaraujo

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Funchal
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Renault Espace
Re: Problemas AC
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2019, 15:59 pm »
Boa tarde,

Parece que um azar nunca vem só. Para além dos problemas de AC agora foi o fecho central. A chave funciona e a pilha está boa o problema é o sensor que parece que queimou. Alguém tem um sensor que me possa vender?

Em relação ao AC e como o motor não tem fugas e trabalha normalmente, alguém me pode dizer como posso limpar o sistema de AC?

Perante as opiniões acho que é o sistema que tem sujidade acumulada, pois não tenho fugas no motor e a bomba de água foi substituída a quatro anos atrás quando troquei a correia de distribuição.

Obrigado a todos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas AC
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2019, 09:30 am »
Queres limpar os sisteme de AC, estas a falar das condutas de ar? ou do circuito onde passa o gás do AC?

"Perante as opiniões acho que é o sistema que tem sujidade acumulada, pois não tenho fugas no motor e a bomba de água foi substituída a quatro anos atrás quando troquei a correia de distribuição."

Isto é que não percebi mesmo.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problemas AC
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2019, 09:45 am »
Agora ja se entende, visto ser a cvontinuação de uma duvida já colocada anteriormente, deves continuar  no mesmo tópico em vez de criar um novo.

Sendo assim, o que deves fazer primeiro é  :
verificar se o radiador aquece por igual ou se tem zonas mais quentes que outras, se isso acontecer, significa que está obstruído.
Verificar o estado do termostato, mas mais vale substituir pois não é caro.
verificar se a  válvula do vaso de expansão está boa, substituir por uma nova.
verificar se o nivel de agua vai baixando com o tempo ou não.
lavar o circuito de refrigeração do motor com agua corrente durante algum tempo, depois por novo liquido e purgar convenientemente.

Se mesmo assim voltar a aquecer, significa que tens problemas a nível mecânico.