Autor Tópico: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes  (Lida 3044 vezes)

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« em: 14 de Outubro de 2020, 10:17 am »
Bons dias a todos do fórum ,desde já qualquer opinião será bem vinda .
Lamento fugir um pouco a temática deste fórum ,mas penso que será neste tópico o mais adequado .
Passemos ao problema
A minha falecida mãe ,vivia a 45 anos num imóvel ,5 senhorios nada de grave tirando o desgaste da casa com o tempo ,a minha morada fiscal sempre foi essa ,a uns anos a saúde da minha falecida mãe deteriou muito e fui residir com ela para ajudar .
Nesse tempo o imóvel foi comprado por uma sociedade de advogados e imobiliária,que prometeu obras ,dado as condições precárias mas nunca as viria a fazer,a minha falecida mãe quis transitar o contracto para meu nome e foi impedida pelos ditos .
Em julho deste ano após pagar a renda a minha mãe faleceu ,em agosto comuniquei por carta registada aos senhores e paguei a renda referida ,20 dias depois recebo no meu e mail pessoal uma proposta de arrendamento nova em que de 160 euros iria passar para 550 e para me deslocar ao escritório deles para cimentar o acordo.
Recebi agora uma carta a avisar que tenho 10 dias para abandonar o imóvel dar as chaves e pagar 5 mil euros a imobiliária por danos morais e custas ,pois dizem que a minha mãe vivia lá ilegalmente desde 2018 com contracto caducado ,a minha mãe sempre pôs as rendas no banco a horas e tenho os recibos ,o IRS comprova isso ,eles compraram o imóvel mas o BNa não tem contracto em nome da minha mãe .eu decidi sair mas ainda não estou em situação de conseguir mudar tudo
Agora e chamadas e e-mails e afins já falam em psp ,eu quero sair com dignidade alguém por acaso tem noção de quanto tempo disponho ? Eu queria sair a bem e imagem limpa ,obrigado a todos os que responderem

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2020, 14:55 pm »
Durante esta situação os despejos estão suspensos. Não te podem despejar e tentam que saías voluntariamente à força.

Fala com um advogado porque estão a querer pressionar-te. Não saias de lá.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2020, 15:26 pm »
se estavas la a morar e a tua morada fiscal é essa e agora na pandemia eles não te podem tirar de lá... e se dizem que a tua mae estava ilegal é porque eles cometeram uma ilegalidade ao não renovar o contrato.. mas um advogado e explica e mostra tudo o que tens...

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2020, 08:37 am »
Pois e ,já comecei as mudanças encontrei uma opção bem mais rentável ,infelizmente a pessoa contraiu covid 19 e vai me atrasar 14 dias a mudança ,no entanto a senhora advogada ligou a dizer que segunda feira irá entrar a ordem judicial ,e que com o estado de calamidade a PSP não necessita de mandato ou ordem judicial para me despejar ,o que me complica a vida muito ...isto e assim agora ? Psp a porta e eu na rua ,sem notificação prévia nem tribunal nada ??

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2020, 23:37 pm »
Isso é mentira. Sempre que te ameaçarem com algo pedes o decreto-lei, artigo, alínea.
Podes até dirigir a uma esquadra e perguntar sobre a situação de despejo.

Se há provas de pagamento de renda então há enriquecimento ilícito pois aceitaram dinheiro por algo que não deviam. Os pagamentos são provas de celebração de contrato.

Pedes tudo em detalhe e dizes que vais analisar a lei. Não pode argumentar inverdades.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #5 em: 19 de Outubro de 2020, 10:01 am »
Pois e lá vou indo nas mudanças a ritmo enfim pelo que posso .
A dita senhora doutora ligou a dizer que já tinha hoje posto o processo em tribunal
Que as custas seriam 5 mil euros por danos psicológicos e morais ao senhorio
509 euros de serviços judiciais
5x365 euros que e a diferença das rendas da minha mãe a morte para o suposto contracto que eu deveria assinar que seriam 500 euros mês ahhh só rir
Que daqui a 1 semana aparecia a minha porta munida de meios judiciais e policiais para me despejar se eu oferecer resistência até podia ser detido
Enfim eu só consigo mesmo sair a 8 novembro ,já acertei legalmente tudo com o outro senhorio tudo nas finanças e BNa ,será mesmo que ela em 1 semana após o processo ter entrado em tribunal consegue mesmo ????

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2020, 10:12 am »
isso é tanga... com o covid isso demora cerca de 1 ano.. e na pandemia o chamuça disse que ninguém podia ser despejado...mas tu devias te informar estão a correr contigo por alguma razão...

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2020, 14:11 pm »
O prédio só tem já 3 inquilinos ..eu e dois idosos de 88 e 83 anos .está numa zona boa e estratégica e quem e o actual dono e uma sociedade imobiliária que já comprou outro prédio na rua ,eu vou sair sim mas não me dá jeito ser já a pressa tipo 7 dias até porque ainda a coisas a mudar ,e dar baixa de coisas e afins logística ,mas de a um mês para cá ..tem sido um inferno ,eles nunca mostraram interesse em aceitar a minha proposta de contracto que ser 300 euros mensais sempre tiveram mais intenção de fazer pressão para eu sair ,seja como for aponto para dia 10 novembro a minha saída definitiva ,só espero e até lá não ser corrido pela psp ....

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #8 em: 19 de Outubro de 2020, 17:38 pm »
Isso é tática agressiva de alguém sem escrúpulos a efectuar ordens do dono.
Querem correr convosco com base na ignorância.
Não podes ser despejado. Se não tiveres onde ir têm de guardar os teus pertences por 30 dias ou mais, não chega a 4 meses.

Não há danos morais nenhuns. Quanto muito podes contrapor que estás a ser ameaçado por assédio e pressão com fundamento ilegal.

Informa-te com um advogado e leva toda a informação que te foi dada.
Se nada foi dado e são somente alegações telefônicas ou escritas sem documentos então pede documentação.

Fala com a Polícia sobre os despejos no panorama actual.
Mais do que isto só depende de ti.

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #9 em: 19 de Outubro de 2020, 17:58 pm »
Eu já tenho para onde ir dia 10 novembro espero lá estar .
O mais valioso já nem está na casa só o básico e pode sair tudo de uma vez ,
A minha grande dúvida e mesmo
Quanto tempo demora o tribunal a me notificar ?
E quanto tempo a notificação me dará para abandonar o imóvel sem recorrer às autoridades ....eu só presizo até dia 10 porque dia 9 já corto água e luz e tudo ...e mesmo o timming mesmo ..

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #10 em: 19 de Outubro de 2020, 20:54 pm »
Procura aconselhamento legal.
Senão pesquisa porque os habituais não são advogados, que eu saiba

Sent from my ASUS_X017DA using Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #11 em: 20 de Outubro de 2020, 08:17 am »
Quando voltarem-te a telefonar, pede para te enviarem por escrito, as ameaças, os pedidos de indemnização, etc e tal.
Diz-lhe que o 31 de boca não tem valor.
De certo que não te vão enviar nada, pois o que estão a fazer é ilegal.
Como estás numa situação onde se podem recusar a fazer novo contrato, tanto que te propuseram um valor absurdo porque sabiam que não o ias aceitar, estão agora a fazer assédio para te por na rua.
Alem disso tens que ser notificado por escrito a dizer que em tal dia tens que deixar a casa, e tens que ser notificado com uns dias de antecedência. Sem a carta de notificação, não largas a casa...

Offline clio2000

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 1231
Re: Ajuda , alguém que possa dar umas luzes
« Responder #12 em: 06 de Novembro de 2020, 15:32 pm »
bolas que cena, meus pesames antes de tudo pela sua perda.


na minha experiencia e se esses brutos fizeram um contracto como deve ser e nao uma folha solta feita em cima do joelho um rabisco e um aperto de mão, à gentleman agreement (tudo detalhado como eu fiz num modelo da Remax: 1º outogante dono, 2º outorgante inquilino, 3º autorgante fiador, e clausulas sobre caução, com ou sem recheio, obras extra, alteracoes a casa, periodicidade, renovacao, etc.) onde o proprietario tem de avisar com antecedencia de 4 meses, da alteração ou anulação do contracto - para dar tempo ao inquilino arranjar outro apartamento claro (eu solicito reconhecimento notarial das assinaturas como boa fé e reforçar compromisso, que custa 35€)


isso nao impedindo o direito absurdo do dono em informar que vai aumentar à bruta, o preço para... 1 milhão € por exemplo, se lhe der na mona mas o qual o inquilino recusa, denuncia à APL por nao estar na fatia de preços imobiliarios da zona (euros por metro quadrado) e o inquilino sai num prazo de 3 meses - a nova renda claro é renovada à periodicidade indicada no contracto e nao quando lhe dá jeito de despejar (porque tem um esquema mais rentavel por trás) por isso é de acumular os papeis e recibos todos e procurar apoio juridico.


para alem da renda, a lei nao impede o proprietario de pedir um aumento, segundo a tabela vigente (coeficiente de atualizacao das rendas) da renda tipo de 0,01% - mas devido ao covid foi declarado que tabela nao se aplicará em 2020 nem 2021 pelos vistos, assim a renda actual se mantem inalterada... assim há 2 periodicidades a vigiar.


essa desculpa do proprietario em que o contracto caducou há muitos anos, é culpa dele por nao ter atualizado a papelada a tempo e horas, nem contactar sua mae ou vocé como pagador de renda, com a antecedencia legal - ele quer mesmo despejar e nao tenciona chegar a um acordo previo amigavel consigo, onde poderia reeditar o contracto em seu nome e acordarem num acerto monetário tipo +50€ / mês para recuperar os anos em atraso.


haverá sempre pessoas gananciosas e de má fé com casos de ambos os lados, mas sem duvida vocé tem a justica do seu lado... esse fdp a aproveitarem da idade e saude da sua mae para ameaçar.


APL - Associação Lisbonense de Proprietários
« Última modificação: 06 de Novembro de 2020, 15:47 pm por clio2000 »