Autor Tópico: Luzes e Balastros e Muita Água  (Lida 2442 vezes)

Offline nemezis

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Laguna 2 Break 2002 PH1
Luzes e Balastros e Muita Água
« em: 23 de Janeiro de 2019, 18:40 pm »
Boas

Vou resumir o problema:
Tenho um Renault Laguna II de 2002 (versão Privilege com GPS), e recentemente mandei arranjar alguns problemas debaixo do capot (2 tubos e umas cablagens). A oficina foi mesmo a Renault do Barreiro, Caetano Fórmula, pois já tinha chamado 3 reboques e não podia chamar mais nenhum. Ao último, foi directo para a Renault, pois eu não sabia que problema era.

Resultado: arranjaram-me o carro, de mecânica está muito bom. Mas quando fui buscar o carro, tinha alguns pormenores diferentes:
- O ecrã central que dá a imagem do GPS / Rádio / Horas / status das portas está apagado. E antes, funcionava. Isso ja está agendado para verificarem novamente.
- Os leds dos botões do GPS estão constantemente a piscar. Deviam ter a luz estática...
- Agora o mais grave: o farol médio do lado do condutor não acende. Ambos os faróis Xenon são NOVOS, mais os respectivos balastros, que foram colocados em Novembro de 2018. O mecânico da Renault jura que os dois faróis acenderam quando terminaram a intervenção, pois é normal verificarem tudo quando acabam o arranjo das viaturas.


Como estas peças estão na garantia, fui ao electricista onde instalaram o material, e qual o espanto de todos quando eles viram o balastro desse farol encharcado de ÁGUA! Verteram a água toda pelas fichas de ligação, voltaram a colocar tudo lá dentro, e enviaram-me um descritivo desses danos.


Encaminhei o mesmo para a Renault a pedir esclarecimentos, e agora claro, a culpa também não é deles. Ah e tal, a água pode ter-se infiltrado há mais tempo por um farol mal colocado ou algo do género. Mas só agora deixou de funcionar.

Curioso, ontem ia para casa, desliguei os faróis e voltei a ligar, e ambos acenderam. Agora já não acende novamente, apenas o do lado do pendura.


Agora ando com o carro sem farol esquerdo (lado do condutor).

Opções? Pedir o livro de reclamações na Renault?
Não querem mesmo assumir que, alguém na lavagem possa ter apontado água na direcção daquele balastro.

E agora? Aceito sugestões sobre o melhor a fazer.

Até lá, vou desligando e ligando os faróis para ver se acende.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2019, 08:21 am »
Primeiro tens que confirmar se lavaram o carro e qual o método utilizado para lavar, se maquina manual de pressão ou maquina automática de rolos, e caso tenha sido maquina de pressão manual ou algo do género, podes primeiro tentar falar na renault a ver se assumem a responsabilidade, caso isso não aconteça podes sempre pedir o livro de reclamações ou usar o portal da queixa.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2019, 14:59 pm »
Não querendo ser advogado do diabo (Renault) nem te tirar razão a não ser que te tivessem lavado o carro na piscina uma simples lavagem de carro mesmo que mais exaustiva com máquina de pressão não seria suficiente para provocar esse tipo de ""inundação ".
Posto isto a culpa resedira na má colocação dos farois Ou farol...tens 2 hipóteses Ou a renault retirou as ópticas para a reparação que efetuou e as colocou mal...Ou foram mal colocadas de início...A bomba pode ter rebentado na mão da renault sem a mesma ter culpa ou pode mesmo ter eu se fosse a ti reclamava nos 2 locais porque uma coisa e certa tua é que a culpa não é.
Cumprimentos

Offline nemezis

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Laguna 2 Break 2002 PH1
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2019, 14:03 pm »
Ok, tenho boas e más notícias:
As boas é que o balastro deve ter perdido a humidade, pois o farol agora acende sempre sem problema e à primeira. Já vai semanas nisto e parece que estabilizou.

A má notícia:
Tinha agendado com a Renault do Barreiro para levar lá hoje o carro pelas 8:30 para verem as outras duas situações - o ecrã central e os botões do GPS com as luzes intermitentes. Ah e tal, isto agora requer entrar novamente na oficina e vai ter custos...... WTF????

Deixam-me o ecrã desligado e agora tenho de pagar para eles o colocarem como estava? Mas que profissionalismo é este? Ainda me disseram "como todo o painel estava desligado, o ecrã podia ser assim mesmo desligado e nem associámos a um defeito". Então penso, se todas as luzes do painel estavam apagadas, se elas continuassem apagadas depois da reparação, não seria problema, elas é que já estavam assim antes...

Enfim. Não cedi e preenchi o livro de reclamações. E nem sequer vacilaram, podiam querer negociar ou isso, mas nada. É uma reparação que não requer material nenhum, apenas verificarem as cablagens que foram trocadas na reparação inicial e certificarem-se que estão todas ok.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2019, 00:00 am »
Para o balastro ter metido água pode os vedantes que vêm no mesmo terem ficado mal aplicados na sua montagem no farol, e isso a renault como compreendes não tem culpa. Se não estou em erro o balastro desses carros é blindado, pelo que se vertia água quando tiraram, é sinal que foi esse mesmo vedante que ficou mal aplicado :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline nemezis

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Laguna 2 Break 2002 PH1
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro de 2019, 10:59 am »
Gostava de saber como é que duas lâmpadas + balastros são instalados semanas antes, conduzi o carro a apanhar chuva repetidamente e nunca os faróis falharam. Foi preciso sair da oficina do Barreiro para um deles falhar? Desculpem mas não engulo essa. Arranjem forma de me convencer disso, pois só essa explicação não chega. Até agora tenho muito mais confiança e acredito mais no trabalho do electricista cuja oficina é especializada em electrónica/iluminação/multimédia, que na Caetano Fórmula.

De qualquer forma, já mencionei que estou a ignorar a questão do balastro molhado (o farol voltou a acender de forma constante e estável).

O meu problema a sério agora é a postura da oficina: primeiro diziam que arranjavam o ecrã, era só ir lá às 8:30 da manhã para me verem o carro na hora. Ontem quando lá fui, já não era assim, precisava de entrar novamente na oficina e isso implicava custos.


Falta de profissionalismo, más atitudes, e recusam-se a resolver um problema simples de um ecrã desligado. Alguém não ligou todos os fios como devia e agora não querem ter o trabalho de abrir o carro onde já foi aberto para procurarem (porque o mecânico chefe que olhou para o carro ficou a perceber disso tanto como eu, nem diria que era o chefe da oficina). Eles é que representam a marca, não deveriam saber onde ir? Não deveriam saber onde mexeram?

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro de 2019, 11:28 am »
não és o primeiro a ter queixas do barreiro nem vais ser o ultimo..... a mim tiveram d trocar a janela traseira e a partir dai fiquei com barulhos parasitas na traseira do carro.. eles não sabem o que fazer... porque desmanchar da trabalho e podem partir alguma coisa e eles na gostam disso.... eu tenho as blends das portas meias soltas em cima com as borrachas dos vidros eles dizem que é mesmo assim não podem fazer nada...  :shocked:

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro de 2019, 21:22 pm »
Quanto ao balastro e mais uma vez não te tirando razão mas uma lavagem do carro não explica por si só que o balastro ficasse inundado a não ser que o lavassem na piscina como eles não mexeram nas ópticas o defeito era anterior a manutenção mas isso é a minha opinião (por razões logicas)
Quanto ao ecrã e restante manutenção que ficou em falta ao tens uma hipótese escreves no livro de reclamações e ameaças com a mediação de conflitos se tens razão (e neste caso tens razão sem dúvida) faz valer os teus direitos.
Ps:digo te mais eu não levantava o carro enquanto no mínimo ele não estivesse nas condições em que o deixei e caso a reparação que efetuassem não estivesse do meu agrado não pagava até repararem em condições.
Mais te digo o carro não saia de lá sem vir tudo em condições (coisas assim que saltam a vista) e ou compunham aquela porcaria em condições ou me emprestavam carro ou alugava carro e metia processo para me pagar o que gastei por culpa deles ...nestas coisas não há que ter pena deles se temos razão inequívoca temos que fazer valer os nossos direitos a renault não é amiga de ninguém nem faz favores a ninguém se no caso dos balastros ilibo a renault nesse teem mais e que pedir desculpa e por o carro a funcionar nas condições em que chegou lá aliás se tivessem vergonha nem deixavam o cliente levar o carro assim.
Comprimentos

Offline nemezis

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Renault Laguna 2 Break 2002 PH1
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #8 em: 07 de Março de 2019, 00:06 am »
Só para verem o cenário, filmei o meu carro a trabalhar de noite. O ecrã deveria ter imagem e aqueles botões com os leds a piscar que nem uma árvore de natal, nem comento...

https://drive.google.com/file/d/1eXOkrCCsBtAluGk3S76gp_zXNmdbh2FH/view?usp=sharing

Agora digam lá se não houve incompetência naquela oficina? E ainda me querem cobrar novamente para abrirem tudo de novo e rectificarem as coisas.
Prefiro pagar ao electricista que retirou a água do balastro e sempre fez um trabalho excelente das várias vezes que lhes pedi.

nota: ainda hoje respondi a mais um email da Renault a este respeito. Não querem mesmo dar o braço a torcer, parece que vou ter mesmo de recorrer às autoridades competentes.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #9 em: 07 de Março de 2019, 00:44 am »
Isso esta mesmo arvore de natal. Não será o led que deu o berro e agora não consegue manter aceso?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Luzes e Balastros e Muita Água
« Responder #10 em: 07 de Março de 2019, 16:04 pm »

Led fundido não parece pois os Leds fundidos piscam de forma aleatória aquilo parece uma mensagem de erro pois está a piscar de forma constante.
Mas só alguém mais entendido no sistema pode indicar o porque daquele comportamento
« Última modificação: 08 de Março de 2019, 22:43 pm por Sls a GPL »