Autor Tópico: deficiência electrónica  (Lida 46533 vezes)

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
deficiência electrónica
« em: 09 de Fevereiro de 2011, 20:20 pm »
no meu megane break 1.5dci de 80cv do ano 2004, hoje aconteceu uma situação em que surgiu no painel a mensagem ''deficiência electrónica'', sendo que aconteceu em andamento e provocou no imediato o accionamento do limpa para-brisas, quando parei o carro falhou a trancar a direcção e as luzes do painel não desligaram todas, desligando totalmente após 1 ou 2 tentativas, de seguida tentei por o carro a trabalhar e nada, tentei mais 1 ou 2 vezes e o carro pegou sem problemas e sem acusar qualquer tipo de erro.

depois disto já tentei por o carro a trabalhar por diversas vezes, numas o carro pega sem stress e noutras os sintomas acima descritos estão lá todos outra vez.

já aconteceu isto a alguém???? terá sido por ter apanhado chuva hoje?????alguém me consegue dar umas luzes

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #1 em: 10 de Fevereiro de 2011, 12:07 pm »
boas pessoal....será que não aconteceu esta situação a ninguém????? terei sido eu o primeiro a apanhar este sintoma, hoje o carro pegou à primeira sem qualquer problema e sem identificar qualquer erro, estive na Renault e pelos visto nunca ouviram falar destes sintomas.....já fiz 20 km hoje e o carro não manifestou qualquer anomalia....terá sido humidade em alguma ficha??????

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #2 em: 10 de Fevereiro de 2011, 12:11 pm »
pode ter sido um mau contacto . verifica a bateria e os bornes pelo sim pelo não

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #3 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:02 pm »
pode ter sido um mau contacto . verifica a bateria e os bornes pelo sim pelo não

a minha bateria de facto ganha verdete muito facilmente, mas neste momento tem massa e aparentemente está ok. afasto mais a hipotese da bateria porque o problema surgiu em andamento, a unica hipotese que vejo é mesmo humidade num terminal qualquer, pois é esquisito o carro hoje estar normal e os sintomas ontem surgiram tanto com o carro frio como com o carro quente.
vamos lá ver se hoje vou para casa no meu carro ou de taxi :angry:

Offline overlord

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Mensagens: 268
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: deficiência electrónica
« Responder #4 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:16 pm »
Vai pela bateria moço, a mim aquando da reparação do motor do meu carro a porca do alternador ficou mal apertada, o que fez com que as vezes nao carregasse a bateria, contudo fiz uma viagem de 300 km com o carro, onde as vezes sentia um baixar de intensidade das luzes sendo que de seguida acendia a luz do ABS e do service, seguido do acionamento dos limpaparabrisas, solução apertar a porca.
E o meu carro mais tarde tambem foi ligado a maquina por outro motivo e nao tinha la nenhum erro guardado na memoria.

A minha cunhada com a bateria cheia de verdete o carro pegava so a segunda, o motor de arranque tentava atracar mas nao tinha força, mas depois de pegar ja andava normal, solução limpar o verdete e nunca mais deu problemas.

Por isso meu amigo começa pelo mais facil que é limpar o verdete, circula com o carro a ver ainda assim te da problemas.

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #5 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:23 pm »
Vai pela bateria moço, a mim aquando da reparação do motor do meu carro a porca do alternador ficou mal apertada, o que fez com que as vezes nao carregasse a bateria, contudo fiz uma viagem de 300 km com o carro, onde as vezes sentia um baixar de intensidade das luzes sendo que de seguida acendia a luz do ABS e do service, seguido do acionamento dos limpaparabrisas, solução apertar a porca.
E o meu carro mais tarde tambem foi ligado a maquina por outro motivo e nao tinha la nenhum erro guardado na memoria.

A minha cunhada com a bateria cheia de verdete o carro pegava so a segunda, o motor de arranque tentava atracar mas nao tinha força, mas depois de pegar ja andava normal, solução limpar o verdete e nunca mais deu problemas.

Por isso meu amigo começa pelo mais facil que é limpar o verdete, circula com o carro a ver ainda assim te da problemas.

obrigado pela dica.......a bateria neste momento está cheia de massa, em principio não tem verdete, mas vou tirar a massa e verificar como está por baixo
na renault disseram-me para continuar a andar para ver se ele dá novamente erro e se o regista, já pensei também nas velas, pois o carro tem 145000km e nunca levou velas, será que o erro electrónico pode ser provocado por alguma vela que tenha gripado(ou esteja a gripar)?????

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #6 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:40 pm »
verifica a bateria , verifica o aperto dos bornes , os contactos correctos , etc .
esquece as velas que um diesel só usa as velas para pegar a frio e durante uns 5 segundos . Não precisa de velas para nada .

Offline overlord

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Mensagens: 268
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: deficiência electrónica
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2011, 14:46 pm »
e pelo que me dizem tambem quando vela berra costuma aperecer a luz de avaria electronica, contudo a mim em dois carros a gasoleo que ja tive meus, e varios carros a gasoleo alguns autenticos tanques pelas sovas que levam nunca acendeu a luz de avaria electronica, contudo esses ja levaram velas.

Mas o que o artur disse ta correcto as velas é so para aquecer o gasoleo para ligar o carro. depois disso ja nao funcionam mais

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #8 em: 10 de Fevereiro de 2011, 19:19 pm »
bem o carro foi entregue na Renault para que tentem descobrir o problema :angry:

depois de ter trabalhado bem durante toda a manhã, ao final da tarde quando fui pegar nele novamente, arrancou sem problema e voltou ao mesmo, tive de esperar  10 minutos para o conseguir por a trabalhar e fez 15km de trânsito intenso até chegar à oficina, com muitos atrofios pelo meio......vamos lá ver quanto tempo vai demorar para descobrir o problema

depois escrevo o resultado final

Offline malaman

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: aveiro
  • Mensagens: 46
Re: deficiência electrónica
« Responder #9 em: 11 de Fevereiro de 2011, 21:28 pm »
no meu megane break 1.5dci de 80cv do ano 2004, hoje aconteceu uma situação em que surgiu no painel a mensagem ''deficiência electrónica'', sendo que aconteceu em andamento e provocou no imediato o accionamento do limpa para-brisas, quando parei o carro falhou a trancar a direcção e as luzes do painel não desligaram todas, desligando totalmente após 1 ou 2 tentativas, de seguida tentei por o carro a trabalhar e nada, tentei mais 1 ou 2 vezes e o carro pegou sem problemas e sem acusar qualquer tipo de erro.

depois disto já tentei por o carro a trabalhar por diversas vezes, numas o carro pega sem stress e noutras os sintomas acima descritos estão lá todos outra vez.

já aconteceu isto a alguém???? terá sido por ter apanhado chuva hoje?????alguém me consegue dar umas luzes



Ola boa noite

Amigo o problema que acontece na sua carrinha quase de certeza que é humidade que entrou numa caixa que se chama UPS, que se encontra ao lado da bateria  dentro de uma caixa preta
Retire a tampa e limpe muito bem limpa as fichas  estão carregadas de verdete e humidade     não é a primeira nem vai ser a ultima     tente proteger o melhor possível da agua     talvez com plástico a proteger



Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #10 em: 11 de Fevereiro de 2011, 22:08 pm »
Ola boa noite

Amigo o problema que acontece na sua carrinha quase de certeza que é humidade que entrou numa caixa que se chama UPS, que se encontra ao lado da bateria  dentro de uma caixa preta
Retire a tampa e limpe muito bem limpa as fichas  estão carregadas de verdete e humidade     não é a primeira nem vai ser a ultima     tente proteger o melhor possível da agua     talvez com plástico a proteger


boa noite,
muito obrigado pela dica, neste momento o carro esta na Renault para fazer o diagnostico, manutenção(óleo/pastilhas) e para resolver um outro problema eléctrico que já tem 3 anos(luz nevoeiro traseira não acende e não tem corrente no terminal), o teu post serviu pelo menos para me por de sobreaviso pois assim ja percebo o que pode ser na realidade e não me deixar atrás de conversa de oficina

muito obrigado mais uma vez

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:41 pm »
estou cada vez mais animado :angry: :cry:

bem a avaria é tão interessante que nem deixa a clip fazer o diagnostico(como eu já calculava), a UPS já tem metade das fichas desligadas, vamos ver se é lá que está o problema :rolleyes:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #12 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:46 pm »
foste onde ?

Offline pedro pereira

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: seixal
  • Mensagens: 23
Re: deficiência electrónica
« Responder #13 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:47 pm »
foste onde ?

está na beira rio(renault) em paio pires

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: deficiência electrónica
« Responder #14 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:51 pm »
abriram a upc ?